DicasFaculdades

Quais são as melhores faculdades de Direito em Belém? Como entrar em uma delas?

Melhores faculdades de Direito em BelémMelhores faculdades de Direito em Belém
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já deve saber que o curso de Direito é um dos mais concorridos nos vestibulares brasileiros!. Isso se deve ao prestígio social das profissões que exigem o grau de Bacharel nessa área. Além do mais, elas possuem altos salários. E você sabia que algumas das melhores faculdades de Direito do Brasil ficam em Belém? Vem conferir!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de conhecer as melhores faculdades de Direito em Belém, precisará ser aprovado na que mais gostou. E vamos te ajudar com isso! Treine com o Melhor Simulado Enem do Brasil totalmente gratuito!

Como é o curso de Direito?

Antes de sabermos quais são as melhores faculdades de Direito em Belém, vamos entender um pouco mais deste curso!

O Direito é o ramo das ciências sociais que trata das leis, ou seja, das normas jurídicas de uma sociedade. O curso de graduação é voltado para a formação de bacharéis que devem cuidar da aplicação destas normas, atuando em diversas áreas.

Ao longo do curso é ensinado a teoria e os aspectos técnicos da legislação, nacional e internacional. Também ensinam conhecimentos de antropologia, política entre outros.

Como um Bacharel em Direito pode atuar?

Após o término do curso é possível atuar como advogado, mas esta NÃO é a única opção. Existe a possibilidade de carreira acadêmica (como professor universitário), carreira no Ministério Público, como delegado de polícia.

O curso de Direito tem duração de dez períodos, com necessidade de estágios e um trabalho de conclusão de curso nos semestres finais.

Como saber qual é a melhor faculdade de Direito em Belém?

A forma de saber quais são as faculdades que oferecem os melhores cursos de Direito em Belém pode variar. Os modos principais são pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ranking Universitário Folha (RUF).

A avaliação pelo exame da ordem é feita considerando o número de alunos aprovados. Já o RUF é um ranking realizado pelo jornal Folha de São Paulo, que leva em consideração:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

A avaliação do Exame da OAB pode não ser tão justa, pois nem todos os concluintes do curso de Direito passam por ela. Alguns procuram concursos públicos em cargos que não exigem o registro de advogado, não participando portanto do Exame.

Por isso, vamos fazer a apresentação aqui pelo Ranking da Folha de São Paulo.

Quais são as 3 melhores faculdades de Direito em Belém?

Segundo o Ranking Universitário Folha, as 3 melhores faculdades de Direito em Belém são essas:

Vamos saber quais cursos elas oferecem e um pouco da história delas.

Universidade Federal do Pará (UFPA)

A universidade Federal do Pará foi fundada em 1957, encampando algumas faculdades que já existiam há mais de 50 anos quando da sua fundação. Um exemplo é a própria faculdade de Direito, que foi fundada em 1902, sendo uma das mais antigas do Brasil.

A universidade procura integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, ofertando cerca de 340 cursos espalhados pelos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Universidade da Amazônia (UNAMA)

A Unama foi a primeira instituição privada de ensino superior do norte do Brasil a receber o título de universidade. Foi fundada em 1987, com o nome de União das Escolas Superiores do Pará – UNESPA.

Atualmente a Unama faz parte do Grupo Ser Educacional, um dos maiores conglomerados educacionais do país. Ela oferta mais 50 cursos de graduação que estão distribuídos por 4 unidades.

Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

O Cesupa foi fundado em 1986. Como centro universitário está um grau abaixo das universidades, tendo autonomia para decidir algumas questões internas como os cursos oferecidos e a quantidade de vagas.

Atualmente o Centro conta com 13 cursos de graduação e 15 de pós-graduação, divididos em residência, especialização e mestrado.

Como entrar em uma faculdade de Direito em Belém?

As formas de ingresso nas melhores faculdades de Direito em Belém variam de instituição para instituição. Principalmente pelo fato de uma ser pública e as demais particulares, elas se diferenciam na forma de avaliação para a entrada em seus cursos.

A Universidade Federal do Pará utiliza a nota do Enem como forma de seleção dos candidatos. Contudo, isso não é feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). É preciso fazer a inscrição no site da universidade, que dá essa possibilidade a cada semestre.

A Unama também utiliza o Enem como forma de ingresso, mas mantém um vestibular próprio. A prova é feita duas vezes ao ano, com fase única. Os candidatos respondem a questões de Português, conhecimentos gerais e raciocínios lógicos, sendo preciso também escrever uma redação.

É possível entrar na Unama também por meio do Vale Bolsa Beduka. Ele funciona como um concurso em que estudantes concorrem a bolsas em faculdades particulares. Algumas delas são de 100%! Não é legal ter uma das três melhores faculdades de Direito em Belém na lista de faculdades parceiras? E você pode concorrer a uma bolsa nela!

No Cesupa existem diversas formas de ingresso. Além de um vestibular tradicional e do Enem, existe a possibilidade de se fazer um vestibular “fora da curva”, no qual o candidato escreve uma redação e participa de uma entrevista multimídia. O curso de medicina tem um vestibular próprio.

O Beduka pode te ajudar a conquistar sua vaga!

Pronto! Agora você já sabe quais são as melhores faculdades de Direito em Belém. Mas eu vou te contar um segredo… com o Beduka você se prepara para a realização das provas que dão vaga nestas instituições.

O curso de Direito é mais ligado à área de Ciências Humanas e Sociais, não é? Por isso o Beduka tem textos falando sobre esses assuntos. Leia-os, isso vai te ajudar a potencializar seus estudos para o exame!

Além disso, você pode testar seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é composto de questões das edições anteriores do exame e possui a mesma forma de avaliação, que é o TRI.

Isso te ajuda a ver onde você precisa melhorar para conquistar sua vaga nas melhores faculdades de Direito em Belém e no Brasil inteiro. E o melhor: é de graça! 

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.