EnemTemas que podem cair

Quantas questões de Filosofia tem no Enem? O que elas cobram?

Quantas questões de Filosofia tem no EnemQuantas questões de Filosofia tem no Enem?

A prova de Ciências Humanas do Enem é composta por 45 exercícios. Eles podem ser de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Neste artigo você ficará sabendo quantas questões de Filosofia tem no Enem, como os temas são cobrados e como se preparar para respondê-las.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você ficar sabendo quantas questões de Filosofia tem no Enem, que tal testar seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka?

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, surgiu em 1998. Seu objetivo principal era medir o desempenho dos alunos dos anos finais do ensino básico e comparar com a meta determinada pelo Ministério da Educação.

A partir de 2004, o Enem passou a servir como meio de conquistar uma vaga no ensino superior através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A nota do estudante servia como ferramenta para conseguir uma bolsa de estudos numa instituição da rede privada.

Em 2010, surgiu o Sistema de Seleção Unificada (SISU), uma plataforma digital utilizada pelos que fizeram as provas do Enem para disputar vagas nas universidades públicas que adotaram o exame parcial ou integralmente como modo de ingresso.

O órgão responsável pela elaboração e realização da prova é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Desde 2014 é possível realizar o financiamento das graduações utilizando o Enem. Isso é feito pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto de duas partes:

  • Quatro provas com questões objetivas;
  • Uma produção textual, que é a redação de tipo dissertativo-argumentativo.

As questões objetivas são num total de 180, divididas pelas quatro áreas do conhecimento (45 para cada área).

O Enem é realizado em dois dias. De 2009 a 2016 a realização da prova se dava em um único final de semana (sábado e domingo). Porém, a partir de 2017, ela passou a ser feita em dois domingos seguidos. Ou seja, com um intervalo de uma semana.

Em cada dia de prova o candidato receberá um caderno de questões. Nele, estão exercícios de duas áreas do conhecimento, o que dá um total de 90. A prova do primeiro dia traz ainda os textos base para a escrita da redação e o espaço de rascunho.

Assim, temos:

  • 1º dia: Provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação
  • 2º dia: Provas de Ciências Exatas e da Natureza

As questões trazem textos nos seus enunciados. Eles as contextualizam para que o estudante faça a escolha da alternativa que ele achar correta entre as cinco que cada questão tem.

Como nosso interesse neste texto é saber quantas questões de Filosofia tem no Enem, vamos focar na prova de Ciências Humanas, que é onde elas são cobradas.

Além de Filosofia, a prova de Humanas também tem questões de História, Geografia e Sociologia. Como é típico do Exame, as questões podem ser interdisciplinares, baseadas nos seus eixos temáticos.

Deste modo, é importante não apenas saber o conteúdo, mas compreender o contexto e a relação entre ele e os problemas apresentados pela questão.

Quantas questões de Filosofia tem no Enem?

Como o caderno de questões não traz uma divisão entre as disciplinas, não há como saber quantas questões de Filosofia tem no Enem exatamente. Cada edição do Exame teve uma quantidade própria.

No entanto, é possível ter uma base pela média das edições anteriores e imaginar mais ou menos o total de questões.

Levando em consideração as provas de 2016 a 2020, a média de questões de Filosofia no Enem foi 8. Isso significa que a tendência para a próxima edição é que esse número se repita.

Quais são os temas de Filosofia mais cobrados do Enem?

Agora que você já sabe quantas questões de Filosofia tem no Enem em média, vamos conhecer quais são os assuntos mais cobrados. Isso permitirá que os seus estudos sejam otimizados, dedicando mais tempo ao que cai na prova com mais frequência.

Os temas de Filosofia podem ser estudados tanto por campos que tratam de assuntos específicos (Filosofia Política, por exemplo), quanto por recortes históricos (como a Filosofia Medieval).

Os assuntos mais recorrentes são:

  • Racionalismo moderno
  • Filosofia Contemporânea
  • Escola sofística
  • Sócrates
  • Platão
  • Aristóteles
  • Helenismo
  • Filosofia Medieval

Para mais detalhes, leia nosso texto sobre os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem

Como responder as questões de Filosofia que tem no Enem?

Antes de tudo é preciso entender que as disciplinas de Ciências Humanas têm um conteúdo denso. Geralmente se cobra mais do que a memorização dos conteúdos, sendo necessária a compreensão dos tópicos levantados.

Assim, é preciso não deixar nada de lado. Datas e nomes são muito importantes, bem como os lugares. Eles podem ser cobrados nas provas para verificar o domínio sobre o conteúdo.

Existe sempre a possibilidade de conferir o edital e a matriz de referências do Enem. Isso permite entender como os conteúdos são cobrados e as habilidades e competências exigidas pelo exame.

Algumas dicas para otimizar os estudos são:

  • criar relação entre os temas;
  • ir dos tópicos mais básicos para os mais difíceis;
  • anotar definições de conceitos e o que achar mais difícil de lembrar.

As questões de Filosofia do Enem são as mais conteudistas da prova. Por isso os candidatos precisam ter o domínio das principais ideias dos filósofos.

Exemplos de questões de Filosofia que tem no Enem

Esperamos que tenha resolvido sua dúvida sobre quantas questões de filosofia tem no Enem. Agora, pode praticar com estes 5 exercícios que separamos. 

Selecionamos algumas questões de Filosofia de edições passadas do Enem para você ter uma ideia de como elas são.

Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1988.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

a) Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.

b) Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora.

c) Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira.

d) Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais.

e) Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.

Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o início, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxílio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.

HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.

Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?

a) A potência inata da mente.

b) A revelação da inspiração divina.

c) O estudo das tradições filosóficas.

d) A vivência dos fenômenos do mundo.

e) O desenvolvimento do raciocínio abstrato.

Gabarito dos exercícios

Depois de entender quantas questões de Filosofia tem no Enem e ver alguns exemplos de exercícios exigidos, é hora de avaliar se as suas respostas estão corretas.

Questão 1: alternativa correta letra a) Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.

Questão 2: alternativa correta letra d) A vivência dos fenômenos do mundo..

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Você ficou sabendo por este texto quantas questões de Filosofia tem no Enem e como elas são cobradas no Exame. Também te demos algumas dicas de estudos e os assuntos mais cobrados. Mas você sabia que podemos te ajudar ainda mais?

Se você baixar o Plano de Estudos Beduka poderá organizar melhor seus horários e as matérias que precisa saber para responder as provas. Ele é todo separadinho e intuitivo justamente para facilitar sua preparação.

O ENEM é uma prova que exige muito do participante, por isso é essencial se preparar para alcançar bons resultados. Além de entender quantas questões de Filosofia tem no Enem, aproveite para ler aqui:

Você já definiu qual carreira vai seguir na faculdade? Se ainda não sabe, faça já o Raio-x do Beduka e descubra profissões que combinam contigo!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador