Enem

Que horas começa o Enem 2021? Saiba os horários e evite atrasos!

Que horas começa o Enem 2021Que horas começa o Enem 2021?

Você já deve ter visto vídeos e memes de pessoas atrasadas para fazer a prova do Enem. Alguns são mesmo divertidos, mas ninguém gostaria de passar por essa situação, não é? Por isso é importante saber que horas começa o Enem 2021 e evitar que em novembro, a pessoa que chora diante do porteiro seja você.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este artigo sobre que horas começa o Enem 2021, que tal organizar seu estudos com o Plano de Estudos Beduka?

Que horas começa o Enem 2021?

Atrasar não é algo legal! Mas atrasar para a prova que dá acesso à tão sonhada vaga no curso que amamos é algo horrível. Só quem já passou por isso sabe o quanto é doloroso, depois de tanto tempo estudando, ver o portão fechar estando do lado de fora do prédio.

Pior ainda, existe a possibilidade de ser filmado e aparecer nas redes sociais, como já aconteceu a diversas pessoas.

Por isso, nestes momentos finais de preparação para o Enem, é preciso ter em mente os horários de realização das provas. Assim você conseguirá evitar que o pior aconteça.  

O Enem terá novamente suas versões impressa e digital, como foi a de 2020. Contudo, diferente da edição anterior, as provas serão aplicadas nos mesmos dias (21 e 28 de novembro).

As provas digitais terão também o mesmo tema de redação e serão realizadas em lugares selecionados pelo Ministério da Educação. Ou seja, as provas NÃO serão respondidas em casa ou em computador pessoal. Será preciso fazer o deslocamento para o local assinalado pelo MEC.

O horário será o mesmo também. Marque aí na sua agenda:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Lembre-se também que as provas são aplicadas pelo horário de Brasília. Se você mora em uma região  em que o fuso horário é diferente da capital federal, acerte seu relógio para evitar aparecer entre os “atrasados do Enem”.

Qual a duração da prova do Enem?

A duração da prova do Enem é diferente de um dia para o outro. Isso se deve ao fato de haver a redação no primeiro dia, que exige mais tempo.

Assim, para o primeiro dia, a duração é de 5 horas 30 minutos (13h30 às 19h). No segundo dia, é de 5h (13h30 às 18h30).

Lembre-se: a realização da prova do Enem tem tempo mínimo de 2 horas. O candidato que sair do local de prova com menos tempo será eliminado.

Aqueles que desejarem sair com o caderno de questões terão de esperar até meia-hora antes do término da aplicação. Ou seja, até as 18h30 no primeiro dia e 18h no segundo.

Como evitar atrasos nos dias de prova?

Além de acertar o relógio com o horário de Brasília para aqueles que vivem em regiões com fuso diferente do da capital, há outras coisas que os candidatos podem fazer para diminuir as chances de se atrasar. Veja algumas:

  • Sair mais cedo de casa: vai diminuir as chances de pegar um trânsito caótico, ou outros tipos de imprevistos no trajeto de casa para o local de prova.
  • Conhecer antes o caminho até o local: o conhecimento do trajeto vai evitar que você se perca no dia da prova e chegue com o portão fechado no local de prova.
  • Conhecer os horários do transporte público: os ônibus costumam circular em horário diferente aos domingos, por isso é bom se precaver.
  • Verificar os documentos e materiais para realizar a prova: imagine chegar no portão e perceber que está sem a identidade e ter de voltar para buscar, seria ruim, né?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre que horas começa o Enem 2021? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador