Filosofia

Conheça os 6 assuntos de Filosofia que mais caem no Enem

Assuntos de Filosofia que mais caem no ENEMAssuntos de Filosofia que mais caem no ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

A prova de Ciências Humanas do Enem possui cerca de 8 questões de Filosofia, que abordam diversos assuntos dessa área do conhecimento.

Para deixar o estudo mais fácil e aumentar as chances de acertar as respotas, é importante dar atenção principalmente aos temas mais recorrentes na prova.

Aqui preparamos a lista com os 6 assuntos de filosofia que mais caem no Enem para te ajudar nisso!

Neste artigo vamos revelar os assuntos de filosofia que mais caem no Enem. Para ir diretamente a alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Além das dicas com os assuntos de Filosofia que mais caem no ENEM, separamos algumas questões de filosofia que caíram nos anos anteriores, de acordo com cada tópico, para você treinar.

Não só sobre Filosofia, mas falamos sobre os temas que mais cobrados no ENEM de cada matéria. O artigo está imperdível, não deixe de ler.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Como é a prova de Filosofia do Enem?

A prova de Filosofia faz parte do caderno de Ciências Humanas do Enem e possui tanto questões de conteúdos próprios quanto interdisciplinares.

Por isso, não faça como alguns alunos que deixam a Filosofia de lado ao estudar as áreas de Humanas para o Enem.

A cobrança de filosofia no Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares cresceu e ela já não pode mais ser desprezada. Nas últimas provas a variação ficou entre 6 e 10 questões de Filosofia.

E existem alguns assuntos que sempre se repetem. Por isso, é bom que você saiba quais são os assuntos de Filosofia que mais caem no ENEM.

Além das matérias, você vai encontrar neste texto algumas questões para já ir praticando.

Conheça também quais são os filósofos que mais caem no Enem!

Os 6 assuntos de Filosofia que mais caem no ENEM

Este é o nosso conjunto de dicas matadoras. A lista com os conteúdos que mais apareceram nas provas dos últimos anos. Cada uma delas foi mapeada e cada questão categorizada.

Nessa pesquisa constatamos que há conteudismo em Filosofia. Algumas questões envolvem interpretação e só dependem de uma boa leitura na hora mesmo. Porém, a maior parte exige que você realmente conheça o filósofo e seu tema principal.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx, um dos assuntos que mais caem no Enem.

ÉTICA E JUSTIÇA

Esse tema pode relacionar Filosofia e Biologia, por causa das questões de ética em pesquisa científica. Também relaciona Filosofia, Geografia e História por causa da ética em questões sociais etc.

Em Filosofia, ética é a área de estudo e reflexão sobre as ações. Especificamente sobre os princípios que nos levam a agir de uma forma ou de outra, princípios morais sobre o que é certo e o que é errado. A pretensão é ser universal e conseguir descrever os princípios de cada tipo de comportamento.

É da competência da moral abordar os valores e os costumes de cada povo. Como são os valores daquela cultura? São específicos dela ou são de toda a raça humana? Em alguns lugares o que é certo e bom, em outros pode ser mau e ruim. Trata-se de costume ou de moral?

Questões de vestibular sobre ética e moral

Normalmente a Filosofia Política também está entre os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem, como em sociologia. Autores importantes que falam sobre isso são Aristóteles, Kant, Hegel e Nietzsche.

Questões de vestibular sobre Nietzsche

Temas comuns: senso comum, o conceito de verdade e a formação do indivíduo.

(ENEM 2015) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.

RACHELS, J. Problemas da Filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.

O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de

a) determinações biológicas impregnadas na natureza humana.

b) verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.

c) mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.

d) convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.

e) sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.

Aproveite e faça também algumas questões de Filosofia sobre Platão

NATUREZA DO CONHECIMENTO

Em Filosofia esta matéria recebe o nome de teoria do conhecimento ou epistemologia. Seu ramo de estudo é a capacidade que o ser humano tem de conhecer as coisas, a realidade, o mundo ao seu redor e até a si mesmo.

Os filósofos que estudam epistemologia querem entender a origem da natureza e como ela muda.

Platão e Aristóteles trataram da teoria do conhecimento, bem como John Locke, Francis Bacon e Immanuel Kant.

Segundo Sócrates, que foi o mestre de Platão, a verdade só é conhecida quando se afasta das ilusões dos sentidos.

A alegoria ou mito da caverna também aborda aspectos do que é conhecer a verdade.

(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.

DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da

a) investigação de natureza empírica.

b) retomada da tradição intelectual.

c) imposição de valores ortodoxos.

d) autonomia do sujeito pensante.

e) liberdade do agente moral.

DEMOCRACIA E CIDADANIA EM FILOSOFIA POLÍTICA

Alguns pensadores também refletiram sobre a cidadania, que é o exercício do cidadão. Mas quem é cidadão? Aquele que tem direitos na vida social, é respeitado em sua dignidade de ser humano livre e pode acessar a educação, a cultura e as decisões públicas.

Aristóteles, Platão, Santo Tomás de Aquino, Maquiavel e Marx conceituaram a política e cada um a seu modo falaram sobre as formas de governo e de exercício do poder.

Dentre as várias formas de governo existentes, uma delas é a democracia, também pensada na Filosofia. Nesse regime os indivíduos são considerados iguais perante a lei e todos têm o direito de ter voz na sociedade, principalmente escolhendo e cobrando os representantes eleitos.

O contratualismo também pode ser abordado nas questões de Locke, Hobbes e Rousseau.

Por fim, temas de atualidades podem aparecer relacionados aos assuntos de Filosofia que mais caem no ENEM.

(ENEM 2018) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:

a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

A Filosofia pós-moderna surgiu após a Revolução Francesa de 1789. O início se dá no séc XVIII e vai até o XX.

Abrange os acontecimentos das Segunda Guerra Mundial, do Existencialismo, trata da consolidação do sistema capitalista, da exploração do homem e da desigualdade social.

Neste período temos as produções que abordam a Indústria Cultural, feitas principalmente pela Escola de Frankfurt; a sociedade de consumo, a automatização dos meios de produção, a relação do ser humano com o tempo, a efemeridade das coisas, os modos de ser etc.

Destacam-se entre os pensadores: Friedrich Hegel, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Feuerbach e Soren Kierkegaard.

(ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.

NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?

a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.

b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.

d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.

e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.

Filosofia Moderna

Já esta, nasceu no Séc XV, logo no início da idade moderna mesmo. Período do Renascimento e das ciências modernas. O núcleo da filosofia moderna gira em torno do racionalismo ou do empirismo.

O principal expoente dela foi René Descartes, um dos mais cobrados no ENEM. Além dele, também já foram cobrados Francis Bacon, Galileu Galilei e até é aconselhável estudar o empirismo em Isaac Newton com a teoria do Universo Mecânico.

Descartes tentou separar-se da filosofia medieval, separou a filosofia da religião e foi considerado o pai do racionalismo. Ele não desprezava a religião, mas queria que todo tipo de conhecimento estivesse fundado em argumentos científicos. Em suas Meditações, escreveu três provas da existência de Deus, por exemplo.

O iluminismo também é abordado. Junto dele temos Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Immanuel Kant e outros.

(ENEM 2013) Mas, sendo minha intenção escrever algo de útil para quem por tal se interesse, pareceu-me mais conveniente ir em busca da verdade extraída dos fatos e não à imaginação dos mesmos, pois muitos conceberam repúblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Disponível em: www.culturabrasil.pro.br. Acesso em: 4 abr. 2013.

A partir do texto, é possível perceber a crítica maquiaveliana à filosofia política de Platão, pois há nesta a

a) elaboração de um ordenamento político com fundamento na bondade infinita de Deus.

b) explicitação dos acontecimentos políticos do período clássico de forma imparcial.

c) utilização da oratória política como meio de convencer os oponentes na ágora.

d) investigação das constituições políticas de Atenas pelo método indutivo.

e) idealização de um mundo político perfeito existente no mundo das ideias.

Filosofia antiga

Nesta área é que aparecerão os filósofos que são a base da Filosofia Ocidental: Sócrates, Platão, Aristóteles e Santo Agostinho.

Antes deles, temos também a referência aos pré-socráticos superando as narrativas míticas

Pode haver questões que relacionam diferentes períodos e pensadores. Nietzsche, por exemplo, comentava os pré-socráticos.

(ENEM 2012) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.

b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.

d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.

e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

Estes tópicos são indispensáveis para ir bem no Enem em Filosofia. Lembre-se, a mãe das ciências se relaciona com todas as outras áreas, pois dela saíram os matemáticos, médicos, historiadores, professores, astrônomos, etc.

Há muita intertextualidade e multidisciplinaridade nos assuntos de Filosofia que mais caem no Enem, logo o seu raciocínio crítico será de suma importância. Preste atenção nos textos base que costumam orientar para a resposta correta e tenha em mente o conhecimento prévio que sugerimos que você estudasse neste post.

Veja como se aborda ideologia na Filosofia

Outros tópicos para se prestar atenção

•    Aristóteles e escola helenística (18,8%)
•    Racionalismo moderno (18,8%)
•    Escola sofística, Sócrates e Platão (12,5%)
•    Escola de Frankfurt (9,4%)
•    Filosofia Medieval (6,3%)
•    Idealismo alemão (6,3%)
•    Renascimento (6,3%)
•    Immanuel Kant (3,1%)
•    O surgimento da Filosofia (3,1%)

Gostou? Diariamente fazemos publicações novas que podem te ajudar. Por isso, não perca nada. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

Gabarito das questões

1) – d

2) – d

3) – b

4) – c

5) – e

6) – d

O Beduka te conecta à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Garanta já sua bolsa de estudos no Beduka Bolsas

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigado por ter lido até aqui nosso texto sobre os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.