Filosofia

Qual a diferença de Socialismo e Comunismo? Descubra a resposta aqui

qual a diferença de Socialismo e Comunismoqual a diferença de Socialismo e Comunismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Socialismo e comunismo são dois termos que descrevem sistemas políticos e econômicos que buscam a igualdade social e a distribuição igualitária de recursos.

Contudo, um erro muito cometido é chamar os socialistas de comunistas e vice-versa, pois os dois sistemas têm diferenças fundamentais. 

Quer saber qual a diferença de Socialismo e Comunismo? Leia o texto até o final e surpreenda-se com a resposta. 

Quando terminar a leitura, considere adquirir o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Vamos te mostrar qual a diferença de Socialismo e Comunismo. Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é Socialismo?

Para entender melhor qual a diferença de Socialismo e Comunismo, vamos explicar o que eles são e os objetivos de cada um.

O Socialismo é uma ideia política e econômica que surgiu na Europa, no final do século XVIII. É uma das ideologias mais discutidas da história e influenciou movimentos políticos em todo o mundo.

Ele é um sistema cujo objetivo é a igualdade social, realizada através da coletivização da propriedade dos meios de produção e da distribuição de bens e serviços. Ou seja, a produção não é feita por empresas privadas que buscam o lucro.

Tudo é responsabilidade do Estado e cada pessoa recebe a mesma quantidade que as outras.

Existem muitos tipos de Socialismo, cada um propondo os modos de atingir a sociedade igualitária e com influências diversas nas suas teorias. Os primeiros socialistas ficaram conhecidos como socialistas utópicos, pois suas ideias eram vistas como impraticáveis.

Quem deu esse nome para eles foram os criadores do Socialismo Científico: Karl Marx e Friedrich Engels. 

Eles elaboraram um método de estudos conhecido como materialismo histórico dialético, que explicou as dinâmicas sociais e apresentou a solução para os seus problemas. No caso, a busca de uma sociedade comunista.

Vamos ver o que ela é para entender qual a diferença de Socialismo e Comunismo.

Veja as 6 principais características do Socialismo.

O que é Comunismo?

O comunismo é uma corrente de pensamento político e social que propõe a eliminação da propriedade privada dos meios de produção e a instauração de uma sociedade igualitária e sem classes

Ele é colocado como uma evolução histórica das práticas econômicas e o estágio final das relações de produção.

Entenda melhor qual a diferença de Socialismo e Comunismo com nosso artigo sobre a história do trabalho.

A teoria comunista surgiu a partir das ideias do filósofo e economista alemão Karl Marx, que junto com Friedrich Engels, escreveu o “Manifesto Comunista” em 1848. 

Segundo eles, a luta de classes é o motor da história e a classe trabalhadora é a força que pode transformar a sociedade capitalista em uma sociedade comunista.

Isso significa que toda mudança histórica está relacionada à forma de produção da sociedade, dividida entre classes que travam lutas em nome de seus interesses.

Os patrões seriam os exploradores do trabalho, que lucrariam com base no roubo do valor produzido pelos empregados. Estes pressionariam por mudanças, resultando em modificações de todos os âmbitos sociais.

Segundo Marx e Engels, esse foi o motivo da mudança do Feudalismo para o Capitalismo. E seria o motivo da mudança do Capitalismo para o Socialismo, que levaria à sociedade comunista.

Entenda melhor qual a diferença de Socialismo e Comunismo com nosso texto sobre as principais ideias de Karl Marx.

A ideia central do comunismo é a construção de uma sociedade onde não haja exploração do trabalho humano. Por isso, nela os meios de produção são propriedade coletiva de toda a sociedade.

No socialismo, o Estado seria responsável por coordenar a produção e a distribuição de bens e serviços de acordo com as necessidades da sociedade. Também não haveria classes sociais ou propriedade privada dos meios de produção. 

O socialismo teria também um caráter transitório, utilizado apenas para reorganizar a sociedade. Depois, deixaria de existir, dando passagem ao comunismo.

Apenas lendo até aqui, já dá para ter uma boa noção do que separa comunismo de socialismo, mas vamos deixar ainda mais claro.

Qual a diferença de Socialismo e Comunismo?

O Socialismo e o Comunismo se originaram no mesmo contexto histórico e compartilham algumas ideias e objetivos em comum. Mas existem diferenças entre eles.

O socialismo tem uma variedade de formas e ideias. Ele pode variar desde a Social-democracia até o socialismo revolucionário.

No caso, a social-democracia prega a reforma gradual da sociedade através de reformas políticas e econômicas. Inclusive, aqueles que se dizem social-democratas não se consideram socialistas, pois não defendem a extinção completa da iniciativa privada e estatização absoluta dos meios de produção.

os revolucionários datam da definição original colocada por Marx e acreditam em um levante armado e popular contra as classes dominantes.

O comunismo, por sua vez, é uma única ideia e mais abrangente (além de mais abstrata). Ou seja, não existem variações de comunismo. Ele é um só.

Agora, a grande diferença entre o socialismo e o comunismo é a forma como cada teoria define o papel do Estado.

  • Para o Socialismo: o Estado tem um papel universal na regulação da economia e na promoção da igualdade social.
  • Para o Comunismo: o Estado é visto como uma instituição transitória que deve ser eliminada assim que a sociedade atingir um estágio de autogestão.

Socialismo e Comunismo são diferentes também com relação a aspectos da cultura, como a religião.

Por exemplo, o socialista utópico Robert Owen defendia a liberdade religiosa e via a religião como uma força positiva para a sociedade. 

Já o pai do comunismo, Karl Marx, tinha uma visão crítica da religião, considerando-a como uma forma de alienação e opressão que deveria ser superada em uma sociedade socialista ou comunista.

Saiba mais sobre a diferença de Socialismo e Comunismo com nosso texto sobre as principais características do Socialismo.

Qual a diferença de Socialismo e Comunismo na economia?

Os projetos para a economia no Socialismo e no Comunismo são muito parecidos. Em ambos existe um planejamento econômico, mas de modos diferentes.

No socialismo, a economia é planificada, ou seja, planejada pelo Estado ou por organizações comunitárias, com o objetivo de atender às necessidades da sociedade como um todo. 

Eles controlam a produção e a distribuição de bens e serviços, decidindo o que deve ser produzido, em que quantidade e para quem.

Já no comunismo, a economia é planejada diretamente pela sociedade, por meio de conselhos de trabalhadores e outras formas de autogestão. O Estado perde seu sentido e deixa de existir.

Contudo, a experiência demonstrou que somente o caso socialista foi atingido. Um exemplo disso foi a União Soviética, onde o Estado centralizou a economia e a dirigiu através de planos de cinco anos.

  • Saiba mais qual a diferença de Socialismo e Comunismo com nosso texto sobre o Bloco Soviético.

Em alguns momentos isso gerou catástrofes, como no caso do Holodomor entre 1932 e 1933. Durante esses anos, uma transferência de alimentos da Ucrânia para outras partes da União Soviética ocasionou a morte de milhões de ucranianos.

Os socialistas defendem também a separação entre propriedade pessoal e propriedade industrial.

  • Pessoal: é individual e diz respeito à posse dos bens duráveis. Por exemplo, é permitido ter uma casa, eletrônicos etc.
  • Industrial: diz respeito aos meios de produção. Neste caso, o bem é coletivo e administrado pelo Estado.

Os comunistas defendem que todos os bens são propriedade pública. Sabe aquele meme do Pernalonga de bochechas inchadas dizendo “nosso”? Então, é porque no comunismo não existe nada que é seu, porque tudo é de todos. 

Qual a diferença de Socialismo e Comunismo na política?

Não é muito fácil dizer qual a diferença de Socialismo e Comunismo na política.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O comunismo foi um sistema pensado por Karl Marx, que não explicou muito sobre como seria na prática. A preocupação dele era mais em descrever o Capitalismo de sua época e propor a organização dos trabalhadores para superá-lo.

O que se sabe é que o Comunismo, em tese, não teria uma sociedade política com Estado, pois ele seria abolido após as modificações feitas na sociedade pelos trabalhadores. Elas seriam realizadas durante a fase socialista da história.

Com isso, não dá para enquadrar Marx em uma única posição: socialista ou comunista. Porque faltou uma definição mais clara do que seria o comunismo.

Ele apresentou apenas que na fase socialista, os trabalhadores em conjunto fariam uma ditadura. Ou seja, iriam tomar o poder para desmantelar o Estado burguês e toda suposta forma de opressão com base na propriedade privada.

No entanto, os países que tiveram governos socialistas e buscaram chegar ao comunismo pararam na fase da ditadura do partido único. O exemplo mais característico foi a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os seus países satélites.

Neles não havia liberdade para a oposição, nem respeito a diversos direitos humanos, como julgamentos justos.

Saiba quais países faziam parte da União Soviética.

Outros intelectuais fizeram a proposta reformista, conhecida como social-democrata. Eles diziam que o melhor era usar o Estado para reformar e controlar o Capitalismo.

O meio para fazer isso era organizar partidos políticos para angariar votos e cadeiras nos parlamentos. Assim, eles fariam intervenções no mercado e na sociedade para melhorar a situação dos trabalhadores.

Assim, no socialismo, o Estado continua existindo e a política possui regras para a disputa e o exercício do poder. 

Mas no Comunismo não se sabe como o poder seria exercido, pois não houve nem teoria, nem prática para afirmar isso, apenas a tentativa ditatorial de aplicá-lo.

Existem países socialistas ou comunistas?

Ta, mas agora que você já sabe qual a diferença de socialismo e comunismo, existem países que adotam um lado ou outro?

Não existem muitos países que se autodenominam socialistas ou comunistas. Muitos dos países que foram governados por partidos comunistas abandonaram o modelo socialista após a queda do Muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991.

Porém, existem alguns países que mantêm o modelo soviético de governo, com partido único

Cuba é bem citada como um dos últimos países socialistas do mundo, com um sistema político e econômico que segue os princípios do marxismo-leninismo.

Mas a ilha está passando por mudanças significativas nas últimas décadas, incluindo a abertura econômica e a modernização de suas instituições políticas.

Outros países, como a China e o Vietnã, ainda são governados por partidos comunistas, mas adotaram reformas econômicas e sociais significativas em direção a sistemas mais capitalistas. Esses países são frequentemente referidos como “socialistas de mercado” ou “capitalismo de Estado”.

Conheça a magia para ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual a diferença de Socialismo e Comunismo. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.