Filosofia

Filosofia do Renascimento: conheça as ideias que colocaram o homem no centro do mundo

filosofia do renascimentoFilosofia do Renascimento
Sala do Saber - melhor cursinho online

Renascimento é como chamamos o período de transformações na cultura europeia no final da Idade Média e início da Idade Moderna. Uma das marcas principais é a filosofia do Renascimento, que trouxe novas ideias sobre o ser humano, a política e as artes.

Estas ideias novas influenciaram bastante no modo como nós percebemos o mundo atualmente e contribuíram profundamente para o desenvolvimento da cultura ocidental. Além de permitir que antigas ideias sobre política, ciência e várias outras áreas dessem lugar a novas experiências.

Se você gosta de estudar sobre grandes movimentos que mudaram os rumos da história, então está no lugar certo. Leia até o final, pois nesse artigo você vai aprender sobre o movimento revolucionário que plantou a semente da realidade que conhecemos hoje.

O Plano de Estudos 2023 tem a missão de te ajudar a organizar seus estudos para a prova mais importante da sua vida: o Enem. Adquira o seu agora conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um movimento cultural, artístico, científico e filosófico que teve início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVII. Esse período foi marcado por uma intensa transformação cultural e intelectual que marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Ele representou uma quebra com o pensamento medieval e uma busca por novas formas de compreender o mundo e o homem, com um intenso florescimento artístico, científico e filosófico. 

Os pensadores do movimento renascentista se inspiraram na Antiguidade Clássica para realizar essa ruptura. Não que os medievais não tivessem apreço pelos filósofos antigos, mas apenas alguns eram considerados importantes, como Platão e Aristóteles.

Veja nosso texto sobre Idade Média e conheça mais sobre a filosofia deste período.

A descoberta de outros autores de escolas diferentes abriu a oportunidade para valorizar aspectos que eram deixados de lado e com isso realizar novos projetos para a sociedade.

A chegada dos europeus à América e a partes da África também contribuiu para a ruptura, visto que essas áreas e seus nativos eram desconhecidos até então. Desta forma, novas ideias sobre a natureza humana, a geografia, a economia e outras áreas surgiram dando origem a uma filosofia própria do Renascimento.

Leia nosso texto sobre o que foi o Renascimento e entenda melhor o contexto em que sua filosofia surgiu.

O que foi a Filosofia do Renascimento?

A Filosofia do Renascimento é o conjunto de ideias que foram desenvolvidas durante o período renascentista europeu. Ela não se define pelo recorte temporal, mas principalmente pelos temas que os principais pensadores debatiam.

Boa parte dos filósofos Renascentistas já estavam no período moderno, mas sua filosofia difere dos demais pelos tópicos abaixo:

Humanismo

O Humanismo é uma perspectiva filosófica que dá um imenso valor ao ser humano e suas atividades, principalmente as intelectuais. Assim, ele tem como centro de sua reflexão o ser humano e seus valores, interesses e potencialidades.

Racionalismo

O Racionalismo é uma teoria que valoriza a razão humana como o meio principal para conhecer a realidade. Os racionalistas sofreram influência dos renascentistas, que se basearam na redescoberta dos textos da filosofia antiga e na valorização da razão e da ciência.

Não deixe de testar seus conhecimentos com nossos exercícios sobre o Renascimento.

Individualismo

Antes do Renascimento, as pessoas estavam intimamente conectadas com suas comunidades. A sociedade era vista como um corpo, em que cada pessoa tinha uma função a desempenhar, de acordo com sua posição. O indivíduo isolado era temido e o grupo era sempre mais importante.

As ideias renascentistas passaram a valorizar o indivíduo e suas capacidades, dando ênfase na liberdade e na espontaneidade.

Antropocentrismo

O Renascimento colocou o ser humano no centro de seus estudos e no desenvolvimento de sua arte. Assim, a Filosofia do Renascimento é antropocêntrica (antropos é homem em grego).

Veja 5 obras da Filosofia do Renascimento que todo estudante precisa conhecer.

Cientificismo

O Cientificismo surgiu no final do Renascimento e defende que o conhecimento científico é a única fonte confiável de verdade e que a ciência é capaz de resolver todos os problemas humanos.

Universalismo

O Universalismo era a ideia de que o intelectual deveria entender de diversas áreas. A maior parte dos filósofos renascentistas não eram especialistas em um tema, mas tratavam de tudo aquilo que envolvia o ser humano. Religião, política, história etc. eram assuntos que interessavam à Filosofia do Renascimento.

Classicismo

O classicismo foi um movimento artístico e literário que buscava inspiração na Antiguidade Clássica, em especial na literatura e na arte grega e romana, valorizando a simplicidade, a harmonia e a proporção como elementos estéticos.

Além disso, os artistas valorizavam a representação realista da natureza, buscando a harmonia e o equilíbrio na composição das obras.

Conheça 7 características da arte renascentista.

Heliocentrismo

Foi a ideia desenvolvida por Nicolau Copérnico que coloca o Sol no centro do nosso sistema e descreve o movimento dos astros em torno dele. Antes dele, era comum defender que a Terra estava no centro, com os astros girando em torno dela. O maior expoente dessa ideia no período da filosofia do Renascimento foi Galileu Galilei.

Entenda melhor essa característica da Filosofia do Renascimento com nosso texto sobre Heliocentrismo.

Quais foram os principais pensadores da Filosofia do Renascimento?

A Filosofia do Renascimento teve muitos pensadores importantes, cada um com suas próprias ideias e contribuições. Entre eles estão:

  • Marsílio Ficino: filósofo italiano fundador da Academia Platônica, em Florença. Foi o maior representante do Humanismo e um dos principais divulgadores de Platão no Renascimento, de quem traduziu as obras. Foi ele quem cunhou o termo “amor platônico”.
  • Giovanni Pico della Mirandola: outro filósofo italiano que defendia a ideia de que a natureza humana é capaz de se elevar acima de sua condição atual através da razão e do conhecimento. Ele foi discípulo de Marsilio Ficino, mas diferente de seu mestre tendia a misturar correntes filosóficas.
  • Michel de Montaigne: escritor e filósofo francês, conhecido por popularizar o ensaio como gênero literário e por sua defesa da tolerância e do ceticismo. Propôs uma educação baseada na experiência e na ação, criticando a de sua época: livresca e baseada na memorização.
  • Giordano Bruno: um filósofo e teólogo italiano que foi perseguido pela Inquisição por suas ideias heréticas, como a negação de diversos dogmas e a defesa do panteísmo.
  • Nicolau Maquiavel: foi um filósofo e historiador florentino que influenciou no desenvolvimento da ciência política e escreveu O Príncipe: um dos livros mais polêmicos da história.

Saiba mais sobre Nicolau Maquiavel com nosso texto sobre suas principais ideias.

Qual foi o impacto da Filosofia Renascentista?

A filosofia do Renascimento teve um grande impacto na sociedade e na cultura ocidental, com inovações em diversos campos do conhecimento. Entre os principais impactos da filosofia do Renascimento, podemos destacar:

  • A valorização da Ciência;
  • O desenvolvimento da antropologia;
  • A descrição da política como é em vez de como deve ser;
  • Desenvolvimento do individualismo e do antropocentrismo;
  • Questionamento das autoridades medievais;
  • Desenvolvimento do Estado-nação;
  • Desenvolvimento de técnicas nas artes plásticas;
  • Secularização da ordem pública;
  • Valorização da razão.

Todas estas mudanças com relação à Idade Média foram fundamentais para a passagem em direção à Idade Moderna e contemporânea.

Agora que você já sabe o que foi a Filosofia do Renascimento, teste seus conhecimentos com as questões abaixo.

Questões sobre a Filosofia do Renascimento

Questão 1  – (Mackenzie SP/2020)

“Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo. A Igreja, portanto, para quem a história humana só atingira a culminância na Era Cristã, não poderia ver com bons olhos essa atitude.”

(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Unicamp, 1988. p.14)

Quanto aos humanistas, podemos dizer que

a) eram em sua maioria cristãos e desejavam reinterpretar o Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. Exaltavam o indivíduo, a vontade e a capacidade de ação dos homens.

b) valorizavam os antigos gregos e romanos em detrimento da cultura medieval. Assim, os humanistas retornam ao paganismo e fazem dessa religião sua crença principal provocando a ira da Igreja Católica.

c) acreditavam que somente Deus é a fonte de energias criativas ilimitadas, detentor único de virtude e glória. Porém, seu teocentrismo não os impediu de produzir obras que valorizassem a ação humana.

d) acreditavam, inspirados nos valores clássicos, na capacidade transformadora dos homens induzidos por força criadora de Deus. Diante disso, a Igreja Católica adotou uma política de total apoio ao movimento.

e) eram orientados pela ideia de submissão total do homem a Deus e à Igreja. Obedeciam à ordem social imposta pelo clero e justificam esse posicionamento a partir dos textos da antiguidade clássica.

Questão 2 – (UFMS/2020)    

Em 2019, completaram-se 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, considerado um dos maiores expoentes do movimento denominado Renascimento Cultural. Esse movimento foi um marco importante na sociedade ocidental, pois promoveu uma mudança profunda na maneira de pensar, impactando crenças e valores que norteavam o homem europeu até então. Sobre as características do Renascimento Cultural, assinale a alternativa correta.

a) O conhecimento passou a ser dirigido pelo clero católico, que administrava escolas e universidades. Assim, essa nova visão de mundo foi compreendida a partir de um único caminho: o da fé e da religião.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Foi marcado por um espírito científico, de valorização da razão e do raciocínio lógico, colocando o ser humano como centro do universo.

c) Surgiu na Península Itálica no século XVI. Promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais baseadas nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade.

d) Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Nesse contexto, muitos artistas e intelectuais foram buscar inspiração num período considerado por eles de grandes realizações e esplendor: o Egito antigo.

e) Os renascentistas defendiam uma visão humanista, naturalista e teocêntrica, buscando superar a antiguidade clássica, período que classificaram como trevas, devido à falta de produção de conhecimento.

Pronto! Você já fez todas as questões sobre a Filosofia do Renascimento. Agora confira o gabarito.

Gabarito das questões sobre a Filosofia Renascentista

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra a)

Apesar de romperem com o teocentrismo, os filósofos do Renascimento não eram ateus ou anticristãos. A maioria deles desejava unir sua fé às conclusões intelectuais a que chegavam.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra b)

Como vimos no texto, o Renascimento surgiu na Itália e só depois se espalhou pelo resto da Europa, sendo que a maioria dos filósofos eram italianos. E eles colocaram o homem no centro das discussões, valorizaram a ciência e a razão.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga no Prouni.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre a Filosofia do Renascimento. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.