Filosofia

Saiba qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo e entenda essas duas ideologias com profundidade

Qual a diferença entre Liberalismo e NeoliberalismoQual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Com certeza você já ouviu na escola, palestras ou noticiários as palavras Liberalismo e Neoliberalismo. Apesar de ser quase a mesma palavra, há uma diferença grande entre elas.

O Liberalismo e o Neoliberalismo são conceitos ligados à política e à economia, baseados na liberdade. Porém, enquanto os liberais possuem uma proposta mais ampla de liberdade, os neoliberais se preocupam mais com questões práticas e imediatas.

Para você entender melhor isso, vamos te contar a história dessas duas correntes políticas e, através disso, explicar qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo. Está pronto?

Quando terminar a leitura, considere adquirir o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é Liberalismo?

O Liberalismo é uma ideologia política, econômica e social, que surgiu na Europa na Idade Moderna e tem como base a defesa da liberdade. Ele se formou a partir das críticas ao Estado Absolutista.

Entenda o que foi o Absolutismo.

Até as revoluções burguesas ocorridas na Europa entre o final do século XVII e início do século XIX, a estrutura da sociedade europeia era bastante rígida e repressora. Ela estava dividida em estamentos, sem liberdades políticas, de expressão e de imprensa.

Para publicar algo na França de meados do século XVIII era preciso:

  • Dizer que o texto foi impresso fora do país;
  • Disfarçar as críticas sociais mais firmes;
  • Contar com a ajuda de alguém que trabalhava na censura e permitisse a publicação.

Isso era algo que nem todo mundo conseguia. Sem falar que as sociedades intelectuais estavam fechadas, impediam pesquisas ou zombavam de ideias e estudos. Desgostosos com a situação, muita gente passou a pressionar pela abertura do regime, adotando uma postura liberal.

O Liberalismo então é uma ideologia de vanguarda, progressista. Ele defende que cada indivíduo possui a liberdade de fazer o que bem entender, com a condição de que ele não fira a liberdade nem a integridade dos outros.

Por exemplo, os liberais clássicos defendem uma mínima ou até mesmo nenhuma intervenção do Estado na economia. Eles também defendem a igualdade de condições entre os cidadãos, a liberdade religiosa e de pensamento, a igualdade entre homem e mulher etc.

Contudo, essa igualdade defendida pelos liberais não se estende à igualdade material. Ou seja, os liberais não defendem usar violência contra ricos para distribuir suas riquezas com os mais pobres.  

A igualdade, segundo os liberais, é uma igualdade de direitos humanos, e essa é a diferença entre liberalismo e neoliberalismo. Por exemplo, em um julgamento, as mesmas leis valem tanto para um rico quanto para um pobre, pois ambos são seres humanos.

Entenda melhor com nosso artigo sobre o que é o Liberalismo.

O modelo econômico liberal foi adotado pela maioria dos estados ocidentais no século XIX. Porém, ele perdeu força após a Segunda Guerra Mundial, dando lugar ao Estado de bem-estar social.

O Estado se tornou fornecedor de diversos serviços, como saúde e educação. Em um primeiro momento, isso aumentou o padrão de vida dos mais pobres, principalmente nos países europeus. 

Contudo, os gastos eram enormes e nem sempre o modelo foi viável fiscalmente. No caso, o Estado não conseguia arrecadar tanto quanto gastava e acabava se endividando.

Então novas respostas precisaram ser dadas para as novas situações econômicas. Esse foi o Neoliberalismo. Vamos conhecê-lo para entender qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo.

O Liberalismo criticava as feudalidades existentes na Europa. Saiba quais eram com nosso texto sobre as principais características do Feudalismo.

O que é Neoliberalismo?

O neoliberalismo é um modelo de política econômica que surgiu na década de 1970 como uma resposta à inviabilidade fiscal do estado de bem-estar social

A ideia é basicamente enxugar as contas do Estado para continuar promovendo certos serviços vistos como essenciais.

Para isso, ele promove a redução do papel do Estado na economia e na sociedade em geral. Ele enfatiza a liberdade individual, a privatização, a desregulamentação e a livre concorrência como formas de alcançar o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Neste sentido, o Neoliberalismo é mais uma prática política que uma teoria econômica e social. Ele foi adotado por diversos governos a partir da década de 1970 e ainda é bastante presente no mundo inteiro.

Os mais representativos foram os de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos). No Brasil, os governos considerados neoliberais foram os de Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?

Como se pode notar pelo nome, o Neoliberalismo é apontado como uma derivação do Liberalismo. E eles possuem grandes semelhanças mesmo. Contudo, eles não são iguais. Então, qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?

Como falamos antes, o Neoliberalismo não é necessariamente uma teoria, mas uma prática política. Inclusive, por causa disso ele é definido mais pelos seus críticos do que pelos defensores.

Pode-se dizer que ele é um conjunto de ações que visam diminuir a inflação e adotar reformas

Por outro lado, o Liberalismo possui um conjunto de ideias e projetos em torno da economia, da política e da sociedade. Ele não quer apenas definir se o Estado vai intervir ou não na economia, mas projeta qual é o melhor modelo político a ser adotado.

Ou seja, a grande diferença entre liberalismo e neoliberalismo é a parte filosófica. O neoliberalismo se prendeu à realidade material de quais ações políticas tomar para reduzir o Estado. 

Enquanto a parte filosófica de direitos humanos, definição do conceito de liberdade, definição de democracia e individualismo. Todos esses itens essencialmente teóricos fazem parte da teoria liberal clássica. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Agora que já vimos qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo, vamos conhecer alguns pensadores e suas ideias.

Quais são os principais pensadores do Liberalismo e do Neoliberalismo?

Como o Neoliberalismo não é necessariamente uma corrente ideológica, mas uma prática política, ele não possui muitos pensadores oficiais. Em geral, os que são apontados dessa forma são adeptos do Liberalismo. Entre eles estão:

  • John Locke: defendia a ideia de que o poder político deveria ser limitado e que os indivíduos têm direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. O Estado serve para proteger esses direitos.
  • Adam Smith: Considerado o pai da economia moderna, defendia a ideia de que o livre mercado e a livre concorrência são a melhor maneira de organizar a economia e promover a prosperidade.
  • Montesquieu: Defensor da separação dos poderes e da ideia de que o poder deve ser limitado para evitar o abuso de poder pelos governantes. Essa limitação se dá através de contrapoderes sociais. No caso do Absolutismo do rei, Montesquieu defendia a existência e o fortalecimento da nobreza.
  • John Stuart Mill: defendia a ideia de que a liberdade individual é fundamental para o desenvolvimento humano e que o Estado deve proteger os direitos individuais e a liberdade de expressão.
  • Ludwig Von Mises: Economista austríaco que elaborou as teorias da Ação Humana e do Cálculo Econômico, dessa forma conseguindo prever tanto a ascensão nazista na Alemanha, quanto a queda União Soviética. Ele acreditava que a única forma de uma economia ser eficiente, era permitir que os agentes econômicos fossem livres.
  • Friedrich Von Hayek: Hayek é um dos principais teóricos do neoliberalismo e defendia a ideia de que a liberdade individual e o livre mercado são os principais motores do progresso e do desenvolvimento econômico.
  • Milton Friedman: Outro importante teórico do neoliberalismo, Friedman defendia a ideia de que o mercado é a melhor maneira de alocar recursos e que o papel do Estado deve ser limitado.

Crítica dos liberais ao Neoliberalismo

Sim, os próprios liberais chegaram a criticar o neoliberalismo, mas nem foi uma crítica propriamente dita. A alegação dos liberais é que o neoliberalismo sequer existiu

O motivo seria que o neoliberalismo não teria nenhum autor ou representante. Os personagens históricos entendidos como neoliberais seriam todos conservadores, como Ronald Reagan, Margaret Thatcher e até mesmo Jair Bolsonaro.

Friedman e Hayek têm ideias praticamente idênticas às dos liberais clássicos e também não se consideram neoliberais. No fim das contas, o neoliberalismo recebeu definições mais precisas dos seus opositores do que dos seus ditos representantes.

Além do fato de que os liberais clássicos também tinham ações concretas para com relação à vida pública e ao tamanho do Estado que iam além da filosofia. 

Sendo assim, a grande crítica dos liberais ao neoliberalismo é que ele se chama de “neo”, mas não traz nada de novo e que por falta de representantes ele nem existe.

Teste seus conhecimentos em nossa lista de exercícios sobre Liberalismo.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Questões sobre o Liberalismo e Neoliberalismo sempre caem bastante no Enem. Você pode se preparar melhor para eles organizando seus estudos com nosso plano de estudos!

Ele é um item mágico que acabamos de lançar.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Adquira agora mesmo: O Plano de Estudos do Beduka

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários