História

O que é liberalismo?

O que é liberalismoO que é liberalismo?

O liberalismo é uma teoria política e econômica que defende os valores individuais de liberdade e igualdade. Surgiu na Europa e foi influenciado pelo Iluminismo.

Se você está receoso em relação às questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do Enem, então esse artigo é para você! Nele vamos te contar o que é liberalismo, uma matéria importante para entender as questões da prova. 

Estude com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e correção pelo método TRI, e o melhor de tudo: É grátis!

Nesse artigo você verá:

  1. O que é liberalismo;
  2. Origem do liberalismo;
  3. Diferenças entre o liberalismo político e econômico. 

O que é liberalismo?

O liberalismo é uma teoria política e econômica que surgiu na Europa no século XVII. Sua principal característica é o fato de dar ênfase aos valores individuais da liberdade e da igualdade. Além disso, o liberalismo vai contra o mercantilismo e à intervenção estatal na economia. 

Para os liberalistas, o Estado é considerado um “mal necessário”, portanto ele continuaria atuando para fornecer as condições mínimas necessárias para o livre desenvolvimento. Isso significa que o Estado não poderia atuar de maneira paternalista, ou seja, interferindo na vida de qualquer indivíduo e, sobretudo, não poderia intervir na economia e no mercado.

O liberalismo foi influenciado pelo Iluminismo e pelas revoluções burguesas e, por isso, se opõe ao Estado absolutista. Além disso, defende que a razão humana e o direito à ação e realização própria estão ligados à satisfação dos desejos e necessidades humanas.

O liberalismo também contestou diversas normas sociais da época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis. Os liberais também encerraram políticas mercantilistas, monopólios e outras barreiras ao comércio, promovendo mercados livres.

Além disso, o liberalismo defendia a autonomia da sociedade civil, do mercado e da opinião pública em relação ao Estado. Inclusive, a história do liberalismo está diretamente ligada ao desenvolvimento de um regime político democrático nos países ocidentais. 

Origem do liberalismo

John Locke, considerado pai do liberalismo
John Locke, considerado pai do liberalismo

O liberalismo teve origem no século XVII, através dos trabalhos de John Locke, filósofo inglês que é considerado o “pai do liberalismo”. Locke tinha como objetivo questionar o poder absoluto dos governantes.

Além de criticar o absolutismo, Locke criticou a teoria política de Thomas Hobbes que convergem para o poder absoluto, mas informava que tal poder era proveniente de um pacto social.

Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

Liberalismo político

O liberalismo político tem como ideia principal a proteção da liberdade individual. Os liberais defendem que o Estado é necessário para proteger os indivíduos e aumentar a sua liberdade, mas não podem ameaçar esta ou representá-los.

Dessa forma, no liberalismo, as leis são necessárias para garantir a vida e a liberdade do cidadão. O objetivo do liberalismo político é limitar o poder do governo sobre o indivíduo e o manter responsável perante os seus governados.

Liberalismo econômico

Adam Smith

O liberalismo econômico tem como principal representante o economista escocês Adam Smith. Essa doutrina defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência e a propriedade privada.

Em sua obra “A Riqueza das Nações”, Adam Smith mostrou a divisão do trabalho como algo essencial para o crescimento da produção e do mercado. 

Esse modelo econômico dependia da livre-concorrência que faria com que o proprietário ampliasse a produção, buscando novas técnicas, aumentando a qualidade do produto e baixando ao máximo os custos da produção. Esse modelo favorece a lei da oferta e da procura, viabilizando o sucesso econômico geral e a prosperidade de todos.

O liberalismo é uma doutrina diretamente ligada ao capitalismo e foi baseado nele que a Inglaterra conseguiu se desenvolver economicamente e industrialmente no século XIX, se expandindo economicamente em todo o mundo.

O que é neoliberalismo?

Você já deve ter escutado falar no neoliberalismo, certo? Vamos te explicar melhor esse conceito, que surgiu em meados da década de 1980 e retoma os antigos ideais do liberalismo clássico.

O neoliberalismo pode ser definido como uma forma de ver e julgar o mundo social ou seja, uma corrente de pensamento ideológica.

Na política, o neoliberalismo é um conjunto de ideias que defende a não intervenção estatal na economia e total liberdade comercial. Na visão neoliberal, esses dois fatores irão garantir crescimento econômico e desenvolvimento social em um país. 

Na visão dos pensadores neoliberais, a intervenção estatal é a principal responsável por problemas no funcionamento do livre mercado, pois o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.

Além disso, o neoliberalismo defende a privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais, a abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais,  a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, e a redução de impostos excessivos. Isso tudo dando ênfase na globalização.  

Gostou de saber o que é liberalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador