História

O que é liberalismo?

O que é liberalismoO que é liberalismo?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O liberalismo é uma teoria política e econômica que defende os valores individuais de liberdade e igualdade. Surgiu na Europa e foi influenciado pelo Iluminismo e pelo contratualismo, que põe na vontade individual a fonte do pacto social.

Se você está receoso em relação às questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do Enem, então esse artigo é para você! Nele vamos te contar o que é liberalismo, uma matéria importante para entender as questões da prova. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estude com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e correção pelo método TRI, e o melhor de tudo: É grátis!

O que é Liberalismo?

O liberalismo é uma teoria política e econômica que surgiu na Europa no século XVII. Sua principal característica é o fato de dar ênfase aos valores individuais da liberdade e da igualdade. Além disso, o liberalismo vai contra o mercantilismo e à intervenção estatal na economia. 

Faça alguns exercícios sobre Mercantilismo

Para os liberalistas, o Estado é considerado um “mal necessário”, portanto ele continuaria atuando para fornecer as condições mínimas necessárias para o livre desenvolvimento. Isso significa que o Estado não poderia atuar de maneira paternalista, ou seja, interferindo na vida de qualquer indivíduo e, sobretudo, não poderia intervir na economia e no mercado.

O liberalismo foi influenciado pelo Iluminismo e pelas revoluções burguesas e, por isso, se opõe ao Estado absolutista. Além disso, defende que a razão humana e o direito à ação e realização própria estão ligados à satisfação dos desejos e necessidades humanas.

Saiba o que foi o Iluminismo e suas principais características!

O liberalismo também contestou diversas normas sociais da época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis. Os liberais também encerraram políticas mercantilistas, monopólios e outras barreiras ao comércio, promovendo mercados livres.

Estude fazendo algumas questões sobre o Absolutismo.

Além disso, o liberalismo defendia a autonomia da sociedade civil, do mercado e da opinião pública em relação ao Estado. Inclusive, a história do liberalismo está diretamente ligada ao desenvolvimento de um regime político democrático nos países ocidentais. 

Qual é a origem do Liberalismo?

John Locke, considerado pai do liberalismo
John Locke, considerado pai do liberalismo

O Liberalismo teve origem no século XVII, através dos trabalhos de John Locke, filósofo inglês que é considerado o “pai do Liberalismo”. Locke tinha como objetivo questionar o poder absoluto dos governantes.

Além de criticar o absolutismo, Locke criticou a teoria política de Thomas Hobbes que converge para o poder absoluto, mas informava que tal poder era proveniente de um pacto social. Ou seja, se fundamenta na vontade dos cidadãos livres que fazem contratos sociais.

Já no século XVIII, o Liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

O que é o Liberalismo político?

O liberalismo político tem como ideia principal a proteção da liberdade individual. Os liberais defendem que o Estado é necessário para proteger os indivíduos e aumentar a sua liberdade, mas não podem ameaçar esta ou representá-los.

Dessa forma, no liberalismo, as leis são necessárias para garantir a vida e a liberdade do cidadão. O objetivo do liberalismo político é limitar o poder do governo sobre o indivíduo e o manter responsável perante os seus governados.

O que é o Liberalismo econômico?

Adam Smith

O liberalismo econômico tem como principal representante o economista escocês Adam Smith. Essa doutrina defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência e a propriedade privada.

Em sua obra “A Riqueza das Nações”, Adam Smith mostrou a divisão do trabalho como algo essencial para o crescimento da produção e do mercado. 

Esse modelo econômico dependia da livre-concorrência que faria com que o proprietário ampliasse a produção, buscando novas técnicas, aumentando a qualidade do produto e baixando ao máximo os custos da produção. Esse modelo favorece a lei da oferta e da procura, viabilizando o sucesso econômico geral e a prosperidade de todos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O liberalismo é uma doutrina diretamente ligada ao capitalismo e foi baseado nele que a Inglaterra conseguiu se desenvolver economicamente e industrialmente no século XIX, se expandindo economicamente em todo o mundo.

O que é neoliberalismo?

Você já deve ter escutado falar no neoliberalismo, certo? Vamos te explicar melhor esse conceito, que surgiu em meados da década de 1980 e retoma os antigos ideais do liberalismo clássico.

O neoliberalismo pode ser definido como uma forma de ver e julgar o mundo social ou seja, uma corrente de pensamento ideológica.

Na política, o neoliberalismo é um conjunto de ideias que defende a não intervenção estatal na economia e total liberdade comercial. Na visão neoliberal, esses dois fatores irão garantir crescimento econômico e desenvolvimento social em um país. 

Na visão dos pensadores neoliberais, a intervenção estatal é a principal responsável por problemas no funcionamento do livre mercado, pois o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.

Além disso, o neoliberalismo defende a privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais, a abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, e a redução de impostos excessivos. Isso tudo dando ênfase na globalização.  

Gostou de saber o que é liberalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.