História

Quem foi Tiradentes e qual a sua importância? Conheça o herói nacional do Brasil

quem foi tiradentes e qual a sua importânciaQuem foi Tiradentes e qual a sua importância?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Tiradentes foi um militar brasileiro que teve muita importância como um dos líderes da Inconfidência Mineira de 1789. Você sabe o que foi esse acontecimento e os seus fatos? E sobre a vida de Tiradentes?

Bom, se você ainda não viu nada sobre eles, preciso te contar uma coisa. Os dois são figurinha carimbada na prova de História do Enem. Ficar sem entendê-los é o mesmo que pedir para errar em algumas questões e se prejudicar.

Para isso não acontecer, vamos te contar quem foi Tiradentes e qual a sua importância para a Inconfidência Mineira e a história do Brasil. Continue lendo e descubra tudo isso.

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um militar de Minas Gerais que viveu no final do século XVIII. Ele participou de um plano para tornar a região independente de Portugal. Porém, um dos envolvidos traiu os participantes, o que resultou na repressão do movimento e na punição de Tiradentes com a morte.

Ele nasceu no dia 12 de novembro de 1746, em uma família de pequenos proprietários. Seu pai era um português, Domingos da Silva Santos e sua mãe uma brasileira, Antônia da Encarnação Xavier.

A família de Tiradentes tinha escravos e trabalhava com mineração, possuindo várias jazidas de ouro. Isso significa que ele não nasceu pobre, como se costuma dizer.

No entanto, após a morte de seus pais quando ainda era criança, ele teve que trabalhar de diferentes maneiras para sobreviver, pois a propriedade da família foi perdida devido a dívidas. Ele exerceu diversas profissões, como mascate, minerador, sócio de farmácia, dentista e militar.

Chegou ao posto de alferes no exército (equivalente ao de subtenente atualmente), e recebeu o comando de algumas tropas para cuidar das estradas que ligavam Minas a outras capitanias. Uma de suas principais realizações foi a prisão de uma quadrilha que atacava viajantes na estrada para o Rio de Janeiro.

Porém, Tiradentes ficou insatisfeito por não ser promovido e deixou a carreira militar em 1787, indo morar no Rio de Janeiro. Lá, ele desenvolveu projetos, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para abastecer a cidade, que não foram aprovados, aumentando sua insatisfação com o governo português.

Mesmo que muitos dissessem que esses projetos não se sustentavam, em 1817 o rei Dom João VI fez a canalização do rio Andaraí de uma maneira semelhante ao esboço de Tiradentes.

Movido por sua insatisfação, ele se uniu a outras pessoas que também viam o potencial de Minas Gerais para se libertar do domínio colonial português. E assim já começamos a entender quem foi Tiradentes e qual a sua importância.

Seu nome sempre esteve ligado ao seu envolvimento nos planos de libertação de Minas Gerais, considerados crime de inconfidência, ou seja, traição contra Portugal.

Um bom modo de saber quem foi Tiradentes e qual a sua importância é ler o poema Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Leia um resumo sobre ele.

Qual foi a importância de Tiradentes?

Agora que já vimos quem foi Tiradentes, vamos compreender sua importância durante a Inconfidência Mineira.

Esse acontecimento foi uma conspiração realizada pela elite mineira contra a coroa portuguesa. O objetivo era tornar a capitania de Minas Gerais independente de Portugal. 

Eles justificavam seu movimento dizendo que o governo da metrópole empobreceu a população com seus impostos e tinha gerado uma vida de baixa qualidade pública e moral.

Como o próprio Tiradentes disse: as Minas estavam perdidas e os governadores da capitania eram enviados de Portugal para oprimir a população e tomar as riquezas, deixando a terra miserável.

Tiradentes foi o maior responsável pela divulgação de queixas e de um projeto para livrar Minas Gerais do domínio português e estabelecer uma república no território. Usando seus ofícios de militar, dentista e curador, ele tinha livre trânsito por diversas camadas sociais, que utilizava para tramar a conspiração.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sem ele, seria impossível que a inconfidência mineira tomasse a dimensão que tomou

Segundo a historiadora Heloísa Starling, “Tiradentes era uma força poderosa na rede de comunicação e sociabilidade política que anunciava a conjuração e a fazia movimentar-se dentro da capitania [de Minas] e no Rio de Janeiro […] e informava de modo eficaz um público comum cada vez mais amplo.”

Essa rede de comunicação era difícil de ser rastreada, mas a conjuração acabou sendo denunciada por um dos integrantes; Joaquim Silvério dos Reis. Com isso, o vice-rei do Brasil, Luís António Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro, também conhecido como Visconde de Barbacena, mobilizou suas tropas para prender os demais.

O crime de que foram acusados foi de lesa-majestade e traição, que era punido com a morte. Mas somente Tiradentes recebeu essa pena.

Saiba mais sobre a Inconfidência Mineira, quem foi Tiradentes e qual a sua importância com nosso resumo sobre esta conspiração.

Por que só Tiradentes foi condenado à morte?

Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, e várias razões têm sido apontadas para o fato de ele ter sido o único inconfidente executado. Embora muitos tenham afirmado que o motivo foi sua pobreza, como vimos, isso não era verdade, pois ele possuía jazidas de ouro e diversos negócios.

Uma das explicações para seu enforcamento é o fato de ele ter trabalhado manualmente, o que era mal visto naquela época. Esse tipo de trabalho poderia até mesmo impedi-lo de alcançar posições mais elevadas, como ingressar no clero ou ocupar cargos burocráticos.

Além disso, Tiradentes era um grande defensor da causa mineira e se dedicava a propagar a ideia de independência para todo o Brasil. Ele viajava para outras capitanias, buscando articular com lideranças a emancipação de Minas, Bahia e Rio de Janeiro, acreditando que as demais regiões se uniriam a elas.

Essa atuação lhe trouxe visibilidade, mas também chamou atenção para o perigo que ele representava para as autoridades coloniais portuguesas. As diversas possibilidades tornam difícil afirmar com certeza a verdadeira motivação por trás da brutalidade de sua execução.

Após ser enforcado, seu corpo foi esquartejado, e as partes foram expostas em público. Até hoje, esses eventos históricos continuam cercados de mistério e debate.

Entenda mais sobre isso e quem foi Tiradentes e qual a sua importância com nosso artigo sobre o motivo dele ter sido enforcado.

Tiradentes é um herói nacional?

A forma como Tiradentes foi enforcado e o motivo de sua execução contribuíram para que ele ganhasse importância e se tornasse um herói na história do Brasil. Desde o início, as pessoas nutriam grande afeto por ele e ficaram chocadas com a brutalidade de sua morte.

Com o aumento do movimento republicano durante o Império do Brasil, a figura de Tiradentes ganhou ainda mais destaque. Ele foi considerado um mártir da liberdade e colocado em contraposição a Dom Pedro I, sendo visto como o verdadeiro libertador do país.

Em reconhecimento à sua importância na luta, o presidente Humberto Castelo Branco instituiu, em 1965, que 21 de abril deveria ser o feriado nacional em homenagem a Tiradentes. A data marca o dia de sua execução.

Hoje, Tiradentes é lembrado como um símbolo da luta pela liberdade e independência do Brasil, e seu papel na história do país é amplamente celebrado durante o feriado que leva seu nome.

Esperamos que tenha entendido quem foi Tiradentes e qual a sua importância. Como dissemos, ele é um dos temas principais da prova de História do Enem.

Ele é tão, mas tão importante para a prova, que aparece até em questões de outras disciplinas além de História, como em Linguagens e Geografia.

Se você não estudar ainda mais sobre ele, pode deixar de ganhar pontos importantes.

Um jeito interessante de continuar estudando esse conteúdo é com o Simulado Enem do Beduka.

Ele é gratuito e personalizável, além de possuir questões do próprio exame e corrigir suas respostas com a mesma teoria TRI.

Acesse o Simulado Beduka.

Bons estudos e sucesso!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.