História

Por que Tiradentes foi enforcado? Entenda os motivos da condenação

por que tiradentes foi enforcadopor que tiradentes foi enforcado
Sala do Saber - melhor cursinho online

Tiradentes é considerado herói por uns e um traidor por outros, graças à sua participação no movimento da Inconfidência Mineira, uma das razões por que ele foi enforcado.

Esse movimento aconteceu no final do século XVIII, na então capitania de Minas Gerais e pretendia torná-la independente de Portugal. Mas a delação de um dos envolvidos às autoridades levou à forte repressão.

Continue lendo para entender quem eram os participantes, as punições impostas a eles e por que Tiradentes foi enforcado.

Preparamos este artigo para te explicar por que Tiradentes foi enforcado. Para ir direto para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um militar mineiro que se envolveu em uma trama para tornar Minas Gerais independente de Portugal no final do século XVIII. Porém, um dos participantes delatou o movimento, que foi reprimido e Tiradentes foi punido com a morte.

Tiradentes era filho de um proprietário rural português chamado Domingos da Silva Santos e de uma brasileira, Antônia da Encarnação Xavier. Diferente do que muito se falou, sua família não era pobre.

Os pais de Tiradentes possuíam 35 escravos na sua fazenda, e trabalhavam com mineração. O próprio Tiradentes tinha 43 jazidas de ouro no período em que tramou a separação de Minas.

Porém, após a morte de seus pais ainda na sua infância, precisou trabalhar de diversas maneiras para se manter, pois a propriedade familiar foi perdida por dívidas. Exerceu a profissão de mascate, minerador, sócio de botica (farmácia), dentista e militar.

No exército, chegou ao posto de alferes, equivalente ao atual de tenente. Mas, insatisfeito por não ter sido promovido, deixou a carreira em 1787 e foi viver no Rio de Janeiro. Lá, ele idealizou projetos como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para abastecer a cidade.

Seus projetos não tiveram aprovação, o que aumentou sua insatisfação com o governo português

Assim, ele se aliou a outras pessoas que enxergavam em Minas Gerais um potencial muito grande para que a capitania ficasse presa ao regime colonial português. 

E aí está o primeiro motivo do por que Tiradentes foi enforcado. Ele foi um dos primeiros que teceu planos para libertar Minas do domínio luso (português).

Esses planos foram descobertos e tidos como crime de inconfidência, o mesmo que traição. Para entendermos bem por que Tiradentes foi enforcado, é preciso compreender o que esses planos diziam.

O que foi a Inconfidência Mineira?

A Inconfidência ou Conjuração Mineira foi um movimento político que pregava a independência de Minas Gerais do Império Portugês. Os participantes se inspiraram na Revolução Americana, na interpretação da história de Minas e em uma literatura filosófica para projetar o rompimento.

Revolução Americana é o nome que se dá ao processo de independência dos Estados Unidos da América, iniciado em 1776 e concluído em 1784, cinco anos antes da Inconfidência Mineira ser descoberta.

Ela inspirou os mineiros pelo exemplo. Se uma antiga colônia inglesa pôde se livrar do jugo colonial, eles também poderiam. Além disso, os textos constitucionais dos diversos estados americanos compunham um livro chamado “Recueil des Loix Constitutives des États-Unis de l’Amérique” (Coletânea das Leis Constitutivas dos Estados Unidos da América), que foi lido pelos inconfidentes.

Esses textos deram a base para imaginar o sistema constitucional que deveria vigorar em Minas, mas sempre levando em consideração a própria experiência mineira.

Com relação à história, os mineiros entendiam que a capitania tinha sido conquistada por seus antepassados paulistas e concedida ao rei português em um contrato

A coroa, por sua vez, não estava cumprindo sua parte do acordo, sempre tentando explorar cada vez mais as minas.

Isso era a causa da pobreza de Minas, que vinha perdendo fôlego e se esgotando economicamente. Na visão da coroa, isso era balela. As autoridades acreditavam que os mineiros estavam contrabandeando metais e sonegando impostos. 

Como, para os mineiros, o contrato não era cumprido, a opção era cada pátria seguir seu rumo sozinhas.

Além disso, a filosofia iluminista e a literatura bucólica ajudaram a enxergar a ligação entre Minas e Portugal como algo acidental e não necessário. Assim, eles se encontravam nas casas dos participantes para discutir, planejar e estabelecer os meios de romper com a metrópole.

A Inconfidência Mineira inspirou o poema Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles. Conheça mais sobre ele.

Contudo, um dos participantes, que tinha muitas dívidas com a coroa, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o grupo em troca do perdão delas.

Os inconfidentes demoravam para tomar a iniciativa de rompimento, o que gerou ansiedade em Joaquim Silvério, pois a coroa iria cobrar em breve os impostos.

A devassa, ou seja, a investigação sobre o crime de traição dos mineiros terminou com a condenação de cinco deles à morte. Porém, apenas um teve a pena capital aplicada; exatamente o Tiradentes.

Continue lendo para entender por que Tiradentes foi enforcado enquanto os outros não.

Por que Tiradentes foi enforcado?

A causa que mais tem sido apontada para o enforcamento de Tiradentes foi a sua suposta pobreza. Mas, como vimos, ele não era um homem pobre. Possuía jazidas de ouro e tinha diversos negócios.

Outras explicações têm sido dadas para sua execução. Por exemplo, o fato de ele ter trabalhado manualmente, o que era mal visto na época. Esse tipo de serviço impedia até mesmo o acesso ao clero e a postos de serviço na burocracia.

Além disso, Tiradentes foi o maior propagandista da causa mineira. Ele viajava para outras capitanias a fim de articular com lideranças a independência de todo o Brasil. 

Para ele, sendo feita a independência de Minas, Bahia e Rio de Janeiro, as demais iriam se unir a elas.

Isso deve ter dado visibilidade para ele, ao mesmo tempo que chamou atenção para o perigo que era mantê-lo vivo.

Enfim, são muitas as possibilidades e até hoje não temos certeza histórica da motivação da brutalidade que foi feita. Seu enforcamento aconteceu em 21 de abril de 1792 e em seguida seu corpo foi esquartejado, tendo as partes ficado expostas para a exibição ao público.

Herói da República e Patrono da Pátria

A forma e o motivo por que Tiradentes foi enforcado lhe renderam o status de herói. Desde sempre, as pessoas tinham muito carinho por ele e ficaram horrorizadas pelo que lhe fizeram.

Isso se acentuou com a intensificação do movimento republicano durante o Império do Brasil. Ele foi tomado como um mártir da liberdade e colocado em oposição a Dom Pedro I como o verdadeiro libertador do Brasil.

Em 1965, o presidente Humberto Castelo Branco criou o feriado em homenagem a Tiradentes, declarando-o patrono cívico do Brasil. Comemora-se em 21 de abril, data de sua execução.

Questões sobre Tiradentes

E aí, tirou a dúvida de por que Tiradentes foi enforcado? Então teste seus conhecimentos com algumas questões.

Questão 1 – (Mackenzie) – O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni minhas amarguras às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim.

                        (Tiradentes)

As razões da insatisfação do alferes e do povo mineiro em 1789 eram:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) a opressão tributária sobre a capitania cujo ouro se esgotara, o empobrecimento e ameaça da derrama e a divulgação das idéias iluministas pela elite letrada.

b) a concentração de terras e do comércio em mãos de comerciantes lusos, provocando intensa xenofobia na região do ouro.

c) a criação de indústrias nesta área pelo governo de D. Maria I, fato que enriqueceu a população local, gerando a idéia da independência.

d) o predomínio do trabalho escravo na zona mineradora e a ausência total de mecanismos de alforria e trabalho livre, agravando a crise social.

e) o declínio da produção de açúcar para exportação, despertando o choque de interesses entre colônia e metrópole, e a idéia de libertação.

Questão 2 – (Enem) — Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico-religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.

CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil.

São Paulo: Companhia das Letras, 1990

I — Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão!

É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão.

ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In: CARVALHO, J. M. C. A formação das almas.

O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

A 1ª República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado

a) ao caráter nacionalista e republicano da Inconfidência, evidenciado nas ideias e na atuação de Tiradentes.

b) à identificação da Conjuração Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro.

c) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação.

d) à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo católico como o brasileiro, uma fácil identificação.

e) ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do país.

Gabarito das questões sobre Tiradentes

Exercício resolvido da questão 1:

a) a opressão tributária sobre a capitania cujo ouro se esgotara, o empobrecimento e ameaça da derrama e a divulgação das idéias iluministas pela elite letrada.

Como vimos, o que estava por trás da inconfidência mineira era a insatisfação com o governo português e a difusão de ideias iluministas e contratualistas. Os inconfidentes também eram proprietários, além de que a rainha proibiu a existência de indústrias na colônia. Não havia tanta preocupação com escravos, apesar de ter-se discutido se eles a escravidão permaneceria em Minas após a independência, e o açúcar era um produto do nordeste, não de Minas.

Exercício resolvido da questão 2:

c) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação.

O republicanismo foi um movimento de elite, difundido principalmente entre estudantes das faculdades de Direito do país, em São Paulo e no Recife. Com pouco apelo, buscaram criar raízes na heroicidade de alguém já valorizado há tempos entre o povo.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Obrigada por ler nosso artigo sobre o por que Tiradentes foi enforcado.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.