História

Quem foi Martin Luther King? Conheça o ícone da luta contra o racismo nos EUA

quem foi martin luther kingQuem foi Martin Luther King
Sala do Saber - melhor cursinho online

Martin Luther King Jr. foi um pastor batista americano reconhecido internacionalmente pela sua luta em favor dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos. Até a década de 1960 eles estavam proibidos de usar os mesmos espaços que os brancos.

Luther King esteve à frente de diversas manifestações pacíficas, inspiradas na resistência de Mahatma Gandhi ao domínio britânico na Índia. Mesmo assim, ele foi assassinado em 1968 enquanto apoiava um protesto.

Sua história se tornou referência na luta pelo fim do racismo e pela universalização de direitos. Continue lendo para descobrir quem foi Martin Luther King Jr. e seu legado político e histórico.

Quem foi Martin Luther King?

Martin Luther King Jr. foi um pastor da Igreja Batista dos Estados Unidos, reconhecido na história pela sua luta em favor dos direitos civis dos negros americanos. Ele nasceu em Atlanta, estado da Geórgia, em 15 de janeiro de 1929.

Seu pai também foi um pastor batista, que lhe garantiu acesso à educação em um contexto em que poucos negros a recebiam, principalmente nos estados do sul americano como a Geórgia. Até 1960 todas as escolas do estado eram segregadas, havendo espaços diferentes para negros e brancos.

Mas isso só começou a mudar após a atuação de ativistas como King e muitos outros. Para entender melhor quem foi Martin Luther King e sua luta, vamos ver como foi sua infância em Atlanta e sua formação como pastor.

Juventude

Quando nasceu, King recebeu o mesmo nome de seu pai: Michael. Somente após uma viagem à Alemanha em 1935, quando ele tinha apenas seis anos, houve a mudança de nome para homenagear o líder da reforma protestante, Martinho Lutero. Assim, pai e filho passaram a se chamar Martin Luther King.

Como vimos, as escolas na Geórgia eram segregadas de acordo com a raça. Então tinha instituições para negros e outras para brancos. Luther King ingressou bem cedo em uma, sendo que ela era exclusiva para afro-americanos

Desde cedo, portanto, ele teve experiências com o racismo. O lado positivo é que isso se tornaria combustível para criar quem foi Martin Luther King, o homem que lutou por igualdade.

Seu pai era atuante na luta para o desenvolvimento dos afro-americanos. Ele era membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, que defendia os direitos civis dos negros. Assim, ele teve um exemplo muito forte para sua luta dentro de casa.

Os problemas raciais dos Estados Unidos têm a ver com sua formação. Saiba como ela foi.

Formação

Martin Luther King Jr. decidiu seguir a mesma carreira de seu pai, tanto como pastor quanto como ativista. Aos 15 anos ele foi aprovado em uma seleção para a Morehouse College, uma prestigiosa instituição de ensino superior voltada para estudantes afro-americanos localizada em Atlanta. Nela, ele graduou-se em Sociologia aos 19 anos

Ele continuou os estudos no Crozer Theological Seminary na Pensilvânia, onde se formou em 1951, em Teologia. Em 1955 conseguiu o título de doutor pela Universidade de Boston.

No período em que esteve em Boston, conheceu sua futura esposa, Coretta Scott. Eles se casaram em 1953, em Marion, no estado do Alabama. Tiveram quatro filhos: Yolanda, Martin Luther King III, Dexter e Bernice.

Em 1954 tornou-se pastor da Igreja Batista da Avenida Dexter em Montgomery, Alabama. Ele aceitou o convite após concluir seus estudos no Crozer Theological Seminary e receber seu doutorado em teologia.

A sua atuação como pastor desta igreja foi fundamental para o desenvolvimento do seu ativismo e seu papel de liderança no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Vamos conhecer mais sobre isso e entender melhor quem foi Martin Luther King.

Ativismo de Martin Luther King

O ativismo de Luther King foi marcado por três ideias: negociação, demonstração e resistência. Ou seja, tinha uma marca pacífica de confrontação do racismo e da violência, demonstrando como era a vida dos negros e resistindo aos abusos segregacionistas.

Estratégia de não-violência

A estratégia de Luther King foi inspirada nas ideias de desobediência civil de Henry Thoreau e de Mahatma Gandhi. Ele mantinha uma postura oposta a outras lideranças, como Malcom X e Fred Hampton, que viam a necessidade do uso da força e das armas.

Ele acreditava na resistência pacífica e na influência sobre os políticos para reverter a situação dos negros. Além disso, defendia que não se colaborasse com leis injustas.

Isso se manifesta nos diversos protestos que ele realizou, seja na cidade em que era pastor, seja em diversos estados americanos.

Boicote aos ônibus de Montgomery

Este é um dos protestos mais famosos e aparece em qualquer obra que descreva quem foi Martin Luther King.

Aconteceu entre 1955 e 1956 como uma resposta direta à prisão de Rosa Parks, uma costureira afro-americana, por se recusar a ceder seu assento a um passageiro branco em um ônibus segregado. Naquele período, somente brancos eram contratados como motoristas e os negros só podiam se sentar no fundo.

Rosa resistiu à ordem de ceder o lugar e foi presa. Como resposta, os trabalhadores negros deixaram de pegar os ônibus. 

Eles criaram um sistema de transporte alternativo que incluía andar a pé, o compartilhamento de caronas e a formação de carpools (grupos de pessoas que compartilham carros para se deslocar).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A liderança do boicote sofreu ameaças e prisões. No entanto, eles continuaram a luta e buscaram os tribunais para desafiar a legalidade da segregação nos ônibus. 

Em 13 de novembro de 1956, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou a segregação nos sistemas de transporte público de Montgomery inconstitucional, pondo fim oficialmente à segregação nos ônibus.

Além de conhecer quem foi Martin Luther King e sua luta, entenda o que são Direitos Humanos e Cidadania.

Marcha sobre Washington

A Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade foi realizada em 28 de agosto de 1963 e é um dos eventos mais icônicos e influentes do movimento. Ela é mais conhecida pelo poderoso discurso proferido por Martin Luther King intitulado “Eu Tenho um Sonho”.

Foi planejada para pressionar políticos. O objetivo era criar uma legislação de direitos civis que eliminasse a segregação racial, protegesse o direito de voto dos afro-americanos e abordasse as disparidades econômicas.

A garantia do direito ao voto era algo muito importante para os negros, pois ele não era exercido apenas para eleger políticos, mas também juízes e os oficiais. Em geral, no sul dos EUA, somente os brancos recebiam a licença para votar.

Em caso de violência racial, os agressores geralmente saíam livres porque o caso ia a júri popular em que somente eleitores poderiam participar e eles eram todos brancos. Não era apenas uma questão de ter representantes, mas principalmente de sobrevivência.

A Marcha sobre Washington teve um impacto significativo na opinião pública dos Estados Unidos e internacionalmente. A pressão resultante contribuiu para a aprovação da Lei de Direitos Civis de 1964 e da Lei de Direitos de Voto de 1965.

Discurso: Eu tenho um sonho

“Eu tenho um sonho” é um dos marcos dos protestos, mas também uma cartilha que explica bem quem foi Martin Luther King, revelando bastante como era seu ativismo.

Ele foi proferido durante a Marcha sobre Washington, no Monumento a Lincoln, diante de uma multidão de cerca de 250.000 pessoas. O objetivo da marcha era pressionar por legislação de direitos civis que promovesse a igualdade racial e a justiça social.

O núcleo do discurso de King era a visão de um futuro no qual as pessoas seriam julgadas pelo conteúdo de seu caráter, não pela cor de sua pele. Ele expressou seu sonho de que um dia a segregação racial e a discriminação seriam superadas e que todas as pessoas teriam oportunidades iguais e justiça.

Também enfatizou a importância da não violência como um meio de alcançar mudanças sociais e políticas. Ele chamou os manifestantes a se engajarem em protestos pacíficos e a resistirem à injustiça de maneira não violenta.

Veja o discurso com legendas e saiba mais sobre quem foi Martin Luther King.

Como Martin Luther King foi morto?

Martin Luther King Jr. foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. O homicídio ocorreu no terraço do Lorraine Motel, onde estava hospedado, enquanto se preparava para liderar uma manifestação em apoio aos trabalhadores negros em greve da área de saneamento local.

O assassino foi identificado como James Earl Ray. Ele disparou um único tiro que atingiu o reverendo no pescoço e causou ferimentos fatais. King foi levado às pressas para o Hospital St. Joseph’s, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto pouco tempo depois.

Esse fato teve um impacto devastador nos Estados Unidos e em todo o mundo. Sua morte gerou uma onda de luto, indignação e protestos. Muitas cidades enfrentaram distúrbios e tumultos após o assassinato, e o evento ressaltou as profundas divisões raciais e sociais existentes no país na época.

Luther King tinha 39 anos quando foi morto.

Conheça alguns filmes sobre a luta dos direitos dos negros nos Estados Unidos com a lista de 50 filmes para o Enem.

Curiosidades sobre Martin Luther King

Agora que já conhecemos quem foi Martin Luther King, vamos ver algumas curiosidades sobre ele.

  • King foi um aluno excepcionalmente talentoso desde cedo.
  • Embora King seja mais conhecido por seu ativismo em favor dos direitos civis dos afro-americanos, ele também se engajou em questões como a luta contra a pobreza, a proliferação de armas nucleares durante a Guerra Fria e a oposição à Guerra do Vietnã.
  • Em 1964, King tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz aos 35 anos de idade. Ele recebeu o prêmio por sua liderança não violenta na luta pelos direitos civis.
  • O terceiro domingo de janeiro é celebrado nos Estados Unidos como o Dia de Martin Luther King Jr. para homenagear seu legado e contribuições para a igualdade e justiça.

Os Direitos Humanos e Civis são um tema recorrente no Enem. As questões de Ciências Humanas sempre trazem algo sobre eles.

Que tal testar seus conhecimentos sobre o assunto com o nosso simulado?

Ele é gratuito e personalizável, além de possuir questões do próprio exame e corrigir suas respostas com a mesma teoria TRI.

Acesse o Simulado Beduka.

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre quem foi Martin Luther King. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.