Filosofia

Quem foi John Locke? Principais ideias e biografia

Quem foi John LockeQuem foi John Locke?

Quem foi John Locke? John Locke foi um filósofo inglês considerado o “pai do liberalismo”. Ele ficou conhecido como o fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um os dos tópicos abaixo:

Quer entender as principais ideias de John Locke? Conhecer sua biografia, filosofia e o seu marco na história? Ele defendia que o ser humano é uma página em branco, e que vai aprendendo pelos sentidos à medida que vai vivendo. Ou seja, não existe conhecimento prévio, para ele.

Esta é apenas uma linha de pensamento dele. Antes de detalhar sua importância, vale destacar que Locke foi um dos maiores representantes da filosofia chamada Empirismo, uma corrente dominante na Inglaterra durante os séculos XVII e XVIII.

Mas isso não é tudo, o seu trabalho foi tão importante que algumas das principais ideias de John Locke podem ser aplicadas até os dias de hoje. Continue lendo que revelaremos tudo para você.

Quem foi John Locke e o que ele fez?

Biografia

John Locke nasceu em Wrington, na Inglaterra, em 29 de agosto de 1632 e morreu em Oates em 28 de outubro de 1704.

Desde cedo apresentava uma curiosidade ávida e muita força de vontade em aprender cada vez mais. Para se ter uma ideia, nada impediu Locke de estudar diferentes áreas como medicina, filosofia, ciências naturais e outras matérias, seguindo a sua sede por conhecimento.

Mas, após navegar dentre essas áreas, Locke decidiu aprofundar seu conhecimento na obra de Francis Bacon e René Descartes, durante uma época de incertezas e mudanças, especialmente nas Revoluções Inglesas e na dinastia Stuart.

Nessa época, John Locke chegou a ser considerado um exilado político na França e Holanda, devido aos seus pensamentos a favor da monarquia constitucional da época, contrária ao autoritarismo do Rei Carlos II.

O retorno à Inglaterra só se deu após a coroação de Guilherme de Orange. Naquele tempo, John Locke aproveitou para publicar importantes obras como Ensaio sobre o entendimento humano e Cartas sobre tolerância. O mesmo ocupou um cargo no governo até o fim de sua vida, em 1704, aos 74 anos.

Apresentamos aqui alguns detalhes para você entender quem foi John Locke. Aproveite para descobrir quais são os filósofos que mais caem no ENEM e uma breve explicação sobre as origens das teorias de Taylor.

Quais são as principais ideias de John Locke?

A principal ideia de John Locke era a defesa da liberdade intelectual e da tolerância.

Ele foi o precursor de ideias liberais que foram florescer no iluminismo francês no séc XVIII. Locke foi crítico da teoria do direito divino dos reis que Hobbes defendia.

John não é exatamente iluminista, mas teve influência fundamental no pensamento do século XVIII.

Devido a sua fonte de conhecimento, as principais ideias de John Locke giravam em torno da filosofia política e a Epistemologia (área da filosofia e ciência que estuda o próprio conhecimento e a capacidade humana de conhecer e investigar). Hoje é considerado um dos maiores pensadores ingleses da história.

Sua corrente filosófica gira em torno de três eixos:

  1. Empirismo
  2. Contratualismo
  3. Liberalismo político (Inclusive recebeu a alcunha de “Pai do liberalismo”)

Locke também tinha fama de contrapor outras linhas de pensamento, como fez em seu 2º tratado sobre o governo civil, onde contraria Hobbes ao defender que o estado de natureza não pode ser uma guerra de todos contra todos, mas um estado de perfeita liberdade.

Ou seja, uma das principais ideias de John Locke era de que os homens disfrutariam dos chamados direitos naturais:

  • Vida
  • Liberdade
  • Igualdade
  • Propriedade privada – desde que derivada do trabalho e, assim, natural

Para conhecer mais afundo quem foi John Locke e entender suas principais ideias, é preciso também citar que, para o autor, o governo não surge apenas para limitar certas “liberdades individuais”, mas também para preservá-las.

Dessa forma, aqueles governos que não respeitarem esses direitos, poderão ser derrubados pelos indivíduos, uma vez que o poder político, teoricamente, representa o consentimento de uma maioria.

Nos dias atuais, podemos trazer essa linha de pensamento para a nossa política brasileira, como aconteceu com alguns ex-presidentes do país que foram impeachmados, como são os casos de Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello.

Para Locke, a chamada “revolução armada” é uma maneira legítima, justa e justificada para tais ações. Foi assim que o chamado liberalismo político, em oposição ao absolutismo da época, nasceu.

Outra questão levantada dentro das principais ideias de John Locke é a liberdade individual, abordada em Carta sobre a Tolerância, sobre a religião e seus seguidores. Para ele, a religião deve se limitar à esfera pessoal de cada indivíduo, justamente para evitar guerras motivadas por crenças assim.

Quais são as principais obras de John Locke?

Este é o principal legado deste filósofo britânico:

  1. Cartas sobre a tolerância – Defende a igualdade de direitos sem distinções.
  2. Dois tratados sobre o governo civil – Evidencia as ideias liberais. Defende a laicidade, a propriedade privada, poderes limitados, etc.
  3. Ensaio a cerca do entendimento humano – É o mais conhecido, onde afirma que o ser humano é uma tábula rasa, que vai sendo preenchida pela experiência prática, ou seja, por meio dos 5 sentidos.
  4. Pensamentos sobre a educação – Fala sobre a unidade familiar e desenvolvimento educacional das pessoas.

Frases de John Locke

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

“Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos”

“A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade.”

“O que te preocupa, te escraviza.”

Antes de você ir… temos um desafio para você!!

Entender as principais ideias de John Locke e saber quem ele foi é importante para a vida e, principalmente, para os vestibulares das mais importantes universidades do Brasil. Pensando nisso, além de apresentar aqui um resumo de sua biografia, também temos um teste para você. Está preparado?

Questão de vestibular sobre John Locke

Que tal testar o que você aprendeu sobre quem foi John Locke, importante filósofo inglês? É simples e pode te garantir uma boa nota naquela prova difícil ou mesmo no vestibular! Bora lá?

Questão sobre John Locke na Unicamp – A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p.13.

O empirismo, corrente filosófica da qual Locke fazia parte,

a) afirma que o conhecimento não é inato, pois sua aquisição deriva da experiência

b) é uma forma de ceticismo, pois nega que os conhecimentos possam ser obtidos

c) aproxima-se do modelo científico cartesiano, ao negar a existência de ideias inatas

d) defende que as ideias estão presentes na razão desde o nascimento

Este é apenas um exemplo de como o autor pode aparecer nas mais diversas provas e processos seletivos. Nossa ideia aqui neste artigo é apresentar mais resumidamente quem foi John Locke, sugerimos que, se for de seu interesse, aprofunde mais os conhecimentos lendo suas obras.

A resposta correta da questão apresentada acima é: letra a) afirma que o conhecimento não é inato, pois sua aquisição deriva da experiência.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre quem foi John Locke tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador