Filosofia

Filósofos que mais caem no ENEM! Conheça os principais filósofos, os mais importantes que aparecem nas provas

FILÓSOFOS-QUE-MAIS-CAEM-NO-ENEM!-CONHEÇA-OS-PRINCIPAIS-FILÓSOFOS,-OS-MAIS-IMPORTANTES-QUE-APARECEM-NAS-PROVASFilósofos que mais caem no Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

Conheça os filósofos que mais caem no Enem, já que tem sido cada vez mais comum encontrar algumas questões bem específicas de filosofia no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM. Por isso, é importante estar bem preparado para a prova. Leia nosso artigo e veja quais filósofos mais caem no exame.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Como estudar para a prova de Filosofia do Enem?

Rousseau, Descartes, Sócrates. Você sabe quais são os filósofos que mais caem no ENEM? Na hora de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio, é importante prestar muita atenção em todas as matérias que caem na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. São 45 questões divididas entre história, geografia, sociologia e filosofia.

Muita gente acredita que só é importante estudar as duas primeiras e por isso acaba se prejudicando nas notas, podendo até perder sua vaga na universidade para estudantes que acertaram mais nas duas últimas.

Acredite, os examinadores preparam questões bem específicas sobre sociologia e filosofia. Então é preciso caprichar nos estudos. Sem contar que questões de outras áreas também podem ter elementos sociológicos ou filosóficos.

Foi pensando nisso que nós preparamos uma lista com os filósofos que mais caem no ENEM. Você pode utilizá-la como base para suas leituras na hora de estudar Filosofia. Não se esqueça de se aprofundar bem sobre eles.

Aqui no Beduka já fizemos um especial com as principais questões de vestibular sobre Platão e também resumimos as suas ideias. Desta vez, nosso objetivo é aprofundar nos filósofos que mais caem no ENEM.

É bom lembrar que esses são os que mais têm chance de aparecer nas questões do ENEM, mas isso não quer dizer que todos da lista cairão ou que outros não aparecerão também.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

TOP 6 principais filósofos que mais caem no ENEM!

Estes são os principais filósofos cobrados nas questões de filosofia do Enem:

  1. Santo Agostinho;
  2. René Descartes;
  3. Nicolau Maquiavel;
  4. Sócrates;
  5. Jean-Jacques Rousseau;
  6. Tales de Mileto.
filósofos que mais caem no enem

1- Santo Agostinho

Nascido em Hipona, na atual Argélia, ele era filósofo e teólogo. Suas obra mais conhecida chama-se “Confissões, onde descreve sua vida desde a infância, passando por cada etapa, fazendo e revelando um minucioso exame de consciência e refletindo sobre as mais variadas questões filosóficas enquanto isso.

Suas ideias mais conhecidas são a da iluminação natural e a da compatibilidade da razão com a fé. Segundo a iluminação natural é entendido que a razão do homem é iluminada por Deus e pode conhecer a verdade.

Por isso, Santo Agostinho foi um dos que mais aproveitou as ideias filosóficas de Platão. Como consequência disso, o santo filósofo deixou como herança sua defesa de que a verdade encontrada pela razão não contraria nenhuma verdade de fé (adquirida por revelação divina), mas é por ela aprimorada.

Conheça mais sobre as teorias dele com nosso resumo sobre as principais ideias de Santo Agostinho.

2 – René Descartes

Ele nasceu na França, no século XVI. Além de filósofo, Descartes também era físico e matemático. Você pode não saber, mas provavelmente já ouviu bastante uma frase bem famosa dele: “Penso, logo existo.”

Descartes estava tão ligado aos aspectos da realidade que chegou a questionar sua própria existência. Foi ele quem criou o conhecido Método Cartesiano, que considera real apenas o que é indubitável, ou seja, aquilo sobre o qual é impossível ter sequer dúvida.

Descartes é um dos maiores nomes do Racionalismo, uma teoria do conhecimento que cai muito no Enem.

3 – Nicolau Maquiavel

Este filósofo é mais famoso por ter escrito o livro absolutista “O Príncipe”. Comumente pensa-se que a frase: Os fins justificam os meios pertence a este autor, mas não. Trata-se somente de uma interpretação sobre sua obra por ele ter dito que o governante deve agir pautado na moral sempre que possível, infringindo-a somente se for necessário. A regra é o bem, mas o mal pode ter utilidade.

Outro ponto importante em sua obra é a ideia de que é o homem quem estabelece o que está certo ou errado, não Deus. Tudo isso ajudou a estabelecer ainda mais os reinados absolutistas na Idade Moderna.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Conheça outras teorias deste autor com nosso resumo sobre as principais ideias de Maquiavel.

4 – Sócrates + bônus: Platão

O grego Sócrates é tido por muitos como o pai da filosofia ocidental. Seu principal pensamento era que a sabedoria do homem estava restrita à sua ignorância. Isso pode ser refletido em sua frase mais famosa: “Só sei que nada sei.” Isso quer dizer que é sábio aquele que tem conhecimento do seu não saber sobre as coisas.

Sua filosofia estava nos diálogos e nas perguntas. É comum ler as obra em que Sócrates questiona outros filósofos. Para ele, o que mais importava era a arte de dialogar com o outro e não de falar bonito para os outros.

Texto completo com as principais ideias de Sócrates.

Principais ideias de Platão.

5 – Jean-Jacques Rousseau

Rousseau nasceu na Suíça e, além de filósofo, foi compositor, escritor e teórico político. É até hoje considerado um dos maiores nomes do iluminismo e uma das grandes inspirações para o movimento romancista.

Este movimento foi influenciado por Rousseau por causa do mito do bom selvagem, afinal ele defendia que naturalmente o homem é bom por natureza (o índio) e a sociedade corrompe e tira liberdade (a civilização).. Para que uma sociedade nova surgisse, o ideal seria que os homens recebessem educação segundo a natureza em sua forma pura.

Veja aqui questões de vestibular sobre as vanguardas europeias

6 – Tales de Mileto

Este é outro grande filósofo grego que também era conhecido por ser astrônomo e matemático. Tales acreditava que a água era a origem de toda a vida. Além disso, ele era um defensor da imanência, ou seja, a crença de que Deus está em tudo que pertence à natureza.

É muito importante entender que ao dizer que a água é o princípio de tudo, ele está tentando encontrar uma explicação da origem de todas as coisas!

Explicamos um pouco sobre seis dos filósofos que mais caem no ENEM, aproveite para incluí-los no seu plano de estudos.

Além desses, podemos mencionar também Platão, Aristóteles, Kant, Epicuro, Karl Marx, Thomas Hobbes e muitos outros filósofos que podem aparecer na prova deste ano.

Veja aqui como estudar história para o ENEM

O Beduka te conecta à faculdade

O Pantanal e outros biomas são regiões de muitas oportunidades, principalmente nas áreas das engenharias. 

E você pode estudar qualquer uma delas e outras de sua preferência com um desconto incrível nas mensalidades!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre filósofos que mais caem no Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.