CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de filosofia do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-FILOSOFIA-DO-BRASIL-Melhores faculdades de Filosofia do Brasil
Cronograma do que estudar

O indivíduo graduando em filosofia estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos principais filósofos. Se tem interesse nessa área, confira as melhores faculdades de filosofia do Brasil.

Se você quer seguir os seus estudos escolhendo filosofia como sua opção de graduação, precisa ter algo muito claro: você está escolhendo uma carreira acadêmica.

Nesse contexto, o que entendemos como as melhores faculdades de filosofia do Brasil está completamente associado como os melhores lugares para fazer pesquisa.

Partindo deste princípio, você pode começar a se perguntar o que é fazer pesquisa e o que significa seguir uma carreira acadêmica.

Antes de saber quais são os melhores locais para estudar, é crucial saber o que essas coisas significam, não acha?

O que o filósofo faz? Basicamente leciona ou pesquisa

Fazer pesquisa é exatamente o que o termo diz que é: se engajar na atividade de investigar algo com objetivo de gerar conhecimento, testar teorias, desenvolver algo, contribuir para a evolução ou mesmo acabar com teorias que não se comprovam na prática.

No caso da filosofia, a pesquisa deve se concentrar na realidade em que as pessoas vivem e nas diferentes maneiras de compreendê-la e interpretá-la.

No que diz respeito à escolha da vida acadêmica como carreira, a pesquisa se torna o seu trabalho.

Isso significa que a sua vida profissional será essencialmente transitando entre os campos teóricos e práticos, e existem algumas áreas em que isso só é possível no ambiente universitário.

Quando ouvimos falar sobre pesquisa na televisão ou nos jornais, em geral, a atividade está atrelada à áreas mais famosas e que nem sempre tem nada a ver com uma universidade.

Há pesquisadores da área de farmácia, por exemplo, que trabalham para grandes empresas do ramo farmacêutico.

Como foi elaborada a lista das melhores faculdades de filosofia do Brasil?

Usamos os dados do Ranking Universitário Folha (RUF 2018) para elaborar a lista das melhores faculdades de filosofia do Brasil. Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

De acordo com o levantamento, chegamos a relação que apresentamos abaixo. Aqui no Beduka temos um buscador em que você pode pesquisar os melhores cursos da graduação escolhida na cidade ou estado que desejar.

Lista das melhores faculdades de filosofia do Brasil:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)
  6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  8. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  9. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Vamos aos detalhes das 5 maiores agora.

Universidade de São Paulo (USP)

No que diz respeito à recomendação dos alunos no mercado de trabalho e à qualidade de ensino, a USP lidera o ranking das melhores faculdades de filosofia do Brasil com uma qualidade impressionante. Outro critério em que a instituição é a melhor avaliada com relação ao programa de pós-graduação.

Nesse contexto, você deve considerar seriamente tentar estudar na Universidade de São Paulo não só pelo que ela pode oferecer na graduação, mas no que diz respeito à continuação de uma carreira impressionante.

Você pode garantir a sua vaga no vestibular da FUVEST ou por meio da nota do ENEM.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Logo no segundo lugar neste ranking, a UFMG se destaca pelos mesmos critérios da USP, que vimos anteriormente. A aprovação dos alunos no mercado e a qualidade do ensino são aspectos impressionantes e reconhecidos em todo o país.

Geralmente, os estudantes sempre tentam garantir vaga em mais de uma instituição, já que a concorrência nas universidades federais é sempre alta. A UFMG faz parte das faculdades que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Outra instituição que você deve considerar se estiver pensando em seguir a carreira acadêmica em filosofia é a Unicamp. Apesar de ser a terceira no ranking, de forma geral, ela foi eleita a segunda melhor universidade do país e compete fortemente com a USP todos os anos pelo primeiro lugar.

Cronograma de estudos

Assim, não se preocupe muito com quem ocupa o primeiro ou o terceiro, ou o quinto lugar. Todas as instituições citadas têm condições de oferecer a estrutura necessária para que você se destaque.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ tem excelente avaliação quando analisamos a inserção dos alunos no mercado de trabalho e também na quantidade de professores com dedicação exclusiva.

Novamente, é uma instituição pública que aparece na 4ª posição das melhores faculdades de filosofia do Brasil. Isso quer dizer que para você garantir uma vaga para essa graduação deverá dedicar-se bastante aos estudos.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

A PUC é uma das poucas universidades particulares do país a oferecer cursos com qualidade equivalente aos oferecidos pelas instituições públicas.

A universidade ficou empatada no conceito de avaliação do mercado de trabalho com as outras que aparecem entre a 2ª a 4ª posição do ranking das melhores faculdades de filosofia do Brasil. Ela também conta com professores com dedicação exclusiva e ficou na 5ª posição desta lista por causa da qualidade do ensino, um pouco abaixo das anteriores.

Outras boas faculdades que oferecem graduação em filosofia

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Em um contexto em que há muitas instituições boas para escolher, tenha em mente que os critérios para decidir a sua universidade devem levar em consideração o que discutimos mais acima: uma instituição conhecida pela qualidade de ensino, que dê a oportunidade de continuar os estudos em uma pós-graduação de qualidade e que seja reconhecida pela inserção do aluno no mercado, isto é, na academia.

Como escolher a sua faculdade de filosofia?

Algo que gostamos de frisar bastante aqui é que a lista apresentada dos melhores faculdades de filosofia do Brasil foi elaborada de acordo com diversos itens avaliados pela Folha de São Paulo, mas que podem não ser os mesmos que os seus.

Ou seja, o conceito de melhor é sempre relativo, pois, você deve levar em consideração vários quesitos e alguns deles são pessoais. Por exemplo, o que é melhor para mim, no meu sonho de estudar em uma das melhores faculdades de filosofia do Brasil, não necessariamente será o mesmo para quem quer fazer a graduação em Manaus, Pernambuco ou Campinas.

Se a faculdade escolhida não faz parte desta seleção ou se estas instituições acima estão longe da sua realidade, não desanime. Existe ensino de qualidade nas universidades avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Pesquise mais sobre o curso de filosofia aqui no Beduka.

Além disso, você pode conseguir uma vaga para estudar filosofia em uma das demais universidades públicas no Sistema Integrado de Seleção (SISU). Mas tem que conquistar uma boa nota no ENEM. Veja aqui o que estudar para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Outra opção, caso você faça parte das pessoas que podem participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), terá a possibilidade de conquistar uma das bolsas de estudo para filosofia oferecidas pelo governo federal.

Agora que você já conhece quais as melhores faculdades de filosofia do Brasil, é importante saber se organizar para estudar. Mantenha em mente seu objetivo e comece ainda hoje a colocar em prática, mesmo que seja aos poucos, um dia você alcançará este sonho!

Aproveite as dicas do Beduka

Aqui no nosso site você encontra uma relação com todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte da última edição do Sisu.

Além de explicar quais são as melhores faculdades de filosofia do Brasil, descubra também:

Estamos preocupados com a sua preparação para os processos seletivos e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de dicas sobre vestibulares para você ficar por dentro de tudo o que acontece.

Você acabou de conferir uma lista com as melhores faculdades de filosofia do Brasil,  aproveite para ver também quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, ver a lista das melhores faculdades de Fortaleza, saber detalhes sobre as inscrições no ProUni 2019.1 e também entender as teorias sobre a origem da vida.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.