Dicas

Como se organizar para estudar? 12 infalíveis dicas!

Como se organizar para estudar?Como se organizar para estudar?
Plano de Estudos 2023 chegou

Para estudar, seja pro ENEM ou outros diversos vestibulares, é necessário organização. Por isso, nesse artigo reunimos 12 dicas que te ajudarão a se organizar melhor nos estudos.

Em época de provas parece que o tempo começa a passar mais rápido e você sente uma enorme pressão para se organizar e rever o que andou estudando, certo? Entretanto, algumas pessoas sentem dificuldade em saber como se organizar para estudar de forma simples e garantir uma boa nota final. Para evitar qualquer problema, separamos algumas dicas valiosas para a sua preparação.

Antes de tudo, para se organizar é preciso definir metas. O seu objetivo possui longo, médio ou curto prazo? Algumas pessoas necessitam de mais tempo do que outras, o que é perfeitamente comum dentro de qualquer aprendizado. Por isso, é essencial conhecer os próprios limites e objetivos.

É comum também nesta fase ter algumas dúvidas em relação a qual é o melhor método a se seguir e sua efetividade. Porém, a responsabilidade de cada um em se preparar é igualmente importante. Nós te mostraremos o caminho, mas você será o responsável por dar o pontapé inicial.

Veja também:

Como se organizar para estudar de forma simples

Como se organixar para estudar?

1 – Não deixe o conteúdo acumular

Revisar o material estudado é fundamental durante o plano de estudos. Muitas vezes aquele tema que parecia não ser muito importante é deixado para depois e, por fim, acaba sendo algo valioso.

2 – Dormir é muito importante, conheça seus limites!

Uma das dicas mais indispensáveis para saber como se organizar para estudar é: tenha uma boa noite de sono. A recomendação médica é dormir, no mínimo, oito horas. Então nada de virar a noite estudando, planeje-se.

3 – Estude vestibulares antigos

Um mês antes, revise o conteúdo já estudado. Aqui a orientação é separar os tópicos principais que já caíram em outros vestibulares dentro do curso escolhido. Se aprovado para a segunda fase, faça novamente uma revisão, ainda mais aprofundada.

4 – A importância dos simulados

Faça ao menos alguns testes antes do vestibular, eles podem te preparar para outras fases e contribuir mais ainda para saber como se organizar para estudar de maneira eficaz. Clique aqui e faça o Simulado do Beduka com as questões dos últimos 6 anos do Enem.

5 – Monte um cronograma com datas e horas

O planejamento é livre, já que cada um possui limitações. Aqueles que trabalham devem incluir horários disponíveis para o estudo: almoço, percurso para o trabalho, etc. Só não se esqueça de adicionar, ao menos, um dia de descanso e outro para revisão.

6 – Coloque em prática o que aprendeu

Sabemos que revisar é um exercício importante, assim como escrever com as próprias palavras o que se entendeu também é. Para colocar em prática as dicas de como se organizar para estudar, é recomendável pedir para alguém de confiança conferir sua produção.

7 – Olho na postura!

Os efeitos da má postura podem agravar seriamente as dores no corpo, especialmente em estudantes. Por este motivo, cuidado com a maneira como você se mantém sentado durante as muitas horas de estudo.

8 – Evite estudar na cama

Além de gerar sonolência e consequentemente tirar o seu foco dos estudos, ler deitado também ocasiona dores devido a má postura que poderiam ser facilmente evitadas. Busque por lugares arejados, de preferência com mesas e cadeiras.

9 – Descanso e lazer são importantes neste processo

Sabemos o quão difícil o processo de aprendizado diário pode ser. Pensando nisso, uma das dicas mais importantes de como se organizar para estudar é saber a hora de dar uma pausa e respirar. Saia um pouco, tente relaxar e se distrair.

Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka

10 – Luz, câmera e atenção!

Forçar a visão pode ser prejudicial não apenas para os estudos, mas também para a sua saúde. A dica é se manter em um ambiente bem iluminado, de preferência sentado em frente a uma janela, nunca de costas.

11 – Atividades físicas são essenciais

Esta dica pode parecer um pouco incomum, já que temos uma ideia de estudo apenas focada em trabalhar a mente. Entretanto, exercitar-se ajuda no alívio de estresse e no controle da ansiedade causada pelas provas e prazos.

12 – Escolhendo um lugar tranquilo

Saber escolher um local ideal para colocar em prática essas dicas é muito mais importante do que aprender como se organizar para estudar. Não basta apenas ser um local arejado e com boa iluminação, para se concentrar é preciso que a distração seja zero.

Não se esqueça de se afastar das redes sociais e de ter total atenção aos estudos, no período que pré-determinou.

Como você pôde conferir, alcançar boa nota em um concurso ou vestibular requer muita dedicação. Aplique essas dicas de como se organizar para estudar e perceba a evolução seu aprendizado e memorização dos conteúdos.

Se você ainda não sabe qual curso pretende fazer, leia nosso artigo e saiba como descobrir sua vocação. Descubra também as diferenças entre bacharelado e licenciatura.

Depois de decidir qual é a sua área e aprender como se organizar para estudar, aproveite para conferir nossas dicas de palavras que você precisa usar para enriquecer sua redação, questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Aqui no Beduka você pode buscar faculdades particulares e públicas e seus cursos para encontrar aquele ideal para o seu objetivo. Encontre informações como endereço, notas do MEC e também os valores das mensalidades das instituições privadas.

Por meio de um cadastro simples e gratuito, você pode verificar as faculdades que oferecem bolsas de estudo e se inscrever para garantir a sua.

Agora que você sabe como se organizar para estudar da melhor forma, é hora de se planejar. Já decidiu qual profissão seguir? Ainda não conseguiu escolher qual vestibular prestar? Tenha calma, lembre-se de dar o tempo que achar necessário para colocar os planos em prática. Conheça os seus limites.

Leia também:

Faça o download do melhor Plano de Estudos gratuito da internet.

Estude com ajuda do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador