Dicas

Como se organizar para estudar? Equilibre esforço com descanso

Como se organizar para estudar?Como se organizar para estudar?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Para estudar, seja pro Enem ou outros diversos vestibulares, é necessário organização. Por isso, nesse artigo reunimos 12 dicas que te ajudarão a se organizar melhor nos estudos.

Em época de provas parece que o tempo começa a passar mais rápido e você sente uma enorme pressão para se organizar e rever o que andou estudando, certo? Entretanto, algumas pessoas sentem dificuldade em saber como se organizar para estudar de forma simples e garantir uma boa nota final. Para evitar qualquer problema, separamos algumas dicas valiosas para a sua preparação.

Antes de tudo, para se organizar é preciso definir metas. O seu objetivo possui longo, médio ou curto prazo? Algumas pessoas necessitam de mais tempo do que outras, o que é perfeitamente comum dentro de qualquer aprendizado. Por isso, é essencial conhecer os próprios limites e objetivos.

É comum também nesta fase ter algumas dúvidas em relação a qual é o melhor método a se seguir e sua efetividade. Porém, a responsabilidade de cada um em se preparar é igualmente importante. Nós te mostraremos o caminho, mas você será o responsável por dar o pontapé inicial.

Veja também:

Como se organizar para estudar de forma simples

1 – Não deixe o conteúdo acumular

Revisar o material estudado é fundamental durante o plano de estudos. Muitas vezes aquele tema que parecia não ser muito importante é deixado para depois e, por fim, acaba sendo algo valioso.

2 – Dormir é muito importante, conheça seus limites!

Uma das dicas mais indispensáveis para saber como se organizar para estudar é: tenha uma boa noite de sono. A recomendação médica é dormir, no mínimo, oito horas. Então nada de virar a noite estudando, planeje-se.

3 – Estude vestibulares antigos

Um mês antes, revise o conteúdo já estudado. Aqui a orientação é separar os tópicos principais que já caíram em outros vestibulares dentro do curso escolhido. Se aprovado para a segunda fase, faça novamente uma revisão, ainda mais aprofundada.

4 – A importância dos simulados

Faça ao menos alguns testes antes do vestibular, eles podem te preparar para outras fases e contribuir mais ainda para saber como se organizar para estudar de maneira eficaz. Clique aqui e faça o Simulado Enem do Beduka com as questões dos últimos 6 anos do Enem.

5 – Monte um cronograma com datas e horas

O planejamento é livre, já que cada um possui limitações. Aqueles que trabalham devem incluir horários disponíveis para o estudo: almoço, percurso para o trabalho, etc. Só não se esqueça de adicionar, ao menos, um dia de descanso e outro para revisão.

6 – Coloque em prática o que aprendeu

Sabemos que revisar é um exercício importante, assim como escrever com as próprias palavras o que se entendeu também é. Para colocar em prática as dicas de como se organizar para estudar, é recomendável pedir para alguém de confiança conferir sua produção.

7 – Olho na postura!

Os efeitos da má postura podem agravar seriamente as dores no corpo, especialmente em estudantes. Por este motivo, cuidado com a maneira como você se mantém sentado durante as muitas horas de estudo.

8 – Evite estudar na cama

Além de gerar sonolência e consequentemente tirar o seu foco dos estudos, ler deitado também ocasiona dores devido a má postura que poderiam ser facilmente evitadas. Busque por lugares arejados, de preferência com mesas e cadeiras.

9 – Descanso e lazer são importantes neste processo

Sabemos o quão difícil o processo de aprendizado diário pode ser. Pensando nisso, uma das dicas mais importantes de como se organizar para estudar é saber a hora de dar uma pausa e respirar. Saia um pouco, tente relaxar e se distrair.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

10 – Luz, câmera e atenção!

Forçar a visão pode ser prejudicial não apenas para os estudos, mas também para a sua saúde. A dica é se manter em um ambiente bem iluminado, de preferência sentado em frente a uma janela, nunca de costas.

11 – Atividades físicas são essenciais

Esta dica pode parecer um pouco incomum, já que temos uma ideia de estudo apenas focada em trabalhar a mente. Entretanto, exercitar-se ajuda no alívio de estresse e no controle da ansiedade causada pelas provas e prazos.

12 – Escolhendo um lugar tranquilo

Saber escolher um local ideal para colocar em prática essas dicas é muito mais importante do que aprender como se organizar para estudar. Não basta apenas ser um local arejado e com boa iluminação, para se concentrar é preciso que a distração seja zero.

Não se esqueça de se afastar das redes sociais e de ter total atenção aos estudos, no período que pré-determinou.

Como você pôde conferir, alcançar boa nota em um concurso ou vestibular requer muita dedicação. Aplique essas dicas de como se organizar para estudar e perceba a evolução seu aprendizado e memorização dos conteúdos.

Se você ainda não sabe qual curso pretende fazer, leia nosso artigo e saiba como descobrir sua vocação. Descubra também as diferenças entre bacharelado e licenciatura.

Depois de decidir qual é a sua área e aprender como se organizar para estudar, aproveite para conferir nossas dicas de palavras que você precisa usar para enriquecer sua redação, questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Aqui no Beduka você pode buscar faculdades particulares e públicas e seus cursos para encontrar aquele ideal para o seu objetivo. Encontre informações como endereço, notas do MEC e também os valores das mensalidades das instituições privadas.

Por meio de um cadastro simples e gratuito, você pode verificar as faculdades que oferecem bolsas de estudo e se inscrever para garantir a sua.

Agora que você sabe como se organizar para estudar da melhor forma, é hora de se planejar. Já decidiu qual profissão seguir? Ainda não conseguiu escolher qual vestibular prestar? Tenha calma, lembre-se de dar o tempo que achar necessário para colocar os planos em prática. Conheça os seus limites.

Leia também:

Faça o download do melhor Plano de Estudos da internet.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.