Vestibulares

Como estudar para o vestibular?

como estudar para o vestibularComo estudar para o vestibular?

As provas do vestibular te assustam? Ainda não sabe por onde começar a estudar? Nesse artigo reunimos algumas dicas para que você saiba como estudar para o vestibular escolhido!

Passar no vestibular é o sonho de muitas pessoas, não apenas de estudantes do ensino médio, mas de qualquer um que pretenda aprender mais sobre uma área e ter mais chances de ser bem-sucedido na sua vida profissional. Nesta hora surge a dúvida: como estudar para o vestibular? Calma, nós ensinaremos.

Clique no banner para acessar o nosso Simulado do ENEM gratuito. É online e você pode montá-lo do seu jeito. Além disso o resultado sai na hora.

A verdade é que durante o período preparatório para as provas os nervos estão à flor da pele, porque existe uma pressão gigante em cima do vestibulando, seja dos pais, professores ou dele mesmo. E não é para menos. Afinal, a concorrência é enorme.

Para você ter uma ideia: segundo o Jornal da USP, a Fuvest 2018 contou com 137.581 candidatos disputando 8.402 vagas em 182 cursos. Em certos cursos, como Medicina, a relação de candidatos por vaga foi maior do que 135!

Ou seja, está longe de ser fácil conseguir passar no vestibular em uma universidade de ponta. No entanto, também não é impossível. Você não é menos inteligente ou menos capaz do que os que conseguiram antes. Mas, para isso, precisa estudar bastante e ter disciplina.

Temos aqui alguns materiais que podem ser úteis para você que busca como estudar para o vestibular. Veja algumas questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Para te ajudar com esse objetivo de aprovação no curso escolhido, preparamos algumas dicas importantes sobre como estudar para o vestibular. Confira abaixo!

Se você ainda não descobriu a sua vocação ou não decidiu qual faculdade cursar, saiba aqui quais são as melhores universidades de São Paulo.

Descubra como estudar para o vestibular

como estudar para o vestibular

Organize seu tempo – Ter um calendário e uma agenda (no celular ou em papel) é essencial. Lá você coloca as datas mais importantes, os simulados, os horários, quais matérias estudar no dia, quais prioridades, etc. Veja aqui como montar o seu plano de estudos.

E baixe aqui o Plano de Estudos Gratuito para estudar para o ENEM.

Se você faz um cursinho preparatório, aproveite as matérias estudadas durante as aulas para revisá-las quando chegar em casa.

Lembre-se de que não adianta apenas estudar dentro da sala do cursinho: é importante fazer exercícios e rever a matéria em casa também.

Caso você não faça cursinho, monte um cronograma de estudos na sua agenda e vá selecionando horários e dias para cada matéria, de acordo com suas prioridades. Vale a pena estudar no final de semana também, mesmo que seja por um período de tempo menor.

Priorize as matérias mais difíceis – Quando estiver organizando suas matérias, dê prioridade àquelas nas quais você tem mais dificuldade.

A ideia é que você comece o seu dia (ou noite) de estudo por elas porque assim aproveita toda a energia inicial para aprendê-las. Depois, quando estiver mais cansado, retorne às que compreende melhor.

Não deixe de fazer muitos exercícios e revisá-los bem. Se não estiver fazendo cursinho, você pode pagar um professor particular específico para a área em que tem mais dificuldade. Na internet você também encontra muito material gratuito, como videoaulas, por exemplo.

Respeite seu ritmo – Não tente copiar a rotina de estudos de outras pessoas, pois cada um possui seu ritmo. Você precisa se organizar para estudar do jeito que te deixar mais confortável e for melhor para seus objetivos. Não existe um método universal de estudos, cada um aprende de forma diferente.

O importante é não desistir de estudar e respeitar sua saúde mental. Se puder fazer de 3 a 4 horas diárias de estudos, ótimo. Se conseguir mais, melhor ainda. Mas não exagere! Não tente estudar 8 horas por dia ou você pode perder a cabeça!

Lembre-se também de fazer intervalos de 10 ou 15 minutos entre algumas horas de estudo. É importante espairecer e se distrair um pouquinho.

Esteja sempre atualizado(a) – A nossa última dica de como estudar para o vestibular é: além das matérias estudadas, não se esqueça de ler sobre as atualidades. É sempre bom saber o que está acontecendo pelo país e pelo mundo, mas isso é mais importante ainda para o vestibulando.

Algumas provas discursivas e principalmente a de redação sempre pedem para que você argumente sobre algum tema atual, seja nacional ou mundial. É essencial que você tenha boas informações sobre o tema. Isso ajuda a garantir boas notas.

Você pode acompanhar Guia do Estudante – Atualidades, uma revista encontrada em bancas de jornais, livrarias ou por meios virtuais, que é até considerada o livro sagrado de alguns vestibulandos.

Por fim, quando não estiver estudando, procure relaxar. Assista a filmes, leia livros de que goste, jogue, faça atividades físicas, enfim, gaste esse tempo com algo que te faça sentir bem.

Você descobriu aqui quatro dicas de como estudar para o vestibular. Tem dúvidas sobre o curso ou sua vocação? Aprenda aqui como escolher a profissão certa.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, temos conteúdos diversos que vão te auxiliar desde o processo de entender as diferenças entre bacharelado e licenciatura e como conquistar uma bolsa na faculdade, até dicas de como fazer uma boa redação.

Por meio de um cadastro simples e gratuito, você pode verificar as faculdades que oferecem bolsas de estudo e se inscrever para garantir a sua.

O que você achou das nossas dicas de como estudar para o vestibular? Compartilhe também com os seus colegas e estudem juntos. Veja também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador