Biologia

Os 5 melhores Exercícios sobre Células com Gabarito

Exercícios sobre CélulasExercícios sobre Células

As células são as menores unidades que formam os animais, as plantas, as bactérias e os outros seres vivos. Elas são essenciais na manutenção, podendo ser divididas entre eucariotas e procariotas. Dentro das células existem organelas e cada uma possui uma função, que pode ou não cooperar com a outra.

Quer seguir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

O que é uma Célula?

As células são as menores unidades que constituem os seres vivos. Elas são estruturas funcionais que iniciam processos metabólicos essenciais para o organismo dos seres vivos.

Observação!

Os vírus não possuem células! Existem vários estudos que tentam explicar se eles são ou não seres vivos. Aprenda mais sobre o que são vírus!

Características da Célula

  • É a menor parte dos seres vivos;
  • Possuem funções e formatos definidos;
  • É considerada a unidade estrutural do ser vivo;
  • Possui a capacidade de produzir energia, de se reproduzir e de se nutrir.

Quais os tipos celulares?

Existem vários tipos de células, sendo cada uma com sua função bem definida e todas dependem umas das outras, como se as células fossem uma comunidade e o nosso corpo é o lugar em que vivem.

Essa comparação é possível pois uma célula coopera com a outra e muitas dividem funções. Dessa maneira, as células são responsáveis pela manutenção da vida.

As células podem ser divididas em dois grupos: as eucarióticas e as procarióticas. É importante saber quais são os tipos de células para pode realizar os exercícios e ir bem na prova de Biologia do ENEM e de outros vestibulares.

Células Eucarióticas

As células eucarióticas possuem o núcleo celular delimitado com um envoltório denominado carioteca. Isso faz com que o material genético dessas células fique protegido e separado das demais organelas da célula.

É nesse núcleo que ocorrem os processos de duplicação e replicação do DNA, além do início da transcrição e tradução, relacionados com a síntese proteica.

Dentre as células eucarióticas temos o grupo das células vegetais e células animais. É importante que você saiba as principais características dessas células!

Células Vegetais

As células vegetais são as células encontradas nas plantas e em algumas . Elas são caracterizadas pela presença de parede celular, cloroplastos e um grande vacúolo central.

Em destaque, os cloroplastos são os responsáveis pela fotossíntese. Esse processe é essencial para a manutenção da vida na terra!

Células Animais

As células animais são encontradas em todos os animais e em alguns seres vivos unicelulares. Elas possuem basicamente as mesmas estruturas que as células vegetais, com exceção do cloroplasto e da parede celular.

Ao contrário das células vegetais, as células animais não possuem um vacúolo grande e central, mas possuem vários vacúolos pequenos e espalhados pelo citoplasma.

Células Procarióticas

As células procariotas também possuem a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. Elas são consideradas menos complexas, pois o DNA não está envolvido em uma membrana e nem possui um núcleo caracterizado pela carioteca (membrana nuclear).

Os seres unicelulares, como as bactérias, cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou Cyanobacteria) e as micoplasmas, são células procariontes.

  • Temos um Simulado online e 100% gratuito te esperando, entre aqui para conhecer.

Quais as organelas celulares e suas funções?

Antes de você fazer os exercícios sobre células, vamos relembrar quais são as organelas celulares e suas funções:

  • Membrana plasmática: envolve a célula e seleciona as substâncias que entram e saem das células. É composta por lipídios;
  • Núcleo: Presente nas células eucariontes, guarda o material genético;
  • Mitocôndria: Responsável pela respiração celular, que produz energia (ATP);
  • Lisossomos: A sua função é realizar a degradação das substâncias, ou seja, a digestão celular;
  • Retículo endoplasmático: Possui a capacidade de transportar substâncias e existem dois tipos de retículo: o Rugoso e o Liso;
  • Complexo de Golgi: Responsável por secretar as substâncias que estão dentro da célula, além de sintetizar carboidratos polissacarídeos;
  • Centríolos: Auxiliam no deslocamento das células e na divisão celular;
  • Peroxissomos: Possuem a catalase, que possibilita a quebra da água oxigenada, pois essa substância é prejudicial para o desenvolvimento da célula;
  • Citoplasma: O citoplasma é constituído por uma substância denominada citosol, que possui um aspecto gelatinoso. As organelas estão espalhadas dentro do citoplasma;
  • Citoesqueleto: Responsável por sustentar a forma da célula;
  • Plastídios: Os plastídios estão presentes nas células vegetais e o mais conhecido é o cloroplasto, responsável por executar a fotossíntese e dar o pigmento verde às plantas;
  • Vacúolos: Possuem a função de estocar de produtos do metabolismo, quebrar macromoléculas e a manter da rigidez dos tecidos vegetais.

Exercícios sobre Células

1 – (PUC-RS) O citoplasma celular é composto por organelas dispersas em uma solução aquosa denominada de citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

a) Participa do equilíbrio osmótico

b) Catalisa reações químicas

c) Atua como solvente universal

d) Participa de reações de hidrólise

e) Participa do transporte de moléculas

2 – (PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado de mosaico fluído. Nesse conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:

a) ácidos nucleicos e proteínas

b) ácidos nucleicos e enzimas

c) lipídios e enzimas

d) enzimas e glicídios

e) lipídios e proteínas

3 – (UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas

a) lisossomos e peroxissomos

b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi

c) retículo endoplasmático e ribossomos

d) ribossomos e membrana plasmática

e) ribossomos e centríolos

4 – (Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos

5 – (Enem 2013)A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo

b) Mitocôndria

c) Peroxissomo

d) Complexo golgiense

e) Retículo endoplasmático

Gabarito dos Exercícios sobre Células

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: b) Catalisa reações químicas

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: e) lipídios e proteínas

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: d) ribossomos e membrana plasmática

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: b) Mitocôndria

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Gostou dos nossos exercícios sobre Célula? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.


Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

  • Há um erro! células procarioticas não possuem complexo de golgi, retículo endoplasmatico …
    CORRIJAM O TEXTO !!!
    “Algumas Organelas das Células Procariota
    Ribossomos
    Plasmídios ou plastídios;
    Complexo de Golgi;
    Retículo endoplasmático.” 🙂

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador