Biologia

Os 10 melhores Exercícios sobre Células, com Gabarito!

Exercícios sobre CélulasExercícios sobre Células
Sala do Saber - melhor cursinho online

As células são as menores unidades que formam os animais, as plantas, as bactérias e os outros seres vivos. Neste artigo, além de um resumo completo sobre o assunto, nós também selecionamos os 10 melhores exercícios sobre células para você testar seus conhecimentos!

Quer seguir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quer praticar mais exercícios de Biologia? Faça o Simulado Enem do Beduka, ele é 100% gratuito personalizável!

O que são as Células?

As células são as menores unidades que constituem os seres vivos. Elas são estruturas funcionais que iniciam processos metabólicos essenciais para o organismo.

Veja a seguir as principais características das Células!

Características da Célula

  • São a menor parte dos seres vivos;
  • Possuem funções e formatos definidos;
  • São consideradas a unidade estrutural do ser vivo;
  • Possuem a capacidade de produzir energia, de se reproduzir e de se nutrir.

Quais os tipos celulares?

Existem vários tipos de células, sendo cada uma com sua função bem definida e todas dependem umas das outras, como se as células fossem uma comunidade e o nosso corpo é o lugar em que vivem.

Essa comparação é possível, pois uma célula coopera com a outra e muitas dividem funções. Dessa maneira, as células são responsáveis pela manutenção da vida.

As células podem ser divididas em dois grupos: as eucarióticas e as procarióticas. É importante saber quais são os tipos de células para pode realizar os exercícios e ir bem na prova de Biologia do ENEM e de outros vestibulares.

Células Eucarióticas

As células eucarióticas possuem o núcleo celular delimitado com um envoltório denominado carioteca. Isso faz com que o material genético dessas células fique protegido e separado das demais organelas da célula.

É nesse núcleo que ocorrem os processos de duplicação e replicação do DNA, além do início da transcrição e tradução, relacionados com a síntese proteica.

Dentre as células eucarióticas, temos o grupo das células vegetais e células animais. É importante que você saiba as principais características dessas células para mandar bem nos exercícios sobre células!

Células Vegetais

As células vegetais são as células encontradas nas plantas. Elas são caracterizadas pela presença de parede celular, cloroplastos e um grande vacúolo central.

Em destaque, os cloroplastos são os responsáveis pela fotossíntese. Esse processe é essencial para a manutenção da vida na terra!

Células Animais

As células animais são encontradas em todos os animais e em alguns seres vivos unicelulares. Elas possuem basicamente as mesmas estruturas que as células vegetais, com exceção do cloroplasto e da parede celular.

Ao contrário das células vegetais, as células animais não possuem um vacúolo grande e central, mas possuem vários vacúolos pequenos e espalhados pelo citoplasma.

Células Procarióticas

As células procariotas também possuem a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. Elas são consideradas menos complexas, pois o DNA não está envolvido em uma membrana e nem possui um núcleo caracterizado pela carioteca (membrana nuclear).

Os seres unicelulares, como as bactérias e as arqueias, são células procariontes.

Quais as organelas celulares e suas funções?

Antes de você fazer os exercícios sobre células, vamos relembrar quais são as organelas celulares e suas funções:

  • Membrana plasmática: envolve a célula e seleciona as substâncias que entram e saem das células. É composta por lipídios;
  • Núcleo: Presente nas células eucariontes, guarda o material genético;
  • Mitocôndria: Responsável pela respiração celular, que produz energia (ATP);
  • Lisossomos: A sua função é realizar a degradação das substâncias, ou seja, a digestão celular;
  • Retículo endoplasmático: Possui a capacidade de transportar substâncias e existem dois tipos de retículo: o Rugoso e o Liso;
  • Complexo de Golgi: Responsável por secretar as substâncias que estão dentro da célula, além de sintetizar carboidratos polissacarídeos;
  • Centríolos: Auxiliam no deslocamento das células e na divisão celular;
  • Peroxissomos: Possuem a catalase, que possibilita a quebra da água oxigenada, pois essa substância é prejudicial para o desenvolvimento da célula;
  • Citoplasma: O citoplasma é constituído por uma substância denominada citosol, que possui um aspecto gelatinoso. As organelas estão espalhadas dentro do citoplasma;
  • Citoesqueleto: Responsável por sustentar a forma da célula;
  • Plastídios: Os plastídios estão presentes nas células vegetais e o mais conhecido é o cloroplasto, responsável por executar a fotossíntese e dar o pigmento verde às plantas;
  • Vacúolos: Possuem a função de estocar de produtos do metabolismo, quebrar macromoléculas e a manter da rigidez dos tecidos vegetais.

Agora que você entendeu tudo sobre o que são as células e seus principais tipos, responda os 10 melhores exercícios sobre células!

Exercícios sobre Células

Questão 1 – (PUC-RS)

O citoplasma celular é composto por organelas dispersas em uma solução aquosa denominada de citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

a) Participa do equilíbrio osmótico

b) Catalisa reações químicas

c) Atua como solvente universal

d) Participa de reações de hidrólise

e) Participa do transporte de moléculas

Questão 2 – (PUC-PR)

No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado de mosaico fluído. Nesse conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:

a) ácidos nucleicos e proteínas

b) ácidos nucleicos e enzimas

c) lipídios e enzimas

d) enzimas e glicídios

e) lipídios e proteínas

Questão 3 – (UFPB)

Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas

a) lisossomos e peroxissomos

b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi

c) retículo endoplasmático e ribossomos

d) ribossomos e membrana plasmática

e) ribossomos e centríolos

Estamos apenas no começo das questões sobre Células. Concentre-se e dê o seu melhor!

Questão 4 – (VUNESP)

Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos

Questão 5 – (ENEM)

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo

b) Mitocôndria

c) Peroxissomo

d) Complexo golgiense

e) Retículo endoplasmático

Muito bem! Você chegou na metade dos exercícios sobre Células.

Questão 6 – (PUC-RIO

As primeiras observações microscópicas de materiais biológicos foram realizadas por Antonie van Leeuwenhoek. A partir daí, o campo da microscopia avançou, principalmente com o desenvolvimento da microscopia eletrônica. Considerando os estudos da organização celular em procariotos e eucariotos, verifica-se que:

a) procariotos não possuem carioteca, nem têm material genético.

b) eucariotos não possuem clorofila e não realizam divisão celular.

c) procariotos apresentam material genético disperso no citoplasma.

d) eucariotos não possuem núcleo organizado delimitado por envoltório nuclear.

e) procariotos apresentam mitocôndrias e cloroplastos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 7 –  (UPE

Os antibióticos estão perdendo a competição para as bactérias. Numa experiência, cientistas ingleses misturaram duas espécies de bactérias, a Staphylococcus aureus e a Enterococcus. A primeira era quase imbatível, porque já havia deixado para trás os mais de 200 tipos de antibióticos conhecidos, com exceção da vancomicina; a segunda espécie sabia o que fazer para derrotar justamente a tal vancomicina — e foi esse segredo que transmitiu às Staphylococcus aureus, passados alguns dias de convivência em tubo de ensaio. Os remédios antimicrobianos têm várias estratégias para vencer os adversários. Uma delas é a destruição de uma estrutura complexa e resistente, que dá a forma da célula bacteriana.

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/antibioticos-x-bacterias-a-corrida-do-seculo. (Adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura complexa e resistente citada no texto.

a) Cápsula de lignina

b) Glicocálix

c) Membrana plasmática

d) Parede celulósica

e) Parede bacteriana

Questão 8 – (UFPE

As organelas citoplasmáticas desempenham nas células importantes funções. Das associações abaixo, uma é incorreta. Assinale-a.

a) O retículo endoplasmático liso atua na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas; essa organela é abundante em células do fígado.

b) O complexo de Golgi é mais desenvolvido em células secretoras e é responsável pela modificação e eliminação de secreções.

c) Os lisossomos exercem função autofágica, contribuindo para a renovação do material citoplasmático.

d) O retículo endoplasmático rugoso é muito desenvolvido em células com função secretora, como, por exemplo, em células do pâncreas e em células caliciformes intestinais.

e) Os peroxissomos atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares, processo fundamental para a construção da membrana plasmática.

Calma, a lista de questões sobre Células está chegando ao fim. Vamos com tudo para os dois últimos exercícios!

Questão 9 – (UFMS

Verifique quais são as relações apropriadas entre as organelas celulares e suas funções e indique a(s) alternativa(s) correta(s).

a) Os lisossomos fazem a respiração celular.

b) O complexo golgiense armazena as proteínas a serem exportadas pelas células.

c) O retículo endoplasmático liso é responsável pelo transporte intracelular de substâncias.

d) Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas.

e) A mitocôndria realiza a digestão de materiais orgânicos absorvidos pelas células.

f) Os ribossomos são também responsáveis pela respiração celular.

Questão 10 – (FUVEST

Entre as características de uma célula vegetal, que a distinguem de uma célula animal, podem ser citadas a presença de:

a) cloroplastos e a ocorrência da fotossíntese, processo que depende de gás carbônico, oxigênio e luz.

b) parede celular e a ocorrência da fotossíntese, processo que depende de água, gás carbônico e luz.

c) mitocôndrias e a ocorrência da fotossíntese, processo que depende de água, gás carbônico e oxigênio.

d) cloroplastos e a ocorrência da respiração celular, processo que depende de água, gás carbônico e nitrogênio.

e) parede celular e a ocorrência da respiração celular, processo que depende de água, oxigênio e luz.

Parabéns! Você finalizou nossa lista dos melhores exercícios sobre Células, não deixe de conferir suas respostas.

Gabarito dos Exercícios sobre Células

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) Catalisa reações químicas

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) lipídios e proteínas

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) ribossomos e membrana plasmática

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) Mitocôndria

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) procariotos apresentam material genético disperso no citoplasma.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) Parede bacteriana

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) Os peroxissomos atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares, processo fundamental para a construção da membrana plasmática.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativas corretas: b) O complexo golgiense armazena as proteínas a serem exportadas pelas células; c) O retículo endoplasmático liso é responsável pelo transporte intracelular de substâncias e d) Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) parede celular e a ocorrência da fotossíntese, processo que depende de água, gás carbônico e luz.

Esperamos ter ajudado com a nossa seleção das questões sobre Células!

Entre na faculdade com o Beduka!

Quer estudar em uma excelente faculdade mas não quer ficar meses se preparando para passar no vestibular?

Conheça o Beduka Bolsas! Na plataforma do Beduka Bolsas você compra uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade.

Isso mesmo! É a sua oportunidade de fazer um curso superior pagando pouco!

Confira nosso Pinterest e Instagram, nessas redes você encontra resumos sobre todos os assuntos que caem no Enem e demais Vestibulares!

Obrigada por ler até aqui!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.


Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Há um erro! células procarioticas não possuem complexo de golgi, retículo endoplasmatico …
    CORRIJAM O TEXTO !!!
    “Algumas Organelas das Células Procariota
    Ribossomos
    Plasmídios ou plastídios;
    Complexo de Golgi;
    Retículo endoplasmático.” 🙂