Faculdades

Melhores faculdades de Farmácia

MELHORES-FACULDADES-DE-FARMÁCIAMelhores faculdades de Farmácia
Sala do Saber - melhor cursinho online

O farmacêutico é um profissional que desenvolve e manipula medicamentos. Mas não é só isso. Nesse artigo apresentamos todas as ocupações que o graduado no curso de farmácia pode ter e as melhores faculdades para esse curso em todo o Brasil. Confira!

O campo de trabalho do graduado em Farmácia é muito amplo. O profissional pode fazer desde o atendimento em drogarias até pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias. Deseja seguir essa carreira? Nesse artigo, apresentamos as melhores faculdades de Farmácia.

Nesse artigo traremos bastante conteúdo sobre a profissão e sobre as melhores faculdades de Farmácia do Brasil. Se você não considera a distância uma barreira, melhor ainda. Nesse caso, esse artigo te ajudará ainda mais.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

Está estudando para o ENEM? Revise os principais conteúdos com o nosso simulado. É grátis!

O que faz um farmacêutico?

O que faz um farmacêutico

O farmacêutico é um profissional que atua na área da saúde podendo pesquisar, desenvolver, produzir e manipular medicamentos assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue, analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, além de atuar como professor ou pesquisador em universidades.

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, com o intuito de orientar seu processo de fabricação. Ele pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

Como saber quais as melhores faculdades de Farmácia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Farmácia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Farmácia

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7. Universidade de Brasília (UnB)

8. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

9. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

10. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Farmácia do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é a maior universidade pública brasileira, a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Farmácia é oferecido no campus de São Paulo e de Ribeirão Preto. O aluno tem oportunidade de participar de programas de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, realizar estágios em indústrias farmacêuticas, farmácias, hospitais e em outros serviços de atenção à saúde.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

Na UFMG, o estudante do curso de Farmácia vai ter uma visão generalista de todas as áreas: análise clínica, indústria de alimentos, de medicamentos, de cosméticos, farmácia hospitalar e gestão de saúde.

O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Farmácia da Unicamp traz como vantagens o dinamismo, a flexibilidade e a inovação. A qualidade que caracteriza o ensino se estende à pesquisa e às atividades de extensão desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), que atua em benefício da educação e saúde da população.

O ingresso é feito pelo vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp conta com laboratórios de pesquisa modernos onde os alunos podem realizar iniciação científica nas áreas de Tecnologia Farmacêutica, Farmacologia, Toxicologia, Química Farmacêutica, Plantas Medicinais, Biologia Molecular e Celular de Microrganismos, Análises Clínicas e Alimentos, dentre outras.

O curso é oferecido no campus de Araraquara e o ingresso é feito pelo vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Farmácia da faculdade foi construído visando preparar profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

A Faculdade de Farmácia tem quatro departamentos próprios – Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), Fármacos (DEFAR), Medicamentos (DEMED) e Produtos Naturais e Alimentos (DPNA), que atuam em grande parte nas disciplinas do ciclo profissional do curso.

O ingresso na universidade é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, a UnB foi classificada entre a 401ª e 450ª posição no QS World University Rankings, classificação anual das melhores universidades do mundo.

No curso de farmácia da UnB, a experiência profissional é adquirida em estágios curriculares realizados na Farmácia Escola e na Farmácia Hospitalar e Clínica, Ambulatórios Especializados e Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O ingresso na faculdade ocorre pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Bacharelado em Farmácia da UFSC tem um projeto pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, visando buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Fundada em 1969, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Ouro Preto. Além disso, possui campus em Mariana e em João Monlevade. É considerada uma das mais importantes universidades de Minas Gerais e também do Brasil.

Com viés teórico-prático e formação generalista, o curso de Farmácia da UFOP tem como objetivo formar profissionais capazes de restaurar e garantir qualidade na saúde e bem estar humano por meio do conhecimento pleno do uso de medicamentos.

O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a instituição com concepção de universidade mais antiga do Brasil. É uma instituição pública sediada na cidade de Curitiba e com campus nas cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Farmácia é um dos cursos pioneiros da universidade e são oferecidos cerca de 90 vagas anuais para ele. O ingresso é feito pelo vestibular da própria faculdade e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Farmácia do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.