Faculdades

O que estudar para o ITA? Veja os assuntos que mais caem de cada matéria

O que estudar para o ITAO que estudar para o ITA?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior que forma engenheiros das mais diversas áreas. Seu processo seletivo é um dos mais concorridos do país e conta com duas fases.

Na primeira, os candidatos respondem a questões de conhecimentos escolares, mas apenas de disciplinas próximas das engenharias, como Física e Matemática. Na segunda fase, os conhecimentos são específicos e a prova é discursiva, constando uma redação.

Queremos te ajudar a se preparar para esse grande desafio. Por isso, vamos te dizer o que estudar para o ITA, assim você realiza uma boa preparação para a primeira fase e fica mais próximo de se classificar para a segunda e conquistar a vaga.

Continue lendo. Caso deseje ir para alguma parte dos assuntos que mais caem no ITA em que tenha maior interesse, clique em um dos tópicos abaixo:

O que estudar para o ITA de Matemática?

Das 60 questões da prova da primeira fase, 12 são de Matemática. Os assuntos mais recorrentes nela são:

Veja também tudo sobre o ITA e conheça melhor a instituição.

O que estudar para o ITA de Física?

A prova do ITA é bem exigente quando o assunto é Física. Os assuntos mais cobrados são:

O que estudar para o ITA de Química?

A prova de Química possui muitas questões sobre reações químicas e a parte da matéria que estuda os compostos orgânicos. Os assuntos mais frequentes são:

Saiba também o que mais cai no vestibular da USP.

O que estudar para o ITA de Português?

Saindo dos cálculos e entrando de cabeça nos textos, a prova de português do ITA conta com 12 questões também. Os assuntos mais cobrados são:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que estudar para o ITA de Inglês?

Diferente de outros vestibulares, no ITA você não pode escolher a língua estrangeira. A única é o inglês.

As questões são basicamente de interpretação de texto e avaliação de vocabulário. Seu intuito é apenas analisar o nível de compreensão da língua, ela não conta para a média geral.

Ainda assim, leia os textos abaixo para melhorar a qualidade do seu inglês: 

Como se preparar para o vestibular do ITA?

Como dissemos, o ITA tem uma prova difícil, então a preparação precisa começar com muita antecedência. O vestibular acontece nos últimos meses do ano, então há um tempo hábil se você iniciar os estudos logo no começo.

Para isso, monte um cronograma de estudos, separando as disciplinas principais. Coloque tanto a parte teórica quanto a resolução de questões.

Comece pelas matérias em que você tem mais dificuldade, assim terá mais tempo para melhorar nelas.

Lembre-se de manter o corpo saudável também. Isso vai te ajudar tanto na hora da prova quanto nas fases seguintes do exame, pois por ser uma instituição militar o ITA faz avaliações de saúde também. Então faça exercícios, durma bem, se alimente da maneira correta.

E conte com a nossa ajuda. Você pode responder questões com nosso Simulado Enem. Como ele é personalizável, selecione apenas a parte de Exatas e Linguagens e mande brasa.

Os assuntos são muito parecidos, só a forma de corrigir que é diferente, pois o Enem utiliza a TRI e o ITA não.

Por fim, boa sorte e bons estudos! Obrigado por ler até aqui este texto sobre o que estudar para o ITA.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.