Física

Exercícios de Eletrodinâmica com Gabarito

exercícios de eletrodinâmicaLista de Exercícios de Eletrodinâmica com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Eletrodinâmica é a área da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. Tudo aquilo que usamos, que depende de energia elétrica para funcionar, é explicado a partir da Eletrodinâmica. Leia nosso resumo e faça exercícios de Eletrodinâmica selecionados dos maiores vestibulares do país.

Quando você terminar os Exercícios de Eletrodinâmica, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

O Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet, e nós do Beduka e você, contribuímos para essa estatística.

Cada vez estamos mais conectados. Celulares, computadores, tablets e relógios já estão online. Bem, mas a internet, o Beduka e os seus estudos, seriam fortemente prejudicados se uma única coisa não tivesse sido manipulada e compreendida pelo ser humano: a energia elétrica.

A ciência que estuda a energia elétrica em movimento é a Física, mais especificamente, a Eletrodinâmica. Ela faz parte de uma grande quantidade de horas do nosso dia, então nada mais justo do que conhecermos esse campo do conhecimento.

O que é a Eletrodinâmica?

Eletrodinâmica é a parte da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas que estão em movimento.

O que a Eletrodinâmica estuda? 

A Eletrodinâmica estuda todo tipo de carga que se movimenta a partir de um condutor. Para que algo conduza energia, é necessário que ele possua elétrons livres (elétrons livres são aqueles que estão prontos para pularem de camada).

Quando o seu celular é conectado na tomada, uma corrente elétrica é conduzida pelo fio do carregador até a bateria, isso é um exemplo de objeto de estudo da Eletrodinâmica.

O que é o circuito elétrico?

Um circuito elétrico é um sistema composto por mecanismos que permitem a circulação de energia para atingir um determinado fim. Todo produto eletrônico que você possui, depende de um sistema elétrico que funcione bem.

Em um circuito elétrico, é possível encontrar dois tipos de correntes elétricas: contínua e alternada. A corrente contínua possui sempre o mesmo sentido, já a alternada é aquela no qual o sentido sofre inversões.

  • Exemplos de energia contínua: pilhas e baterias
  • Exemplos de energia alternada: tomadas residenciais e redes de distribuição elétrica

O que é a corrente elétrica?

Todas as coisas são feitas de átomos que possuem prótons, elétrons e nêutrons. 

Alguns elétrons (carga elétrica negativa -), quando recebem energia vinda de alguma fonte, ficam tão carregados que pulam da camada de valência saindo da eletrosfera do átomo, tornando-se assim, elétrons livres.

Esses elétrons livres geram “uma onda” de elétrons que formam a chamada corrente elétrica. 

Para que exista corrente elétrica é necessário haver uma diferença de potencial (também chamada de tensão elétrica [V ou DDP]). Assim, as cargas conseguem ir do ponto de tensão mais alto para o mais baixo, formando a corrente em um movimento ordenado e com um determinado sentido.

Como calcular corrente elétrica?

Lembre-se que o sentido convencional da corrente elétrica em um condutor é do potencial maior para o menor, mas o sentido real da corrente é do potencial menor para o maior. Logo, sempre considere o sentido convencional para os estudos.

O que é Potência Elétrica?

A potência elétrica é a taxa na qual a energia elétrica é convertida em outra forma, como calor, energia mecânica ou luz. 

Como calcular potência elétrica?

Lembre-se: V é igual à tensão, tensão é igual a diferença de potencial que pode ser representada também por DDP ou U.

O que é Resistência Elétrica?

A resistência elétrica é a dificuldade que a corrente elétrica enfrenta para percorrer algum condutor. 

Como calcular resistência elétrica?

Muito interessante todo conhecimento envolvido por trás da utilização de eletrônicos, né? 

Já imaginou quais são as Universidades brasileira de ponta quando o assunto é Engenharia Elétrica?

Agora que você já recebeu esse choque de conhecimento, vamos testar o seu potencial com essa corrente de exercícios. 

Sério, um oscar para esses trocadilhos ^^

Exercícios de Eletrodinâmica com Gabarito

Que tal testar seu conhecimento com Exercícios de Eletrodinâmica? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM. 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Aliás, Parabéns por ter lido até aqui. Você teve uma sábia decisão e está pronto para fazer as questões dos melhores vestibulares do país que separamos para você!

Questão 1 – (UEL) Pela secção reta de um condutor de eletricidade passam 12,0 C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em ampères, é igual a:

a) 0,08

b) 0,20

c) 5,00

d) 7,20

e) 120

Questão 2 – (UEMA) Uma corrente elétrica com intensidade de 8,0 A percorre um condutor metálico. A carga elementar é |e| = 1,6.10-19 C. Determine o tipo e o número de partículas carregadas que atravessam uma secção transversal desse condutor, por segundo, e marque a opção correta:

a) Elétrons; 4,0.1019   partículas

b) Elétrons; 5,0.1019   partículas

c) Prótons; 4,0.1019   partículas

d) Prótons; 5,0.1019   partículas

e) Prótons num sentido e elétrons no outro; 5,0.1019   partículas

Questão 3 – (ENEM 2016) Uma lâmpada LED (diodo emissor de luz), que funciona com 12V e corrente contínua de 0,45 A,  produz a mesma quantidade de luz que uma lâmpada incandescente de 60 W de potência.

Qual é o valor da redução da potência consumida ao se substituir a lâmpada incandescente pela de LED?

a) 54,6 W

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) 27,0 W

c) 26,6 W

d) 5,4 W

e) 5,0 W

Questão 4 – (UNICAMP 2013) O carro elétrico é uma alternativa aos veículos com motor a combustão interna. Qual é a autonomia de um carro elétrico que se desloca a 60 km/h, se a corrente elétrica empregada nesta velocidade é igual a 50 A e a carga máxima armazenada em suas baterias é q= 75Ah?

a) 40,0 km.

b) 62,5 km.

c) 90,0 km.

d) 160,0 km.

Questão 5 – (ENEM 2014) As cercas elétricas instaladas nas zonas urbanas são dispositivos de segurança planejados para inibir roubos e devem ser projetadas para, no máximo, assustar as pessoas que toquem a fiação que delimita os domínios  de uma propriedade. A legislação vigente que trata sobre as cercas elétricas determina que a unidade de controle deverá ser constituída, no mínimo, de um aparelho energizador de cercas que apresente um transformador e um capacitor. Ela também menciona que o tipo de corrente elétrica deve ser pulsante.

Considere que o transformador supracitado seja constituído basicamente por um enrolamento primário e outro secundário, e que este último está ligado indiretamente à fiação. A função do transformador em uma cerca elétrica é

a) reduzir a intensidade de corrente elétrica associada ao secundário.

b) aumentar a potência elétrica associada ao secundário.

c) amplificar a energia elétrica associada a este dispositivo.

d) proporcionar perdas de energia do primário ao secundário.

e) provocar grande perda de potência elétrica no secundário.

Questão 6 – (ENEM 2017) A capacidade de uma bateria com acumuladores, tal como a usada no sistema elétrico de um automóvel, é especificada em ampère-hora (Ah). Uma bateria de 12V e 100 Ah fornece 12 J para cada coulomb de carga que flui através dela.

Se um gerador, de resistência interna desprezível, que fornece uma potência elétrica média igual a 600 W, fosse conectado aos terminais da bateria descrita, quanto tempo ele levaria para recarregá-la completamente?

a) 0,5 h

b) 2 h

c) 12 h

d) 50 h

e) 100 h

Gabarito de Eletrodinâmica com Gabarito

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) 0,20

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) Elétrons; 5,0.1019   partículas

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 54,6 W

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) 90,0 km.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) reduzir a intensidade de corrente elétrica associada ao secundário.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b) 2 h

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Eletrodinâmica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.