ExercíciosFísica

Os 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com Gabarito

Os 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com GabaritoOs 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você está preocupado com a prova de Física, esse é um texto para você! Vamos aprender dando um passo de cada vez, a começar pelo mais básico. Leia nosso resumo e estude com os melhores exercícios sobre Velocidade Escalar. O gabarito está ao final para você conferir suas respostas!

Quer seguir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você precisa de ajuda para organizar seus estudos? Acesse o plano de estudos Beduka e se planeje da melhor maneira possível!

O que é Velocidade Escalar?

Você se locomove por aí certo? Quando você vai de um lugar para o outro, tem uma distância que precisa percorrer. E essa distância só pode ser percorrida em determinada quantidade de tempo. Se você dividir a distância pelo tempo, encontrará a velocidade escalar. 

Tranquilo, não é mesmo? Mas vamos entrar em um ponto importante!

A Velocidade Escalar é uma grandeza escalar. Sim, o nome já diz tudo, mas precisamos enfatizar esse ponto. As grandezas escalares são definidas apenas pelo valor numérico que apresentam e a sua respectiva unidade de medida.

Desse modo, grandezas escalares não precisam apresentar sentido e direção. Quando uma grandeza necessita de sentido e direção, ela é uma grandeza vetorial. Mas isso é assunto para outro texto…

Qual a fórmula da Velocidade Escalar?

A fórmula da velocidade escalar pode ser definida por:

V =dt 

Em que:

V = velocidade escalar

d = distância percorrida

t = tempo

A unidade de medida utilizada para essa grandeza é a de m/s. Contudo, ao longo do dia a dia e nos exercícios de vestibulares, você irá se deparar muito com a grandeza km/h, por isso, quero te dar uma dica para a fazer a conversão de m/s para km/h!

Dica:

  • Para fazer a conversão de m/s para km/h, multiplique o valor da velocidade por 3,6. 
  • Para fazer a conversão de km/h para m/s, divida o valor da velocidade por 3,6. Use isso nos exercícios!

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Existe diferença entre Velocidade Média e Velocidade Escalar Média?

Existe e você tem que saber!

Enquanto a Velocidade Escalar é uma grandeza escalar, a velocidade média é uma grandeza vetorial.

Para calcular a velocidade média nós utilizamos o deslocamento do objeto, o que faz toda a diferença. Sabe por que? Porque a distância conta apenas com uma linha reta que separa um local do outro. Não entendeu? Vamos a um exemplo. 

Para sair de casa e ir a um shopping você tem que passar por ruas que fazem curvas e passar por vários lugares. Esse é o seu deslocamento. É a quantidade que você andou no total. 

Mas, digamos que você tem o poder de atravessar paredes ou voar por cima dos prédios. Aí você poderia chegar ao shopping apenas caminhando em linha reta. O tamanho dessa linha reta é a distância. 

Ao considerar o deslocamento, necessitamos de um referencial para a posição inicial e final do corpo. O referencial nada mais é do que um ponto de início e de chegada dentro da trajetória de um objeto. 

Dessa maneira, o movimento só pode ser descrito perfeitamente considerando o sentido e a direção da velocidade. Portanto, a velocidade média carece de um vetor para ser representada.

Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre Velocidade Escalar

Questão 1- (UFJF-MG) O motorista de um caminhão pretende fazer uma viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, passando por Barbacena (cidade situada a 100 Km de Juiz de Fora e a 180 Km de Belo Horizonte). A velocidade máxima no trecho que vai de Juiz de Fora a Barbacena é de 80 km/h e de Barbacena a Belo Horizonte é de 90 km/h. Determine qual o tempo mínimo, em horas, de viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, respeitando-se os limites de velocidades:

a) 4,25h

b) 3,25h

c) 2,25h

d) 3,50h

e) 4,50h

Questão 2- (U.F.São Carlos – SP) Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:

a) 100m

b) 88,5m

c) 80m

d) 75,5m

e) 70m

Questão 3- (FCC) Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé 1200 m em 20 min?

a) 4,8

b) 3,6

c) 2,7

d) 2,1

e) 1,2

Questão 4- (Cesgranrio) Uma pessoa, correndo, percorre 4,0 km com velocidade escalar média de 12 km/h. O tempo do percurso é de:

a) 3,0 min

b) 8,0 min

c) 20 min

d) 30 min

e) 33 min

Questão 5- (Unitau) Um carro mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Em uma hora e dez minutos ele percorre, em quilômetros, a distância de:

a) 79,2

b) 80,0

c) 82,4

d) 84,0

e) 90,0

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Nossa! Você já está na metade dos exercícios sobre velocidade escalar! Continue assim!

Questão 6- (UEL) Um pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5 m/s. A velocidade desse animal em km/dia é:

a) 13,8

b) 48,3

c) 43,2

d) 4,30

e) 1,80

Questão 7- (FGV) Numa corrida de fórmula 1 a volta mais rápida foi feita em 1 min e 20 s a uma velocidade média de 180 km/h. Pode-se afirmar que o comprimento da pista, em metros, é de?

a) 180

b) 4000

c) 1800

d) 14400

e) 2160

Questão 8- (UFPR) A utilização de receptores GPS é cada vez mais frequente em veículos. O princípio de funcionamento desse instrumento é baseado no intervalo de tempo de propagação de sinais, por meio de ondas eletromagnéticas, desde os satélites até os receptores GPS. Considerando a velocidade de propagação da onda eletromagnética como sendo de 300.000 km/s e que, em determinado instante, um dos satélites encontra-se a 30.000 km de distância do receptor, qual é o tempo de propagação da onda eletromagnética emitida por esse satélite GPS até o receptor?

a) 10 s

b) 1 s

c) 0,1 s

d) 0,01 s

e) 1 ms

Questão 9- (UEA) Com aproximadamente 6500 km de comprimento, o rio Amazonas disputa com o rio Nilo o título de rio mais extenso do planeta. Suponha que uma gota de água que percorra o rio Amazonas possua velocidade igual a 18 km/h e que essa velocidade se mantenha constante durante todo o percurso. Nessas condições, o tempo aproximado, em dias, que essa gota levaria para percorrer toda a extensão do rio é:

a) 20

b) 35

c) 25

d) 30

e) 15

Questão 10- (PUC-RIO) Uma pessoa caminha uma distância de 20,0 m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade?

a) 1,6 km/h

b) 2,5 km/h

c) 5,5 km/h

d) 7,2 km/h

e) 9,2 km/h

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Velocidade Escalar. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Velocidade Escalar

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) 3,25h

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) 88,5m

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) 3,6

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) 20 min

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) 84,0

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) 43,2

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) 4000

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) 0,1 s

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) 15

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: d) 7,2 km/h

Gostou dos nossos exercícios sobre Velocidade Escalar? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.