ExercíciosFísica

Os 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com Gabarito

Os 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com GabaritoOs 10 melhores Exercícios sobre Velocidade Escalar com Gabarito

Se você está preocupado com a prova de Física, esse é um texto para você! Vamos aprender dando um passo de cada vez, a começar pelo mais básico. Leia nosso resumo e estude com os melhores exercícios sobre Velocidade Escalar. O gabarito está ao final para você conferir suas respostas!

Quer seguir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você precisa de ajuda para organizar seus estudos? Acesse o plano de estudos Beduka e se planeje da melhor maneira possível!

O que é Velocidade Escalar?

Você se locomove por aí certo? Quando você vai de um lugar para o outro, tem uma distância que precisa percorrer. E essa distância só pode ser percorrida em determinada quantidade de tempo. Se você dividir a distância pelo tempo, encontrará a velocidade escalar. 

Tranquilo, não é mesmo? Mas vamos entrar em um ponto importante!

A Velocidade Escalar é uma grandeza escalar. Sim, o nome já diz tudo, mas precisamos enfatizar esse ponto. As grandezas escalares são definidas apenas pelo valor numérico que apresentam e a sua respectiva unidade de medida.

Desse modo, grandezas escalares não precisam apresentar sentido e direção. Quando uma grandeza necessita de sentido e direção, ela é uma grandeza vetorial. Mas isso é assunto para outro texto…

Qual a fórmula da Velocidade Escalar?

A fórmula da velocidade escalar pode ser definida por:

V =dt 

Em que:

V = velocidade escalar

d = distância percorrida

t = tempo

A unidade de medida utilizada para essa grandeza é a de m/s. Contudo, ao longo do dia a dia e nos exercícios de vestibulares, você irá se deparar muito com a grandeza km/h, por isso, quero te dar uma dica para a fazer a conversão de m/s para km/h!

Dica:

  • Para fazer a conversão de m/s para km/h, multiplique o valor da velocidade por 3,6. 
  • Para fazer a conversão de km/h para m/s, divida o valor da velocidade por 3,6. Use isso nos exercícios!

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Existe diferença entre Velocidade Média e Velocidade Escalar Média?

Existe e você tem que saber!

Enquanto a Velocidade Escalar é uma grandeza escalar, a velocidade média é uma grandeza vetorial.

Para calcular a velocidade média nós utilizamos o deslocamento do objeto, o que faz toda a diferença. Sabe por que? Porque a distância conta apenas com uma linha reta que separa um local do outro. Não entendeu? Vamos a um exemplo. 

Para sair de casa e ir a um shopping você tem que passar por ruas que fazem curvas e passar por vários lugares. Esse é o seu deslocamento. É a quantidade que você andou no total. 

Mas, digamos que você tem o poder de atravessar paredes ou voar por cima dos prédios. Aí você poderia chegar ao shopping apenas caminhando em linha reta. O tamanho dessa linha reta é a distância. 

Ao considerar o deslocamento, necessitamos de um referencial para a posição inicial e final do corpo. O referencial nada mais é do que um ponto de início e de chegada dentro da trajetória de um objeto. 

Dessa maneira, o movimento só pode ser descrito perfeitamente considerando o sentido e a direção da velocidade. Portanto, a velocidade média carece de um vetor para ser representada.

Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre Velocidade Escalar

Questão 1- (UFJF-MG) O motorista de um caminhão pretende fazer uma viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, passando por Barbacena (cidade situada a 100 Km de Juiz de Fora e a 180 Km de Belo Horizonte). A velocidade máxima no trecho que vai de Juiz de Fora a Barbacena é de 80 km/h e de Barbacena a Belo Horizonte é de 90 km/h. Determine qual o tempo mínimo, em horas, de viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, respeitando-se os limites de velocidades:

a) 4,25h

b) 3,25h

c) 2,25h

d) 3,50h

e) 4,50h

Questão 2- (U.F.São Carlos – SP) Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:

a) 100m

b) 88,5m

c) 80m

d) 75,5m

e) 70m

Questão 3- (FCC) Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé 1200 m em 20 min?

a) 4,8

b) 3,6

c) 2,7

d) 2,1

e) 1,2

Questão 4- (Cesgranrio) Uma pessoa, correndo, percorre 4,0 km com velocidade escalar média de 12 km/h. O tempo do percurso é de:

a) 3,0 min

b) 8,0 min

c) 20 min

d) 30 min

e) 33 min

Questão 5- (Unitau) Um carro mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Em uma hora e dez minutos ele percorre, em quilômetros, a distância de:

a) 79,2

b) 80,0

c) 82,4

d) 84,0

e) 90,0

  • Nossa! Você já está na metade dos exercícios sobre velocidade escalar! Continue assim!

Questão 6- (UEL) Um pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5 m/s. A velocidade desse animal em km/dia é:

a) 13,8

b) 48,3

c) 43,2

d) 4,30

e) 1,80

Questão 7- (FGV) Numa corrida de fórmula 1 a volta mais rápida foi feita em 1 min e 20 s a uma velocidade média de 180 km/h. Pode-se afirmar que o comprimento da pista, em metros, é de?

a) 180

b) 4000

c) 1800

d) 14400

e) 2160

Questão 8- (UFPR) A utilização de receptores GPS é cada vez mais frequente em veículos. O princípio de funcionamento desse instrumento é baseado no intervalo de tempo de propagação de sinais, por meio de ondas eletromagnéticas, desde os satélites até os receptores GPS. Considerando a velocidade de propagação da onda eletromagnética como sendo de 300.000 km/s e que, em determinado instante, um dos satélites encontra-se a 30.000 km de distância do receptor, qual é o tempo de propagação da onda eletromagnética emitida por esse satélite GPS até o receptor?

a) 10 s

b) 1 s

c) 0,1 s

d) 0,01 s

e) 1 ms

Questão 9- (UEA) Com aproximadamente 6500 km de comprimento, o rio Amazonas disputa com o rio Nilo o título de rio mais extenso do planeta. Suponha que uma gota de água que percorra o rio Amazonas possua velocidade igual a 18 km/h e que essa velocidade se mantenha constante durante todo o percurso. Nessas condições, o tempo aproximado, em dias, que essa gota levaria para percorrer toda a extensão do rio é:

a) 20

b) 35

c) 25

d) 30

e) 15

Questão 10- (PUC-RIO) Uma pessoa caminha uma distância de 20,0 m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade?

a) 1,6 km/h

b) 2,5 km/h

c) 5,5 km/h

d) 7,2 km/h

e) 9,2 km/h

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Velocidade Escalar. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Velocidade Escalar

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) 3,25h

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) 88,5m

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) 3,6

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) 20 min

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) 84,0

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) 43,2

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) 4000

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) 0,1 s

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) 15

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: d) 7,2 km/h

Gostou dos nossos exercícios sobre Velocidade Escalar? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador