Física

Exercícios sobre Corrente Elétrica com Gabarito

Exercícios sobre Corrente ElétricaExercícios sobre Corrente Elétrica
Sala do Saber - melhor cursinho online

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo de cargas elétricas que se movimentam, podendo ser uma corrente contínua ou alternada. Faça os exercícios sobre corrente elétrica e fique por dentro da matéria. 

O que é Corrente Elétrica?

Corrente elétrica é todo o fluxo ordenado das cargas elétricas. As cargas elétricas seguem um fluxo orientado por um condutor elétrico sólido ou que esteja em soluções iônicas. 

A corrente elétrica é um estudo essencial para o desenvolvimento da física, pois sem ela não seria possível a invenção do aparelho elétrico ou eletrônico, como por exemplo a televisão, geladeira, computador, carros, etc.

Você sabia que tem como estudar para o ENEM assistindo série? Parece até fake news, mas é verdade! O Beduka preparou uma lista com diversas séries que te ajudam a estudar para a prova do ENEM! 

Como funciona o movimento das cargas?

O condutor elétrico estimula a movimentação dos elétrons livres, e então é gerada a corrente elétrica devido a diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) contida entre as duas extremidades do condutor. 

O potencial elétrico, ddp, é determinado pelo condutor e depende de um campo elétrico que atravessa o material. Tal campo gerava vários níveis de energia potencial, e esses níveis são responsáveis por desenvolver a tensão necessária para a geração dos movimentos das cargas elétricas.

Há dois tipos de corrente:

  • Corrente contínua;
  • Corrente alternada.

Corrente contínua e corrente alternada

Imagem explicando que é Corrente contínua e alternada

A corrente elétrica quando possui um sentido ordenado único, é definida como corrente contínua. Porém, quando a corrente elétrica é variável, ou seja, o sentido de movimento dos portadores de carga não tem uma ordem, ela é definida como corrente alternada.

Exemplos de correntes elétricas:

  • Corrente contínua: pilhas e baterias.
  • Corrente alternada: tomadas de empresas e domiciliares.

Como calcular a corrente elétrica?

A fórmula para calcular a corrente elétrica é:

fórmula para calcular a corrente elétrica

Sendo:
i: Intensidade da corrente elétrica (A);

Q: Carga elétrica (C);

Δt: Intervalo de tempo (s).

Aproveite para entender o que é eletrostática!

Exercícios sobre Corrente Elétrica

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (U.E. Londrina-PR) – Pela secção reta de um condutor de eletricidade passam 12,0 C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em ampères, é igual a:

a) 0,08

b) 0,20

c) 5,00

d) 7,20

e) 120

2 – (U.E. Maranhão) – Uma corrente elétrica com intensidade de 8,0 A percorre um condutor metálico. A carga elementar é |e| = 1,6.10-19 C. Determine o tipo e o número de partículas carregadas que atravessam uma secção transversal desse condutor, por segundo, e marque a opção correta:

a) Elétrons; 4,0.1019   partículas

b) Elétrons; 5,0.1019   partículas

c) Prótons; 4,0.1019   partículas

d) Prótons; 5,0.1019   partículas

e) Prótons num sentido e elétrons no outro; 5,0.1019   partículas

3 – (UEL-PR) – Leia o texto a seguir.

Um raio é uma descarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas descargas elétricas dentro da nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho de descida em direção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápida e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quando essa descarga, conhecida como “líder escalonado”, encontra-se a algumas dezenas de metros do solo, parte em direção a ela outra descarga com cargas opostas, chamada de “descarga conectante”. Forma-se então o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz e som.

(Adaptado de: SABA, M. M. F. A Física das Tempestades e dos Raios.

Física na Escola. v.2. n.1. 2001.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre eletrostática, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A maioria das descargas elétricas atmosféricas ocorre quando o campo elétrico gerado pela diferença de cargas positivas e negativas é próximo de zero.

( ) A corrente elétrica gerada pelo raio produz um rápido aquecimento do ar, e sua inevitável expansão produz o som conhecido como trovão.

( ) A corrente elétrica gerada a partir de um raio pode ser armazenada e utilizada, posteriormente, para ligar o equivalente a 1000 lâmpadas de 100 watts.

( ) Para saber a distância aproximada em que um raio caiu, é preciso contar os segundos entre a observação do clarão e o som do trovão. Ao dividir o valor por 3, obtém-se a distância em quilômetros.

( ) A energia envolvida em um raio produz luz visível, som, raios X e ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de AM.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.

b) V, F, V, V, F.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) V, F, F, F, V.

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

4 – UERJ  – Resistores ôhmicos idênticos foram associados em quatro circuitos distintos e submetidos à mesma tensão UA,B. Observe os esquemas:

exercício-corrente-elétrica

Nessas condições, a corrente elétrica de menor intensidade se estabelece no seguinte circuito:

a) I

b) II

c) III

d) IV

5 – PUC/RJ – Em um circuito elétrico, dois resistores idênticos, de resistência R, são instalados em paralelo e ligados, em série, a uma bateria e a um terceiro resistor, idêntico aos anteriores. Nesta configuração, a corrente que flui pelo circuito é I0. Ao substituir esse terceiro resistor em série por outro, de resistência 2R, a nova corrente no circuito será

a) I0

b) 3I0/5

c) 3I0/4

d) I0/2

e) I0/4

6 – Enem – Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1 000 Ω.

Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é:

a) praticamente nula.

b) aproximadamente igual.

c) milhares de vezes maior.

d) da ordem de 10 vezes maior.

e) da ordem de 10 vezes menor.

Respostas dos Exercícios sobre Corrente Elétrica

Exercício resolvido da questão 1 –

b) 0,20

Exercício resolvido da questão 2 –

b) Elétrons; 5,0.1019   partículas

Exercício resolvido da questão 3 –

d) F, V, F, V, V.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) III

Exercício resolvido da questão 5 –

b) 3I0/5

Exercício resolvido da questão 6 –

c) milhares de vezes maior.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Corrente Elétrica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.