Enem

Séries para estudar para o ENEM – Aprenda MARATONANDO!

Séries para estudar para o ENEMSéries para estudar para o ENEM

Veja quais séries podem te ajudar a estudar para o ENEM e outros vestibulares e aprenda se divertindo! Dessa forma, o seu desempenho na hora da prova será muito melhor!

Estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil e pode ser extremamente cansativo. Por isso, que tal aprender se divertindo? Nesse artigo iremos listar algumas séries para estudar para o ENEM e outros vestibulares.

Muitas dessas séries são de temáticas históricas e servem para auxiliar, principalmente, na hora de fazer as questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias. Além disso, há algumas que envolvem o meio ambiente e podem te auxiliar na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Confira!

Já temos um artigo que conta com 40 filmes para o ENEM 2019. Clique aqui para acessá-lo!

Como citar séries na redação do ENEM?

Seguindo essa lista de séries para estudar para os mais diversos vestibulares, você aumentará suas chances de conseguir fazer citações, analogias e alusões históricas em sua redação e isso pode melhorar muito a sua nota.

Ao relacionar um tema com uma série, com uma frase histórica ou com o pensamento de algum filósofo, você mostra ao corretor que domina o tema por meio de intertextualidade com diferentes mídias.

Séries para estudar para o ENEM e outros vestibulares:

Abaixo listamos as melhores séries para estudar para os principais vestibulares. Algumas delas estão na Netflix, então se você for assinante da mais famosa plataforma de streaming atualmente, poderá assistir a alguns desses títulos sem muitos problemas e com qualidade.

1. The Crown (🚀Tem na Netflix)

The Crown é considerada queridinha pelos assinantes da Netflix. A série é inspirada na biografia da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e narra os acontecimentos políticos e históricos que marcaram as últimas décadas da coroa britânica, como o nevoeiro de 1952 – que cobriu Londres e deixou milhares de mortos – e a relação com as antigas colônias, em especial a Índia. Além disso, mostra os relacionamentos e as rivalidades que a rainha enfrentava. A série está disponível na plataforma de streaming desde 2016 e já ganhou o Globo de Ouro. Além de entretenimento, a trama pode contribuir bastante com o conhecimento histórico do espectador.

2. Our World War

Our World War é uma produção da BBC que retrata a Primeira Guerra Mundial, abordando várias batalhas importantes que ocorreram entre 1914 e 1918. A série faz com que o espectador entenda melhor esse período histórico por meio de  documentários pessoais e testemunhos, cartas e gravações de áudio originais, entre outros artifícios muito importantes.

3. Merlí (🚀Tem na Netflix)

Merlí é uma série sobre um professor catalão de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente. A série fala de filosofia de uma forma diferente, que pode ser muito interessante para os estudantes. Cada episódio tem o nome de um filósofo. A trama passa pelas histórias do professor, seus alunos e seu próprio filho.

4. Os Tudors

Os Tudors é uma séria baseada na história de Henrique XVIII da Inglaterra. Desde as primeiras temporadas é possível acompanhar o rei em seu casamento infeliz com Catarina de Aragão e depois sua paixão por Ana Bolena. Além disso, a série retrata o rompimento do rei com a Igreja Católica. O seriado consegue retratar bem o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra. Apesar de ele não ser completamente fiel a realidade, é possível imaginar melhor a época retratada.

5. Roma

Roma é uma produção da HBO em parceria com a BBC. A série é centrada no século I a.C. e, em apenas duas temporadas, mostra a ascensão de Roma como um império em meio a uma disputa de poder entre Júlio César e Pompeu Magno.

A série termina a primeira temporada com o assassinato de Júlio César e a ascensão do imperador Augusto. A série foca em dois soldados específicos para contar o contexto histórico. Por isso, o espectador acaba querendo seguir a vida dos dois protagonistas e compreender os seus arredores.

6. The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é uma série que retrata a vida de quatro amigos nerds e sua vizinha. Os personagens são bastante estereotipados, mas acabam representando bem características extremas de quem é fã de Astronomia, Engenharia e, principalmente, Física.

Ao decorrer da série há menções aos grandes nomes da física e da matemática, como Newton, Stephen Hawking e Aristóteles, além de explicações de teorias, como a das cordas, do buraco de minhocas e das ondas gravitacionais. Isso pode fazer com que você aprenda sobre esses temas de maneira bem divertida.

7. Black Mirror (🚀Tem na Netflix)

Black Mirror é uma série bastante conhecida que retrata diferentes realidades distópicas em cada episódio. Em todas essas realidades, o uso da tecnologia acaba influenciando as relações humanas. Alguns dos temas abordados são: vício em redes sociais, superexposição, segregação “sociovirtual”. Os episódios mostram que o ser humano está refém de algo que ele mesmo criou.

8. Vikings (🚀Tem na Netflix)

Vikings é uma série produzida pelo History, canal cuja programação é focada essencialmente em conteúdos de teor histórico e científico. A trama se passa na Europa medieval e retrata os séculos X a XII, quando os guerreiros vikings dominavam a Escandinávia – região formada por Dinamarca, Suécia, Islândia, Finlândia e Noruega.

A partir desse contexto, o espectador consegue acompanhar a forma com que as disputas por poder ocorriam em uma civilização pagã e como eram as invasões a outros países que sofreram com os ataques deles, em especial a Inglaterra e a França.

9. Auschwitz: The Nazis and the ‘Final Solution’

Essa é uma série documental que apresenta um dos mais emblemáticos campos de concentração criados durante a Segunda Guerra Mundial, que foi responsável por um dos mais terríveis extermínios em massa da humanidade. Nele, milhões de judeus foram torturados, vítimas de experimentos científicos e dizimados pelas mãos dos nazistas.

10. House of Cards (🚀Tem na Netflix)

House of Cards é uma série que retrata as consequências do poder e da corrupção, discorrendo sobre a política americana. É uma série bastante interessante para os estudantes que estão se preparando para o vestibular já que, com ela, é possível aprender um pouco mais sobre geopolítica, mesmo que parte da produção seja ficcional.

11. Narcos (🚀Tem na Netflix)

Narcos é uma série que mostra as origens do tráfico de drogas e a ascensão e a queda do lendário traficante Pablo Escobar, na Colômbia no final dos anos 1970. A série traz temas atuais e leva o aluno a pensar sobre a geopolítica envolvendo as relações do tráfico de cocaína no mundo.

Gostou da nossa lista de séries para estudar pro ENEM? Se você aprende melhor vendo produções audiovisuais, saiba que também temos um texto com FILMES PARA O VESTIBULAR. Clique aqui para acessar.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Está se preparando para o ENEM? Organize-se com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de séries para estudar para o ENEM? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador