Geografia

Aprenda o que significa Urbanização

O que significa UrbanizaçãoO que significa Urbanização?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Urbanização é o processo de transformação de uma sociedade rural para o ambiente urbano. Ela representa o crescimento da população das cidades, e o aumento desta em relação aos habitantes das áreas rurais. Entenda o que significa urbanização e como ela se relaciona com a nossa vida.

Vamos te explicar neste texto o que significa urbanização, se você quiser ir diretamente para alguma parte, clique em um dos tópicos abaixo:

O que você pode fazer em 3 meses? Com o Kit Aprovação Enem 2022 do Beduka você consegue se preparar melhor para o exame! Adquira e aproveite!

O que significa urbanização?

urbano x rural

Urbanização é o processo em que uma região ou um território passam por modernizações de suas características, transformando-se de rural para urbano. Ela não representa apenas o crescimento da população da cidade, mas o aumento desta em relação aos habitantes do campo.

Logo, podemos afirmar que, quando a população urbana de um determinado local cresce em número maior que a do campo, está ocorrendo um processo de urbanização. No Brasil, é considerada urbana toda sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes, segundo o IBGE.

Outro sentido para a palavra urbanização é a implementação de infraestruturas nos espaços das cidades, como energia elétrica, saneamento básico, asfalto, etc.

Como aconteceu a urbanização brasileira?

A urbanização brasileira teve seu início no século XX, a partir do processo de industrialização. Este fator foi fundamental para o deslocamento da população rural para a área urbana. O êxodo rural causou inúmeras alterações do modelo agrário-exportador para o modelo urbano-industrial.

No entanto, como os recursos necessários estavam na zona urbana naquela época, a urbanização brasileira se deu de maneira desorganizada. Após a primeira metade do século XX, o Brasil foi considerado como um país urbano. A industrialização trouxe muitos progressos de nível técnico, como introdução do sistema hidráulico, de iluminação, e saneamento básico.

Entretanto, ainda vemos atualmente uma alta quantidade de cidades que cresceram de maneira desestruturada, fazendo com que problemas de violência urbana, poluição, enchentes e vários outros fossem provocados.

Como aconteceu a urbanização mundial?

Para entender o que significa urbanização, precisamos saber que o processo de urbanização no mundo começou somente a partir do século XVIII. As ofertas de emprego causaram o deslocamento das pessoas do campo para as cidades na Primeira Revolução Industrial.

Na Segunda Revolução Industrial, na metade do século XIX, 15% da população mundial vivia em cidades. O aumento do setor de serviços e os processos de industrialização se destacavam em todas as áreas urbanas.

Aprenda mais sobre como foi a Revolução Industrial.

Quais são os fatores atrativos da urbanização?

Os fatores atrativos são essenciais para entender o que significa urbanização. Eles são aqueles em que a urbanização acontece devido às condições estruturais oferecidas pelo espaço das cidades. Esse processo é característico dos países desenvolvidos, onde o processo de urbanização aconteceu primeiro. Esses países estão ligados ao processo de industrialização e às transformações provocadas na cidade pela indústria.

Nesses países, além das transformações urbanas, ocorreu também uma revolução agrícola, ou seja, uma atualização da agropecuária que ao longo da história permitiu o deslocamento de pessoas do campo para a cidade, especialmente em decorrência da mecanização da agricultura.

A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades se estruturaram sem pressa para absorver os migrantes, tendo melhorias na estrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc – e aumento da geração de empregos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Desta forma, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, por haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização também se descentralizou geograficamente. Por conta disso, nos países desenvolvidos existe uma rede densa e articulada de cidades.

O que são fatores repulsivos da urbanização?

Os fatores repulsivos também possuem grande importância para entender o que significa urbanização. São aqueles em que a urbanização ocorre devido à “expulsão” da população do campo para os centros urbanos. Esse processo acontece principalmente por conta da modernização do campo, que promoveu a substituição do homem pela máquina.

Outro fato repulsivo foi o processo de concentração fundiária, que deixou a maior parte das quantidades de terras nas mãos de poucos latifundiários.

Esses fatores são típicos de países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização. Eles estão conectados diretamente às péssimas condições de vida existentes na zona rural, por conta da estrutura fundiária concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, técnicas de cultivo, entre outros.

Por esse motivo, há uma elevada transferência de população para as cidades, principalmente para as grandes metrópoles, ocasionando muitos problemas urbanos. Estes problemas acontecem por causa de um fenômeno urbano característico de muitos países subdesenvolvidos: a macrocefalia urbana.

Macrocefalia Urbana

macrocefalia urbana

A macrocefalia urbana pode ser entendida como resultado da grande concentração das atividades econômicas, principalmente de serviços. A população em algumas cidades acaba aumentando expressivamente. Ainda que esse fenômeno ocorra também em países desenvolvidos, ele tem proporções maiores nos países subdesenvolvidos.

Como o crescimento das cidades nos países desenvolvidos foi lento e bem planejado, o fenômeno não tomou proporções tão grandes como em muitos países subdesenvolvidos. Nesses países o crescimento das cidades foi, além de muito concentrado espacialmente, rápido e caótico.

  • Além de aprender o que significa urbanização, você pode testar seus conhecimentos de Geografia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

O que é planejamento urbano?

Planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de projetos que têm como objetivo principal a melhoria ou revitalização de inúmeros aspectos de determinada área urbana. O planejamento de uma nova área urbana em determinada região para proporcionar a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes também faz parte do conceito de planejamento urbano.

Tanto como método de atuação no ambiente urbano quanto disciplina acadêmica, o planejamento urbano possui a função de tratar com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano.

  • Entre os principais assuntos do planejamento urbano está a mobilidade. Entenda mais sobre ela com nosso texto sobre mobilidade urbana e como ela ajuda a entender o que significa urbanização.

Urbanização e Industrialização

A industrialização do século XIX provocou um crescimento acelerado das cidades, com o resultado de grandes aglomerações de habitações em condições precárias, problemas de abastecimento, zonas insalubres e dificuldade de trânsito. O aumento do tráfego e a instalação de indústrias provocam assim uma contaminação crescente do meio.

Urbanização e Meio Ambiente

O processo de urbanização descontrolado trouxe graves problemas para o meio ambiente e para as espécies que nele habitam. A retirada de vegetações, desvios de rios, construções de barragens e hidroelétricas para abastecer com energia as cidades e outras ações do homem urbanizado contribuem para o desequilíbrio do ecossistema.

Saiba mais sobre a Ecologia e o Meio Ambiente.

  • Gosta de geografia e quer fazer faculdade sobre isso? Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!
Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.