Física

Exercícios de Cinemática

Exercícios de CinemáticaExercícios de Cinemática
Sala do Saber - melhor cursinho online

A cinemática estuda os movimentos dos corpos, como sua aceleração, se o corpo está em repouso ou movimento, qual o referencial, o ponto material, etc. Leia o nosso artigo completo e depois faça os nossos exercícios de cinemática.

Cinemática

A cinemática é um ramo da física que estuda os movimentos dos corpos, principalmente os movimentos lineares e circulares. Ela descreve o movimento e determina a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.

Cinemática faz parte do objeto de estudo da Mecânica, que foca principalmente no movimento de um corpo, sem aprofundar na origem desse movimento.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Os corpos podem se movimentar e possuem dimensões. Eles são também considerados pontos materiais, ou seja, as suas dimensões não interferem no estudo do fenômeno cinético. Logo, não importa o tamanho, ou o formato. O importante é entender o movimento.

Movimento e Repouso

Na física o movimento e o repouso são definidos de acordo com o referencial. Veja a definição do movimento e repouso:

“Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado. Estará em repouso sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.”

Referencial

O referencial é definido pelo sistema cartesiano. Muito estudado na Matemática, serve de guia ou base para deixar mais clara a análise dos movimentos. É importante sabermos o que é referencial, pois para fazer os exercícios de cinemática é preciso dominar a matéria.

referencial cinemática

O referencial é o ponto de vista, ou seja, de onde se vê o movimento. Quem está dentro de um ônibus está parado ou em movimento? Para quem está assentado ao lado, está parado; e para quem está na rua, está em movimento. Cada um é a representação de referencial.

Ponto Material

Ponto material é o corpo de dimensões desprezíveis. Representa objetos nos quais suas dimensões não afetam o estudo do fenômeno. Não faz diferença se é um carro ou um caminhão, se tem curvas arredondadas ou pontiagudas. O que importa é o movimento.

Está gostando do nosso artigo sobre cinemática? O Beduka deseja a sua aprovação na faculdade, então desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Móvel

movel cinemática

Na Física, a definição de móvel é entendida como um corpo que muda de posição no decorrer do tempo em relação a uma determinada base, o referencial. Se você sai da sala para a cozinha, você é um móvel em relação a determinada referência.

Trajetória

É a linha formada pelos pontos em sequência por um móvel. É o trajeto que você fez ao caminhar, seguindo o mesmo exemplo acima.

Variáveis

  • Deslocamento (ΔS)
  • Velocidade (V)
  • Tempo (Δt)
  • Aceleração (a)

Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U)

O movimento retilíneo uniforme não sofre variações. Veja a sua fórmula:

ΔS= V.Δt

Sendo:

ΔS = Variação da distância

V = Velocidade

Δt = Variação do tempo

A distância percorrida é igual à velocidade multiplicada pelo tempo.

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V)

O movimento retilíneo uniformemente variado é o movimento que muda de acordo com a variação da aceleração, se aumentamos ou diminuímos a velocidade. Veja a sua fórmula:

ΔS= V₀.t + ½.a.t²

Sendo:

A variação da posição, que é a distância percorrida, é igual à velocidade inicial multiplicada pelo tempo mais um meio multiplicando a aceleração e o tempo elevado a 2.

Exercícios de Cinemática

1 – (UNIFICADO-RJ) – A nave espacial New Horizons foi lançada pela agência espacial NASA para estudar o planeta anão Plutão em janeiro de 2006. Em julho de 2015, a nave chegou muito próximo a Plutão e conseguiu enviar imagens de sua superfície. A distância estimada entre a Terra e a nave, quando ela estava bem próxima a Plutão, era de 32 unidades astronômicas (1 unidade astronômica = 150 milhões de quilômetros). Se a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, a imagem recebida pelos observatórios terrestres levou, da New Horizons até a Terra, aproximadamente

a) 0,1 microssegundo

b) 1 hora

c) 4 horas e meia

d) 2 dias

e) zero segundos

2 – (UEFS) Pela experiência cotidiana, sabe-se que o movimento representa uma mudança contínua na posição de um corpo em relação a um dado referencial. A posição de uma partícula movendo-se ao longo do eixo z varia no tempo, de acordo com a expressão z(t) = 5t3 – 3t, em que z está em metros e t, em segundos. Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O movimento da partícula é retilíneo e uniformemente acelerado.

( ) A partícula apresenta um movimento progressivo em toda sua trajetória.

( ) A velocidade média da partícula entre os instantes t = 1,0 s e t = 2,0 s é igual a 32,0m/s.

( ) Em t = 0s e em, aproximadamente, t = 0,77s, a partícula passa pela origem da sua trajetória.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F V V F

b) F V F V

c) F F V V

d) V V F F

e) V F F V

3 – (IFPR – 2018)Um veículo trafega a 108 km/h em uma autoestrada, onde a velocidade máxima permitida é 110 km/h. Ao tocar o telefone celular do condutor, imprudentemente ele desvia sua atenção para o aparelho ao longo de 4s. A distância percorrida pelo veículo durante os 4 s em que se movimenta sem a atenção do condutor, em m, foi igual a:

a) 132.

b) 146.

c) 168.

d) 120.

4 – (PUC/SP – 2018) Por uma luva de redução de PVC, que fará parte de uma tubulação, passarão 180 litros de água por minuto. Os diâmetros internos dessa luva são 100 mm para a entrada e 60 mm para a saída da água.

Exercícios de Cinemática

Determine, em m/s, a velocidade aproximada de saída da água por essa luva.

a) 0,8

b) 1,1

c) 1,8

d) 4,1

5 – (PUC/RJ – 2017)A partir do solo, uma bola é lançada verticalmente com velocidade v e atinge uma altura máxima h. Se a velocidade de lançamento for aumentada em 3v, a nova altura máxima final atingida pela bola será: (Despreze a resistência do ar)

a) 2h

b) 4h

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) 8h

d) 9h

e) 16h

6 – UECE – 2016 (2ª fase) Considere uma pedra em queda livre e uma criança em um carrossel que gira com velocidade angular constante. Sobre o movimento da pedra e da criança, é correto afirmar que

a) a aceleração da pedra varia e a criança gira com aceleração nula.

b) a pedra cai com aceleração nula e a criança gira com aceleração constante.

c) a aceleração em ambas é zero.

d) ambas sofrem acelerações de módulos constantes.

7 – (UFLA – 2016)Uma pedra foi lançada verticalmente para cima. No momento em que ela está subindo, a

a) velocidade diminui e a aceleração diminui

b) velocidade diminui e a aceleração aumenta

c) velocidade é constante e a aceleração diminui

d) velocidade diminui e a aceleração é constante

8 – (UFLA) – 2016A figura em escala mostra os vetores de deslocamento de uma formiga, que saindo do ponto I, chegou ao ponto F, após 3 min e 20 s. O módulo do vetor velocidade média do movimento da formiga nesse trajeto foi de:

Exercícios de Cinemática

a) 0,15 cm/s

b) 0,25 cm/s

c) 0,30 cm/s

d) 0,50 cm/s

9 – (IFMG – 2016)Em função de um grave acidente ocorrido em uma barragem de rejeitos de minério, uma primeira onda desses rejeitos, mais rápida, invadiu uma bacia hidrográfica. Uma estimativa para o tamanho dessa onda é de 20 km de extensão. Um trecho urbano dessa bacia hidrográfica possui cerca de 25 km. Supondo neste caso que a velocidade média com que a onda passa pela calha do rio é de 0,25 m/s, o tempo de passagem total da onda pela cidade, contado a partir da chegada da onda no trecho urbano, é de:

a) 10 horas

b) 50 horas

c) 80 horas

d) 20 horas

10 – (UFLA – 2015)A descarga atmosférica é um fenômeno natural complexo, com muitos aspectos ainda desconhecidos. Um desses aspectos, pouco visível, ocorre no início da propagação da descarga. A descarga da nuvem para o solo inicia-se num processo de ionização do ar a partir da base da nuvem e propaga-se em etapas denominadas passos consecutivos. Uma câmera de alta velocidade de captura de quadros por segundo identificou 8 passos, de 50 m cada um, para uma descarga específica, com registros de intervalo de tempo de 5,0 x 10-4 segundos por passo. A velocidade média de propagação da descarga, nesta etapa inicial denominada de líder escalonado, é de

a) 1,0 x 10-4 m/s

b) 1,0 x 105 m/s

c) 8,0 x 105 m/s

d) 8,0 x 10-4 m/s

Agora que já respondeu todos os exercícios sobre cinemática, confira no gabarito as respostas.

Respostas dos Exercícios sobre Cinemática

Exercício resolvido da questão 1

c) 4 horas e meia

Exercício resolvido da questão 2

c) F F V V

Exercício resolvido da questão 3

d) 120.

Exercício resolvido da questão 4

b) 1,1

Exercício resolvido da questão 5

e) 16h

Exercício resolvido da questão 6

d) ambas sofrem acelerações de módulos constantes.

Exercício resolvido da questão 7

d) velocidade diminui e a aceleração é constante

Exercício resolvido da questão 8

b) 0,25 cm/s

Exercício resolvido da questão 9

b) 50 horas

Exercício resolvido da questão 10

b) 1,0 x 105 m/s

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.