Física

Exercícios de Movimento Uniforme com Gabarito

Exercícios de Movimento Uniforme com GabaritoExercícios de Movimento Uniforme com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Na Física o Movimento Uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo que ocorre em linha reta e com velocidade constante, ou seja, não há aceleração. Assim, o Movimento Uniforme é a distância e os intervalos de tempo percorridos igualmente.

A prova de Física é uma das mais difíceis na opinião dos vestibulandos. Por isso, ela merece tempo de estudo e a prática de simulados. O movimento uniforme é uma matéria de conhecimento obrigatório para quem vai prestar concursos, ENEM ou vestibulares em todo o país.

Estudar e praticar exercícios de Movimento Uniforme é importante para realizar uma boa prova. Continue lendo o artigo e em seguida teste os seus conhecimentos com os nossos exercícios.

O que é Movimento Uniforme?

O movimento uniforme (MU) é quando um corpo se desloca em uma mesma velocidade de modo constante. O movimento uniforme pode ter diferentes formas, como circular, reta, curvilínea, entre outros. Portanto, o movimento uniforme acontece quando o intervalo percorrido por um corpo possui distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

Porém, quando esse corpo só se desloca em uma linha reta, com a velocidade constante, esse movimento é denominado Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Exercícios de Movimento Uniforme com Gabarito

O Movimento Retilíneo Uniforme acontece quando um corpo se desloca em linha reta e com velocidade constante. Ou seja, a trajetória percorrida pelo corpo precisa ser obrigatoriamente em linha reta para ser considerada Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).

Como encontrar a posição de um corpo em um movimento uniforme?

É possível encontrar a posição de um corpo em movimento uniforme a partir da equação horária. Ela consegue indicar a posição do corpo em função do tempo. A fórmula da equação horária é:

s: localização do corpo em um determinado tempo (m)

s0: localização inicial do movimento (m)

v: velocidade (m/s)

t: intervalo de tempo (s)

No movimento uniforme o corpo, ao ter uma velocidade instantânea, terá o mesmo valor da velocidade média. Ou seja, não existe variação da velocidade em momento algum do seu deslocamento. Logo, temos:

Exercícios de Movimento Uniforme com Gabarito

v: velocidade do movimento uniforme (m/s)

vm: velocidade média (m/s)

Δs: deslocamento (posição final – posição inicial) (m)

t: intervalo de tempo (s)

Saiba mais sobre qual a definição de movimento uniforme e sobre o que é movimento circular uniforme, suas fórmulas e definições.

Movimento Uniformemente Variado

O Movimento Uniformemente Variado (MUV) ocorre quando a velocidade possui variação, ou seja, o corpo sofre aceleração com o decorrer do tempo, seja ela positiva (aceleração) ou negativa (desaceleração).

Se a variação acontece em intervalos de tempo iguais e com uma velocidade variável, então podemos dizer que se trata de um Movimento Uniformemente Variado.

Veja também:

Exercícios de Movimento Uniforme

1 – (FMTM MG/2005) Partículas ejetadas de núcleos são observadas no laboratório pela impressão que deixam nas chapas fotográficas de seus detectores. Uma partícula, movendo-se à velocidade de 0,995 c, produz um rastro de 1,25 mm. O tempo correspondente ao rastro deixado é, em segundos, aproximadamente igual a:

Dado: c = 3 × 105 km/s = 3 x 108 m/s

a) 5 × 10-11.

b) 2 × 10-11.

c) 6 × 10-12.

d) 4 × 10-12.

e) 3 × 10-12

2 – (Fatec SP/2003)Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade média de 100 km/h. Após uma parada de 30 minutos para um lanche, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com velocidade média de 75 km/h.

A velocidade média da viagem completa foi, em km/h:

a) 60

b) 70

c) 80

d) 90

e) 100

3 – (UFPE) A escada rolante de uma galeria comercial liga os pontos A e B em pavimentos consecutivos a uma velocidade ascendente constante de 0,5 m/s, conforme mostrado na figura. Se uma pessoa consegue descer contra o sentido de movimento da escada e leva 10 segundos para ir de B até A, pode-se afirmar que sua velocidade, em relação à escada, foi em m/s igual a:

fisica Exercícios de Movimento Uniforme com Gabarito

a) 0,0

b) 0,5

c) 1,0

d) 1,5

e) 2,0

4 – (PUC-MG)Um homem, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso, ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:

a) 3 km/h

b) 4,5 km/h

c) 6 km/h

d) 9 km/h

e) 10 km/h

5 – (FMU) Você vai para a faculdade com a velocidade média de 30 km/h e volta com a velocidade média de 20 km/h. Para ir e voltar gastando o mesmo tempo, sua velocidade média deveria ser

a) 25 km/h

b) 50 km/h

c) 24 km/h

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) 10 km/h

e) 48 km/h

6 – (UFRJ) “Maurice Greene, o homem mais rápido do Planeta”.

Ex-vendedor de hambúrguer bate o recorde mundial dos 100 metros em Atenas.

Não faz muito tempo, Maurice Greene eraum dos muitos adolescentes americanos que reforçavam o orçamentofamiliar vendendo hambúrgueres em Kansas City, sua cidade. Mas ele jácorria desde os 8 anos e não demorou a descobrir sua verdadeiravocação. Trocou a lanchonete pela pista de atletismo e ontem se tornouo homem mais rápido do planeta ao vencer os 100 metros do meeting deAtenas, na Grécia, estabelecendo um novo recorde mundial para a prova.Greene, de 24 anos, correu a distância em 9s 79, superando em cincocentésimos de segundo a marca anterior (9s 84), que pertencia aocanadense Dono Van Bailey desde a final olímpica de Atlanta, em julhode 1996. Jamais um recordista conseguira tal diferença desde a adoçãoda cronometragem eletrônica, em 1978.

GLOBO: 17 de junho de 1999.

Com base no texto acima, pode-se afirmar que a velocidade média do homem mais rápido do planeta é de aproximadamente

a) 10,21 m/s.

b) 10,58 m/s.

c) 10,62 m/s.

d) 10,40 m/s.

e) 10,96 m/s.

7 – (UERJ) Uma estrada recém-asfaltada entre duas cidades é percorrida de carro, durante uma hora e meia, sem parada.

A extensão do percurso entre as cidades é de, aproximadamente:

a) 10^3 m

b) 10^4 m

c) 10^5 m

d) 10^6 m

8 – (UFCE) Dois veículos, A e B, se movem ao longo de uma estrada horizontal e reta e suas posições variam com o tempo conforme o gráfico mostrado abaixo.

fsica Exercícios de Movimento Uniforme com Gabarito .

Sobre o movimento de A e B podemos afirmar:

a) no instante de tempo t = t_o as velocidades dos dois veículos são iguais;

b) A e B percorrem uma mesma distância entre os instantes t = 0 e t =t_o ;

c) no instante de tempo t = t_o A e B encontram-se igualmente afastados da posição x = 0;

d) no instante de tempo t = t_o a aceleração de A é maior do que a aceleração de B;

e) em qualquer instante de tempo a velocidade de B é maior do que a velocidade de A

Temos um Plano de Estudos gratuito para te auxiliar a estudar para as provas, clique aqui para conferir.

Resposta dos Exercícios de Movimento Uniforme

Exercício resolvido da questão 1

d) 4 × 10-12.

Exercício resolvido da questão 2

c) 80

Exercício resolvido da questão 3

d) 1,5

Exercício resolvido da questão 4

c) 6 km/h

Exercício resolvido da questão 5

c) 24 km/h

Exercício resolvido da questão 6

a) 10,21 m/s.

Exercício resolvido da questão 7

c) 10^5 m

Exercício resolvido da questão 8

c) no instante de tempo t = t_o A e B encontram-se igualmente afastados da posição x = 0;

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dos exercícios de Movimento Uniforme, o Beduka já falou sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aproveite para ver exercícios sobre progressão geométrica, sobre a república velha ou até mesmo sobre fontes de energia renováveis e não renováveis.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Você acabou de conferir exercícios de movimento uniforme, aproveite para testar os seus conhecimentos sobre o sistema digestório e exercícios de bioquímica

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.