História

Os 10 Melhores Exercícios sobre Feudalismo com Gabarito

10 Exercícios sobre Feudalismo + resumo + gabarito!10 Exercícios sobre Feudalismo + resumo + gabarito!

O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que surgiu na Idade Média, após a decadência do Império Romano e das Invasões Bárbaras. A sociedade feudal era composta pelos senhores feudais, clero, nobreza, guerreiros e servos. Confira o resumo e os 10 exercícios sobre Feudalismo para aprender mais!

Feudalismo é um tema bastante recorrente no ENEM e em outros vestibulares, por isso é necessário estudar e se exercitar nessa matéria para ir bem nas provas.

Por isso, nesse artigo dos exercícios sobre Feudalismo, você também vai encontrar um resumo com:

Depois de ler esse brevíssimo resumo, você estará preparado para arrasar nas perguntas que vem logo depois, e conferir seu desempenho com as respostas ao final!

Quando você terminar as questões feudais, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. É online e gratuito!

O que é Feudalismo?

O feudalismo é um sistema político, econômico, cultural e social que surgiu na Idade Média, baseado no poder descentralizado. A economia era fundamentada na agricultura e utilizava o trabalho dos servos.

O modo de produção dos bens necessários para a sobrevivência e a maneira de organizar a relação social entre os séculos V e X na Europa Ocidentalficou conhecida como feudalismo.

O sistema feudal teve seu início após a decadência do Império Romano, pois essa crise teve como consequências a falta de escravos e uma grande crise militar. Além disso as Invasões Bárbaras, fizeram com que grandes senhores abandonassem a cidade e se mudassem para o campo.

  • Saiba como foi a queda do Império Romano no artigo completo sobre a Roma Antiga.

Como era o sistema feudal?

Os senhores mais poderosos criaram os centros rurais ou vilas romanas, o que originou os feudos medievais. Os cidadãos que habitavam no interior de Roma foram atingidos diretamente pela crise, pois as pessoas menos ricas tiveram que encontrar trabalho e proteção por meio dos grandes senhores e de um tratado de colonato.

O tratado de colonato definia que os mais pobres poderiam usufruir das terras dos proprietários, porém seriam obrigados a dar uma quantidade da produção destas terras aos donos.

Assim, foi substituído o sistema escravista e iniciado o sistema servil de produção, ou seja, o trabalhador rural era servo do grande proprietário. Os camponeses rurais necessitavam da proteção dos senhores donos de terras, pois ainda havia o medo de novas invasões bárbaras.

Diferença entre vassalos e ssusseranos

Os vassalos eram os trabalhadores rurais o e os suseranos eram os senhores proprietários. Os vassalos eram servos dos suseranos. No entanto, este não pode ser considerado um sistema escravista, uma vez que os servos não podiam ser vendidos. Eles não eram propriedade do senhor, eram livres.

Os servos eram obrigados a dar aos vassalos os produtos obtidos até a sua morte, passando isso de geração, ou seja, essa relação de dependência e proteção passava dos pais para os filhos.

Os senhores feudais possuíam uma autoridade maior do que a dos próprios reis. Eles tinham o poder político, econômico, cultural e social.

clero Igreja Católica possuía um papel fundamental na Idade Média

É importante ressaltar que a Igreja Católica possuía um papel fundamental na Idade Média, pois ela era considerada uma enorme “senhora feudal”, por conta de sua autoridade e de seu poder de interferir em decisões sociopolíticas no intuito de expandir o cristianismo.

Neste período, a Igreja era a instituição que mais mantinha escolas e abrigos para viúvas, órfãos e necessitados em geral. Muitos monges geravam trabalho por meio da agricultura e das cópias de livros, além da confecção de produtos artesanais para subsistência.

Você pode saber MAIS sobre o Feudalismo no nosso artigo COMPLETO!

Exercícios sobre Feudalismo com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Agora um presente pra você: baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM!

Sem mais enrolação, vamos às perguntas:

Questão 1 – (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

a) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.

b) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.

c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

d) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.

e) As relações de produção eram escravocratas.

Questão 2 – (FASP) Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:

a) existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.

b) atribuição do poder executivo à igreja.

c) relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.

d) absoluta descentralização administrativa.

Questão 3 – (ENEM 2015)A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

b) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

c) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.

d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

Questão 4 – (UFPE) A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

a) Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e conseqüentemente a produção agrícola diminuiu.

b) A queda da produção agrícola teve como conseqüência imediata a subida dos preços.

c) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu também a população do campo.

d) Neste período a peste negra assolava em toda a Europa causando a morte da população.

e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

Questão 5 – (CEFET – MG)A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV, provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadência do feudalismo, pode ser descrita como:

a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.

b) uma seca violenta que devastou as lavouras.

c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.

d) a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.

e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Feudalismo!

Questão 6 – (Fatec-SP) Dentre as causas da desagregação da ordem econômica feudal, é possível mencionar:

a) a capitalização intensa realizada pelos artesãos medievais e a criação de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal.

b) o desinteresse da nobreza e do clero pela manutenção do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro.

c) o surgimento das corporações de oficio e a substituição do “justo preço”, que restringia as possibilidades de lucro, pelo preço de mercado.

d) o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

e) a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que criou condições para a constituição de um sistema de mercado dentro da própria unidade feudal.

Questão 7 – (UFMG)Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:

a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV.

b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores.

c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.

d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.

e) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

Questão 8 – (PUC-MG)Durante a Baixa Idade Média (séc. XI – XV), o modo de produção feudal conheceu o seu apogeu, mas também foi nesse período que as contradições inerentes a esse sistema avolumaram-se, determinando a sua superação. São fatores responsáveis pela desarticulação das estruturas feudais, EXCETO:

a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas.

b) desenvolvimento da atividade mercantil tanto a nível inter-regional quanto a longa distância.

c) crescente urbanização, conduzindo a uma gradual especialização da economia, caracterizada pela cisão entre campo e cidade.

d) surgimento da burguesia como um novo segmento social que foi se definindo no rígido contexto da hierarquizada sociedade feudal.

e) organização de expedições militares cristãs contra muçulmanos no Oriente Médio, pondo fim ao domínio secular dos árabes sobre o Mediterrâneo.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os 2 últimos exercícios sobre Feudalismo!

Questão 9 – (PUC-MG) Nos séculos XIV-XV, a sociedade feudal experimentou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturas que sustentavam essa sociedade, abrindo espaços para a criação de relações capitalistas no interior das sociedades européias.

Os efeitos da depressão dos séculos XIV-XV sobre a sociedade européia foram os seguintes, EXCETO:

a) a expansão marítima dos séculos XV e XVI, rompendo os estreitos limites do comércio medieval.

b) a centralização do poder nas mãos do rei, em contrapartida ao poder pulverizado dos senhores feudais.

c) o surgimento de uma nova cultura mais urbana e laica, em oposição à rural-religiosa do feudalismo.

d) a busca de urna nova espiritualidade, possibilitando a ruptura da unidade cristã através da Reforma.

e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.

Questão 10 – (MACKENZIE-SP) A desintegração do Modo de Produção Feudal na Baixa Idade Média foi, em grande parte, consequência:

a) do crescimento do prestígio da Igreja, que era o sustentáculo ideológico do sistema.

b) do sucesso militar do movimento das Cruzadas, e da bem sucedida expansão da sociedade feudal pelo Oriente.

c) das transformações das relações servis de produção em assalariadas, do comércio e da economia monetária, que aceleraram as contradições internas do sistema.

d) do crescimento da população européia no século XIV e da grande oferta de mão-de-obra barata que este fato gerou economicamente.

e) da consolidação do localismo político, fruto direto da Guerra dos Cem anos que favoreceu a nobreza feudal.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Feudalismo

Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Exercício resolvido da questão 1

c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

Exercício resolvido da questão 2

c) relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.

Exercício resolvido da questão 3

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

Exercício resolvido da questão 4

e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

Exercício resolvido da questão 5

a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.

Exercício resolvido da questão 6

d) o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

Exercício resolvido da questão 7

c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.

Exercício resolvido da questão 8

a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas.

Exercício resolvido da questão 9

e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.

Exercício resolvido da questão 10

c) das transformações das relações servis de produção em assalariadas, do comércio e da economia monetária, que aceleraram as contradições internas do sistema.

Gostou do nosso artigo com os exercícios sobre Feudalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador