História

Os 16 Melhores Exercícios sobre Feudalismo com Gabarito

exercícios sobre feudalismoExercícios sobre Feudalismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que surgiu na Idade Média, após a decadência do Império Romano e das Invasões Bárbaras. A sociedade feudal era composta pelos senhores feudais, clero, nobreza, guerreiros e servos. Confira o resumo e os 16 exercícios sobre Feudalismo para aprender mais!

Esse tema, e a Idade Média como um todo, sempre cai nos vestibulares e no Enem, nos quais são abordados as relações de poder, o trabalho, a cultura e as guerras.

Uma das melhores maneiras de se preparar para as provas é respondendo algumas questões. Por isso, teste seus conhecimentos com a lista de exercícios sobre feudalismo que separamos. No final, confira o gabarito!

Feudalismo é um tema bastante recorrente no Enem e em outros vestibulares, por isso é necessário estudar e se exercitar nessa matéria para ir bem nas provas.

Por isso, nesse artigo dos exercícios sobre Feudalismo, você também vai encontrar um resumo com:

Depois de ler esse brevíssimo resumo, você estará preparado para arrasar nas perguntas que vem logo depois, e conferir seu desempenho com as respostas ao final!

Quando você terminar os exercícios sobre feudalismo, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. É online e gratuito!

O que é Feudalismo?

O feudalismo é um sistema político, econômico, cultural e social que surgiu na Idade Média, baseado no poder descentralizado. A economia era fundamentada na agricultura e utilizava o trabalho dos servos.

O modo de produção dos bens necessários para a sobrevivência e a maneira de organizar a relação social entre os séculos V e X na Europa Ocidental ficou conhecido como feudalismo.

O sistema feudal teve seu início após a decadência do Império Romano, pois essa crise teve como consequências a falta de escravos e uma grande crise militar. Além disso as Invasões Bárbaras, fizeram com que grandes senhores abandonassem a cidade e se mudassem para o campo.

Depois de responder os exercícios sobre feudalismo, entenda como foi a queda do Império Romano no artigo completo sobre a Roma Antiga.

Como era o sistema feudal?

Os senhores mais poderosos criaram os centros rurais ou vilas romanas, o que originou os feudos medievais. Os cidadãos que habitavam no interior de Roma foram atingidos diretamente pela crise, pois as pessoas menos ricas tiveram que encontrar trabalho e proteção por meio dos grandes senhores e de um tratado de colonato.

O tratado de colonato definia que os mais pobres poderiam usufruir das terras dos proprietários, porém seriam obrigados a dar uma quantidade da produção destas terras aos donos.

Assim, foi substituído o sistema escravista e iniciado o sistema servil de produção, ou seja, o trabalhador rural era servo do grande proprietário. Os camponeses rurais necessitavam da proteção dos senhores donos de terras, pois ainda havia o medo de novas invasões bárbaras.

Conheça os tipos de trabalho da Idade Média com nosso texto sobre as atividades econômicas do Feudalismo.

Diferença entre vassalos e suseranos

Os vassalos eram os trabalhadores rurais o e os suseranos eram os senhores proprietários. Os vassalos eram servos dos suseranos. No entanto, este não pode ser considerado um sistema escravista, uma vez que os servos não podiam ser vendidos. Eles não eram propriedade do senhor, eram livres.

Os servos eram obrigados a dar aos vassalos os produtos obtidos até a sua morte, passando isso de geração em geração, ou seja, essa relação de dependência e proteção passava dos pais para os filhos.

Os senhores feudais possuíam uma autoridade maior do que a dos próprios reis. Eles tinham o poder político, econômico, cultural e social.

É importante ressaltar que a Igreja Católica possuía um papel fundamental na Idade Média, pois ela era considerada uma enorme “senhora feudal”, por conta de sua autoridade e de seu poder de interferir em decisões sociopolíticas no intuito de expandir o cristianismo.

Neste período, a Igreja era a instituição que mais mantinha escolas e abrigos para viúvas, órfãos e necessitados em geral. Muitos monges geravam trabalho por meio da agricultura e das cópias de livros, além da confecção de produtos artesanais para subsistência.

Você pode saber MAIS sobre o Feudalismo no nosso artigo COMPLETO!

Exercícios sobre Feudalismo com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Agora um presente pra você: baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o Enem!

Sem mais enrolação, vamos aos exercícios sobre feudalismo:

Questão 1 – (Fatec-SP) – Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

a) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.

b) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.

c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

d) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.

e) As relações de produção eram escravocratas.

Questão 2 – (FASP) – Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:

a) existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.

b) atribuição do poder executivo à igreja.

c) relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.

d) absoluta descentralização administrativa.

Questão 3 – (Enem 2015) – A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

b) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

c) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.

d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

Questão 4 – (UFPE) – A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

a) Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e conseqüentemente a produção agrícola diminuiu.

b) A queda da produção agrícola teve como conseqüência imediata a subida dos preços.

c) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu também a população do campo.

d) Neste período a peste negra assolava em toda a Europa causando a morte da população.

e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

  • Muito bem! Você já fez 25% das questões sobre feudalismo. Continue com o bom trabalho!

Questão 5 – (CEFET – MG) – A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV, provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadência do feudalismo, pode ser descrita como:

a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.

b) uma seca violenta que devastou as lavouras.

c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.

d) a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.

e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.

Questão 6 – (Fatec-SP) – Dentre as causas da desagregação da ordem econômica feudal, é possível mencionar:

a) a capitalização intensa realizada pelos artesãos medievais e a criação de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal.

b) o desinteresse da nobreza e do clero pela manutenção do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro.

c) o surgimento das corporações de oficio e a substituição do “justo preço”, que restringia as possibilidades de lucro, pelo preço de mercado.

d) o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

e) a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que criou condições para a constituição de um sistema de mercado dentro da própria unidade feudal.

Questão 7 – (UFMG) –Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:

a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV.

b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores.

c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.

d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.

e) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

Questão 8 – (PUC-MG) – Durante a Baixa Idade Média (séc. XI – XV), o modo de produção feudal conheceu o seu apogeu, mas também foi nesse período que as contradições inerentes a esse sistema avolumaram-se, determinando a sua superação. São fatores responsáveis pela desarticulação das estruturas feudais, EXCETO:

a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas.

b) desenvolvimento da atividade mercantil tanto a nível inter-regional quanto a longa distância.

c) crescente urbanização, conduzindo a uma gradual especialização da economia, caracterizada pela cisão entre campo e cidade.

d) surgimento da burguesia como um novo segmento social que foi se definindo no rígido contexto da hierarquizada sociedade feudal.

e) organização de expedições militares cristãs contra muçulmanos no Oriente Médio, pondo fim ao domínio secular dos árabes sobre o Mediterrâneo.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Feudalismo!

Questão 9 – (PUC-MG) – Nos séculos XIV-XV, a sociedade feudal experimentou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturas que sustentavam essa sociedade, abrindo espaços para a criação de relações capitalistas no interior das sociedades européias.

Os efeitos da depressão dos séculos XIV-XV sobre a sociedade européia foram os seguintes, EXCETO:

a) a expansão marítima dos séculos XV e XVI, rompendo os estreitos limites do comércio medieval.

b) a centralização do poder nas mãos do rei, em contrapartida ao poder pulverizado dos senhores feudais.

c) o surgimento de uma nova cultura mais urbana e laica, em oposição à rural-religiosa do feudalismo.

d) a busca de urna nova espiritualidade, possibilitando a ruptura da unidade cristã através da Reforma.

e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.

Questão 10 – (MACKENZIE-SP) – A desintegração do Modo de Produção Feudal na Baixa Idade Média foi, em grande parte, consequência:

a) do crescimento do prestígio da Igreja, que era o sustentáculo ideológico do sistema.

b) do sucesso militar do movimento das Cruzadas, e da bem sucedida expansão da sociedade feudal pelo Oriente.

c) das transformações das relações servis de produção em assalariadas, do comércio e da economia monetária, que aceleraram as contradições internas do sistema.

d) do crescimento da população européia no século XIV e da grande oferta de mão-de-obra barata que este fato gerou economicamente.

e) da consolidação do localismo político, fruto direto da Guerra dos Cem anos que favoreceu a nobreza feudal.

Questão 11 – (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a) a servidão representou, sobretudo na França e na Península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma Imperial.

b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

Questão 12 – (FUVEST) Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram construídas por:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) artesãos livres e remunerados.

b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.

c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.

d) mão de obra especializada e estrangeira.

e) servos rurais recompensados com a liberdade.

Questão 13 – (UFJF-MG) Os versos abaixo demonstram como a sociedade feudal era estruturada a partir de relações de dependência pessoal. Leia-os com atenção.

“Se o meu senhor for morto, eu quero que me matem,

Se ele for enforcado, enforcai-me com ele,

Se ele for posto na fogueira, quero ser queimado,

E, se ele se afogar, lançai-me à água com ele.”

Citado em BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Setenta, 1989.

A respeito desta sociedade, é INCORRETO afirmar que:

a) o rei mantinha um papel predominantemente simbólico, mas, na verdade, exercia o seu poder de fato como senhor feudal de suas próprias terras.

b) os servos, que recebiam de seus senhores os lotes de terra para produzirem, estavam, em contrapartida, submetidos a uma série de taxas como a talha e as banalidades.

c) os suseranos e os vassalos estavam ligados entre si por uma relação de dependência e de obrigações mútuas a serem cumpridas.

d) a sociedade se dividia, basicamente, em duas ordens (estados) dependentes entre si: uma reunia os indivíduos descendentes dos romanos e a outra os dos germânicos.

Questão 14 – (ACAFE) Formado a partir da fusão de elementos dos povos germânicos e romanos, o Sistema Feudal apresentou diversas características durante o seu predomínio na Europa medieval. Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica do feudalismo europeu.

a) A base da economia feudal era agrária. A posse da terra era fundamental para os Nobres.

b) Com o Colonato, trabalhadores assalariados eram a mão de obra predominante nos feudos.

c) A Igreja medieval exercia grande influência no comportamento da sociedade feudal.

d) As relações de suserania e vassalagem entre os nobres, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os 2 últimos exercícios sobre Feudalismo!

Questão 15 – (IFMT) A Idade Média foi marcada por forte religiosidade e crença na salvação eterna:

“Assim, pois, a cidade de Deus, que é tomada como una, na realidade é tripla. Alguns rezam, outros lutam e outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais. Enquanto essa lei esteve em vigor, o mundo ficou em paz, mas agora, as leis se debilitam e toda a paz desaparece.”

(Carmen ad Rotbertumbregem francorum, In: Jaime Pinsky (org). Modo de produção feudal. 4 ed. São Paulo: Global. 1986. P.71).

Analisando o texto acima, pode-se concluir que:

a) Para a Igreja medieval, a divisão em três ordens – religiosos, senhores e servos – obedecia à vontade divina, segundo a qual, cada ordem tem um papel na sociedade, cabendo a todos a aceitação.

b) A divisão em ordens era uma vontade humana, estando, portanto, em desacordo com a vontade divina.

c) O papel de cada ordem era determinado pela importância que a guerra tinha naquela sociedade, sendo que lutar e combater eram as atribuições mais sagradas durante a Idade Média.

d) O texto afirma que o serviço mais importante na sociedade medieval era exercido pelos servos – os que trabalham – pois deles dependia a nutrição de todos.

e) A desobediência à ordem estabelecida, durante o período medieval, foi um importante instrumento para a manutenção da paz.

Questão 16 – (PUC) Antes da epidemia da COVID-19, outras doenças espalharam-se rapidamente e causaram a morte de milhares de pessoas. Na Idade Média ocidental, ficou famosa a Peste Negra que, combinada com a fome, dizimou cerca de um terço da população europeia.

Assinale a única alternativa que relaciona corretamente o surgimento dessa peste com o quadro maior da baixa Idade Média:

a) O surgimento da Peste Negra reforçou o desenvolvimento científico, especialmente da medicina medieval, que pôde averiguar soluções salvíficas oferecidas pela Escolástica.

b) O surgimento da Peste Negra indica o renascimento das rotas de comércio europeu e contribuiu para a decadência do regime feudal.

c) A Peste Negra favoreceu o incremento das universidades na Europa, pois tanto suseranos quanto vassalos uniram-se para incentivar a elaboração de pesquisas e a criação de uma vacina eficaz.

d) A Peste Negra levou os papas, bispos e reis a se unirem para obrigar as pessoas infectadas a lutarem nas Cruzadas, com a meta de, desse modo, transmitirem a doença aos muçulmanos que dominavam Jerusalém.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Feudalismo

Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no Enem? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra c) relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra d) o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: letra a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas.

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: letra e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta: letra c) das transformações das relações servis de produção em assalariadas, do comércio e da economia monetária, que aceleraram as contradições internas do sistema.

Exercício resolvido da questão 11

Alternativa correta: letra d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

Exercício resolvido da questão 12

Alternativa correta: letra a) artesãos livres e remunerados.

Exercício resolvido da questão 13

Alternativa correta: letra d) a sociedade se dividia, basicamente, em duas ordens (estados) dependentes entre si: uma reunia os indivíduos descendentes dos romanos e a outra os dos germânicos.

Exercício resolvido da questão 14

Alternativa correta: letra b) Com o Colonato, trabalhadores assalariados eram a mão de obra predominante nos feudos.

Exercício resolvido da questão 15

Alternativa correta: letra a) Para a Igreja medieval, a divisão em três ordens – religiosos, senhores e servos – obedecia à vontade divina, segundo a qual, cada ordem tem um papel na sociedade, cabendo a todos a aceitação.

Exercício resolvido da questão 16

Alternativa correta: letra b) O surgimento da Peste Negra indica o renascimento das rotas de comércio europeu e contribuiu para a decadência do regime feudal.

Gostou do nosso artigo com os exercícios sobre Feudalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet.

Nós te conectamos à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo e consiga bolsas de estudos fantásticas!

Obrigada por ler nosso artigo com a lista de exercícios sobre feudalismo até o final! 

Desejamos bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários