História

Resumo sobre a Roma Antiga

Resumo sobre a Roma AntigaResumo sobre a Roma Antiga
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Roma Antiga foi uma civilização da Itália que surgiu no século VIII a.C, localizada ao longo do mar Mediterrâneo e tinha como centro a cidade de Roma, na península Itálica. Posteriormente, essa civilização se expandiu e se tornou um dos maiores impérios do mundo antigo.

Você já ouviu falar sobre a Roma Antiga? Essa matéria é bastante frequente nas questões do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um Resumo sobre a Roma Antiga para você se preparar melhor para as questões de história do ENEM.

Não deixe de conferir as questões de vestibular sobre a Roma Antiga.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X BedukaEle é o melhor teste vocacional gratuito do Brasil!

Resumo da Lenda de Fundação da Roma Antiga

A lenda da fundação da cidade de Roma conta que os gêmeos Rômulo e Remo, nascidos de Reia em 771 a.C., foram jogados no rio Tibre, por ordem do então rei de Alba Longa, Amúlio – tio de Reia – que havia usurpado o trono e queria assassinar todos os possíveis herdeiros

O cesto onde os garotos estavam encalhou próximo onde atualmente é a cidade de Roma. Eles foram encontrados por uma loba, que os amamentou o que possibilitou que os garotos escapassem da morte. Mais tarde, um pastor encontrou os dois bebês e cuidou de ambos até a idade adulta.

Depois de adultos, ambos os irmãos fundaram uma cidade nesta mesma região onde foram encontrados e criados. Após um desentendimento entre os irmãos, Rômulo assassinou seu irmão Remo e se tornou o primeiro rei de Roma. Apesar da origem “lendária”, naquela região haviam povos extremamente bem desenvolvidos.

Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.)

Durante a monarquia romana, a sociedade era formada por três classes sociais:

  • Patrícios: a classe dominante, que era constituída por nobres e proprietários de terra;
  • Plebeus: constituídos por comerciantes, artesãos, camponeses e pequenos proprietários;
  • Clientes: viviam da dependência dos patrícios e dos plebeus, e eram prestadores de serviços.

O rei executava as funções judicial, executiva e religiosa. Os principais órgãos durante a monarquia romana foram:

  • Assembleia Curiata: que era constituída por trinta chefes de famílias do povo e tinha por função a elaboração de leis, recursos jurídicos e ratificação da eleição do rei. 
  • Senado: composto pelos patrícios, era responsável por assessorar o rei e tinha o poder de vetar as leis propostas pelo monarca.

Resumo dos principais reis da Roma Antiga

Rômulo governou entre 753 e 716 a.C. Depois dele, Roma teve outros seis reis. São eles:

  • Numa Pompílio (716 a 673 a.C.): foi o responsável pelo primeiro sistema de leis romanas, pela elaboração do primeiro calendário da cidade e pela organização dos ofícios religiosos. Por conta da  “reforma religiosa”, os romanos consideraram que a cidade viveu uma época de paz e prosperidade, garantindo a Numa Pompílio um grande reconhecimento após sua morte;
  • Túlio Hostílio (673 a 641 a.C.): foi o responsável por levar Roma à primeira expansão territorial, conquistando territórios adjacentes. Túlio também organizou o primeiro exército romano, assim como a vitória e destruição de Alba Longa;
  • Anco Márcio (641 a 616 a.C.): foi responsável por um período de paz, apesar dos embates com as cidades de Ficana e de Politorium durante seu governo. Márcio cedeu terras do monte Aventino aos derrotados dessas cidades, criando o primeiro núcleo da plebe romana;
  • Tarquínio Prisco (616 a 578 a.C.): Prisco manteve o processo de expansão territorial, fomentou o comércio com as cidades próximas e foi responsável pela drenagem dos pântanos da região em volta da cidade, além de algumas reformas estruturais que garantiram o crescimento da cidade;
  • Sérvio Túlio (578 a 534 a.C.): Foi responsável por reorganizar o exército romano, que agora era dividido em centúrias, cem homens liderados por um centurião, e por promover a primeira reforma social, dividindo os romanos por classes, de acordo com a renda de cada um. Ele também levantou a primeira muralha em volta de Roma, garantindo a defesa da cidade;
  • Tarquínio, o Soberbo (534 a 509 a.C.): Até promoveu novas obras estruturais na cidade, mas confiscou inúmero bens de famílias romanas influentes, fazendo com que seu reinado fosse a ruína da Monarquia e a principal causa do estabelecimento da República Romana.

República Romana (509 a.C. a 27 a.C.)

A fundação da república reafirmou o Senado, que era o órgão de maior poder político entre os romanos. O poder executivo ficou nas mãos das magistraturas, que eram ocupadas pelos patrícios.

A principal característica da república romana é a luta de classes entre patrícios, que lutavam para preservar privilégios e defender seus interesses políticos e econômicos, e plebeus, que não queriam mais ser dominados.

Durante os anos de 449 e 287 a.C., cinco revoltas foram organizadas pelos plebeus e que alcançaram vários resultados que fizeram com que as duas classes praticamente se igualassem, tais como:

  • Tribunos da plebe;
  • Leis das XII tábuas;
  • Leis Licínias;
  • Lei Canuleia. 

O Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.)

O império sucedeu a república, onde agora todo poder político era centrado no imperador, e o Senado apenas apoiava seu poder. O império se expandiu expressivamente e, até 117 d.C., cerca de seis milhões de quilômetros quadrados estavam sob o governo do império romano.

O império possuía aproximadamente seis milhões de habitantes, sendo que um milhão habitava a cidade de Roma. Um dos aspectos essenciais para o sucesso do império era o exército, que fez com que Roma expandisse seu poderio até o Mediterrâneo.

Política do Pão e Circo 

À medida que os centros urbanos cresciam, os problemas sociais também surgiram em Roma. O alto número de escravos fez com que o desemprego aumentasse sobremaneira na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus serviços. Esse grande número de desempregados foi para as cidades romanas buscando empregos e melhores condições de vida.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Temendo uma revolta dos desempregados, o imperador criou então a chamada política do Pão e Circo.

Esta se baseava em oferecer alimentação e diversão aos cidadãos romanos. Durante quase todos os dias aconteciam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta maneira, a população carente se distraía e se esquecia de seus problemas, diminuindo as chances de revolta.

Resumo da Cultura da Roma Antiga

A cultura romana sofreu bastante influência dos gregos. Os romanos se basearam na cultura grega em muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. A língua falada era o latim, que se espalhou por todo o império na Idade Média, originando línguas como português, francês, italiano e espanhol.

Os balneários romanos eram locais bastante frequentados por senadores e membros da aristocracia romana. Eles usavam estes locais para discutirem política e aumentar seus relacionamentos pessoais.

A mitologia romana era utilizada para explicar a realidade que os romanos não conseguiam explicar de maneira científica. A mitologia também explicava a origem do povo e da cidade que deu origem ao império, como vimos acima a lenda de Rômulo e Remo.

Características do Império Romano

  • Estritamente comercial;
  • Escravizava os povos conquistados;
  • O controle das províncias era responsabilidade de Roma;
  • Politeísta, ou seja, acreditavam em muitos deuses;
  • O governante tinha cargo vitalício;
  • A expansão territorial acontecida através de conquistas ou golpes militares.

Divisão do Império Romano

A crise econômica no Império fez com que o número de impostos diminuíssem drasticamente. Essa redução gerou um grande declínio no número de funcionários do Estado, tornando a administração cada vez mais difícil, especialmente nas províncias mais distantes de Roma. 

Numa tentativa de reparar essa situação, o imperador Diocleciano dividiu o império em dois: o Ocidente, com capital em Roma, e o Oriente, com capital em Bizâncio, às margens do mar Negro. 

Tanto no Ocidente quanto no Oriente havia um imperador, que tinha o título de Augusto, e um outro governante para as regiões mais distantes, com o título de César, sendo no total quatro governantes para todo o império. Por esse motivo, essa forma de divisão foi chamada de Tetrarquia

No início do século IV, o imperador Constantino reunificou o Império. Entretanto, como havia um risco iminente de invasão na parte ocidental, o imperador transferiu a capital para Bizâncio, que era mais rica e mais protegida, renomeando a cidade para Constantinopla.

Durante o século IV, o Império permaneceu unificado, com sua capital em Constantinopla. No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.

Aprenda mais sobre o que foi a Idade Média.

Queda do Império Romano

As principais causas do declínio do Império Romano foram:

  • Dificuldade de administração: o império era muito grande e havia complicações no controle e gestão da corrupção que o aniquilou;
  • Invasões bárbaras: o exército precisou proteger o império das investidas de povos como os godos, hunos e germânicos;
  • Elevados impostos: o estado tinha elevado custo para manter a construção das obras rotineiras. Esse fator aumentou significativamente as taxas cobradas da população;
  • Escassez de escravos: a redução das batalhas por conquistas de novos territórios prejudicou o sistema de renovação de escravos.

Resumo dos principais imperadores da Roma antiga

  • Otaviano Augusto: primeiro imperador de Roma. Foi responsável por acrescentar muitos territórios ao império;
  • Cláudio: foi responsável por conquistar parte da Grã-Bretanha;
  • Nero: considerado excêntrico e louco, assassinou sua mãe e sua irmã, e condenou um grande número de cristãos à morte;
  • Tito: ficou o responsável por destruir o templo do Rei Salomão;
  • Trajano: considerado um grande conquistador, fez com que Império Romano atingisse a maior extensão durante seu governo;
  • Adriano: ordenou a construção uma muralha com seu nome, a Muralha de Adriano, ao norte da Grã-Bretanha, que tinha por objetivo conter os bárbaros;
  • Diocleciano: foi o responsável por dividir o império em duas partes: oriental e ocidental;
  • Constantino: proibiu a perseguição aos cristãos e uniu novamente o império, escolhendo Bizâncio como capital. Renomeou a cidade de Constantinopla;
  • Rômulo Augusto: foi o penúltimo imperador de Roma;
  • Constantino XI: foi o último imperador do Império Romano Oriental. Morreu defendendo a cidade contra o ataque dos turcos.

Além de conferir esse Resumo sobre a Roma Antiga, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de conferir o Resumo sobre a Roma Antiga? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

14 Comentários