Biologia

O que é Bioquímica? Aprenda tudo sobre esta área da biologia e da química para não errar no ENEM!

o que é bioquímicaO que é Bioquímica?

Bioquímica é o ramo da biologia e da química que estuda as estruturas, a organização e as transformações moleculares que ocorrem na célula. Em resumo, a Bioquímica aborda todos os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à Bioquímica sempre são frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que é Bioquímica é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado no dia da prova do processo seletivo escolhido. Nesse artigo vamos explicar sobre o que é Bioquímica.

Não deixe de conferir nossos Exercícios sobre Bioquímica, que irão te ajudar se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Bioquímica;
  • Principais biomoléculas;
  • O que é metabolismo.

Ei! Participe da nossa trilha de autoconhecimento, sobre personalidade e profissão.

O que é Bioquímica?

Bioquímica é o ramo da Biologia e da química, que é responsável pelo estudo de todos os processos químicos que acontecem nos organismos vivos. Ela aborda todos os compostos, orgânicos e inorgânicos, presentes nos seres vivos.

A bioquímica estuda todas as transformações moleculares, chamadas de metabolismo, que são necessárias para a sobrevivência e reprodução dos seres vivos.

Todas as espécies são formadas basicamente por carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e algumas outras moléculas. Os processos bioquímicos são necessários para a manutenção da vida. Entre eles estão a síntese de biomoléculas, o transporte de substâncias, produção de energia e eliminação de substâncias químicas.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

Resumo de Bioquímica

A bioquímica estuda a estrutura molecular e a função metabólica de proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outros. As áreas da bioquímica se estendem para o campo dos alimentos, remédios, análises clínicas, biocombustíveis, etc.

Em geral ela se relaciona à biologia molecular e também estuda as informações genéticas contidas no DNA.

Faça exercícios de bioquímica e teste todos os seus conhecimentos sobre o assunto.

Aplicação da Bioquímica

O conhecimento desta área é principalmente importante em empresas e indústrias como:

  • Farmacêutica: elaboração de remédios;
  • Médica: elaboração de novos tratamentos por meio da nutrição;
  • Agrícola: melhoramento da fixação do nitrogênio em plantas. Por ex: soja;
  • Alimentícia: fermentação de bebidas alcoólicas, leite e derivados, além de chocolates;
  • Cosmética: elaboração de novos produtos de beleza e higiene;
  • Tecnológica: elaboração de compostos sustentáveis.

Outro foco é o estudo do sistema biológico com um enfoque mais químico. Ressalte-se a fisiologia e a patologia molecular, ciências ômicas, processos metabólicos e fermentativos e propriedades químicas, físico-químicas, biofísicas e tecnológicas das biomoléculas.

O que são Biomoléculas?

As biomoléculas são compostos sintetizados pelos organismos e que estão envolvidas em seu metabolismo. São moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Carboidratos

Carboidratos são as principais fontes de energia dos seres vivos. São as moléculas orgânicas mais numerosas da Terra e são formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio. Também podem ser chamadas glicídios, hidratos de carbono ou açúcares.


carboidratos bioquimica

Classificação dos carboidratos

  • Monossacarídeos: são os carboidratos de composição mais simples. Possuem a fórmula química geral (CH2O)n, onde “n” é o número de átomos de carbono. A glicose, é um exemplo de monossacarídeo essencial para nossa vida, como fonte de energia. Sua fórmula é C6H12O6 ;
  • Dissacarídeos: são moléculas que provém da união de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos dos dissacarídeos mais comuns;
  • Polissacarídeos: são formados pela união de inúmeros monossacarídeos. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

Confira o artigo completo sobre Carboidratos.

Lipídios

lipidios bioquimica

Os lipídios são moléculas orgânicas que apresentam estrutura molecular variada, e que possuem diversas funções orgânicas. Podem ser utilizados para reserva energética, isolante térmico, além de fazerem parte da composição da membrana plasmática das células.

A principal característica dos lipídios é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes apolares, ou seja, não são solúveis em água (natureza hidrofóbica). Essa característica é essencial, pois a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.

Confira o artigo completo sobre Lipídios.

Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucleicos são as macromoléculas responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Eles são formados por nucleotídeos, que são compostos por um grupo fosfato, um monossacarídeo/pentoses e uma base nitrogenada.

Esses nucleotídeos estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre um açúcar e um fosfato.

Presentes no núcleo dos eucariontes e espalhados no hialoplasma dos procariontes, existem dois tipos de ácido nucleicos: o Ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).

O DNA e o RNA diferenciam-se por causa do açúcar (pentose) e das bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. O ácido fosfórico, no entanto, é igual nos dois ácidos nucleicos existentes.

ácidos nucleios (RNA e DNA)

A desoxirribose é a pentose presente no DNA, por isso ele recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. A pentose do RNA é a ribose e, por isso, ele é chamado de ácido ribonucleico.

As bases nitrogenadas também se diferem em ambos os ácidos nucléicos.

Essas são as 5 bases nitrogenadas:

  1. Adenina
  2. Guanina
  3. Citosina
  4. Timina
  5. Uracila.

A uracila está presente somente no RNA, enquanto a timina é uma base exclusiva do DNA. As demais bases (adenina, citosina e guanina) estão presentes em ambos os ácidos nucleicos.

Confira o artigo completo sobre Ácidos Nucleicos.

Proteínas

proteinas bioquimica

Proteínas são macromoléculas basicamente compostas por cadeias lineares de aminoácidos. Elas são fundamentais para o nosso organismo por causa de sua função construtora e reparadora. As proteínas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Ao ingerirmos as proteínas em nossa alimentação, elas são quebradas durante a digestão e absorvidas pelas células. Posteriormente, as células irão quebrá-las novamente, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários.

Funções das Proteínas

  • Catalisação de reações químicas;
  • Defesa do organismo, uma vez que os anticorpos são proteínas;
  • Comunicação celular;
  • Transporte de substâncias (como a hemoglobina, que atua no transporte de oxigênio);
  • Movimento e contração de certas estruturas (como as proteínas responsáveis pela movimentação de cílios e flagelos);
  • Sustentação (como o colágeno, que atua na sustentação da pele).

Confira o artigo completo sobre Proteínas.

O que é Metabolismo?

Metabolismo é o termo utilizado para descrever as inúmeras reações químicas que existem no organismo e que realizam a manutenção das necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.  

Essas reações químicas têm a finalidade de síntese e quebra de biomoléculas, produção de energia, conversão de moléculas dos nutrientes, entre outras.

As reações que constituem o metabolismo podem ser classificadas em dois processos: o anabolismo e o catabolismo.

Anabolismo

Anabolismo ou metabolismo construtivo são as reações químicas que dizem respeito à síntese de biomoléculas. Essas reações acontecem somente quando uma célula possui energia suficiente. Elas são responsáveis por produzir as macromoléculas que constituem a célula, por exemplo.

Catabolismo

O Catabolismo ou metabolismo oxidativo são todas as reações químicas que têm por objetivo quebrar ou desdobrar moléculas, ou seja, que possuem caráter degradativo. Nesses processos, há a liberação de energia necessária para a realização de diversas atividades.

No catabolismo, por exemplo, carboidratos, proteínas e lipídios são quebrados em subprodutos menores e mais simples. Podemos classificar o catabolismo em:

  • Catabolismo aeróbico: As reações acontecem na presença de oxigênio;
  • Catabolismo anaeróbico: As reações ocorrem na ausência de oxigênio.

Apesar de serem reações opostas, o anabolismo e o catabolismo proporcionam o equilíbrio no nosso organismo: enquanto o catabolismo faz com que energia seja liberada, o anabolismo faz uso dela para sintetizar biomoléculas.

Resumão de Bioquímica

Visão geral:

  • Principais elementos químicos presentes nos seres vivos: C (carbono), H (hidrogênio), O (oxigênio), N (nitrogênio), P (fósforo) e S (enxofre);
  • As moléculas nos seres vivos podem ser de dois tipos: Inorgânicas (água e sais minerais) e Orgânicas (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos);
  • O metabolismo celular por ser um anabolismo (reação de síntese/união) ou catabolismo (reação de análise/quebra).

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Acabamos de explicar o que é Biquímica. Aproveite e confira outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja nosso resumo de biologia para o enem, aprenda qual a função do núcleo da célula e descubra quais os principais rios brasileiros.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu o que é Bioquímica, você também pode ver alguns conteúdos para te ajudar no ENEM. Veja o que são qual a definição de efeito estufa, confira quais as principais teorias sobre a origem da vida e aprenda o que é movimento circular uniforme.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador