Biologia

Tudo sobre Carboidratos

Tudo Sobre CarboidratosTudo Sobre Carboidratos

Os carboidratos são moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles podem ser denominadas como glicídios, hidratos de carbono ou ainda açúcares. Os carboidratos podem ser classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os carboidratos são fundamentais para o organismo do ser humano. Além disso, as perguntas sobre esse tema são bastante recorrentes na prova do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo que vai te ajudar a aprender tudo sobre Carboidratos.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Carboidratos!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são Carboidratos;
  • Classificação dos Carboidratos;
  • Tipos de Carboidratos.

O que são Carboidratos?

Carboidratos são as principais fontes de energia dos seres vivos. São as moléculas orgânicas mais numerosas da Terra e são formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio. Também podem ser chamadas glicídios, hidratos de carbono ou açúcares.

Os carboidratos participam também da formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. Quando ingeridos e absorvidos, são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular, e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o organismo continue funcionando bem.

Classificação dos Carboidratos

Monossacarídeos

São os carboidratos de composição mais simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Possuem a fórmula química geral (CH2O)n, onde “n” é o número de átomos de carbono.

Geralmente, possuem sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses, quando constituídos de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono, respectivamente.

Principais monossacarídeos

Principais monossacarídeos

Dissacarídeos

São moléculas que provém da união de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação).

Principais dissacarídeos

  • Sacarose: É formada pela soma dos monossacarídeos frutose e glicose. A sacarose possui um tipo de função energética, e está presente nos vegetais, especialmente na cana de açúcar;
  • Lactose: É constituída pela soma entre os monossacarídeos glicose e galactose. A lactose também possui função energética e pode ser facilmente encontrada no leite;
  • Maltose: É soma de uma molécula de glicose com outra glicose. A maltose possui função energética e pode ser encontrada principalmente nos vegetais.

Polissacarídeos

São formados pela união de 10 ou mais monossacarídeos. Possuemcadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

Principais tipos de polissacarídeos

  • Celulose: A celulose está presente principalmente nos vegetais, atuando na formação da parede celular das plantas. Quando ingerimos vegetais (folhas, legumes, frutas e etc.), nosso organismo é capaz de fazer a digestão da celulose. Porém, ela é muito importante para o bom funcionamento dos intestinos e composição do bolo fecal.
  • Amido: O amido é um polissacarídeo presente em inúmeras espécies de vegetais. Ele também é importante para nosso organismo, atuando como reserva de energia. Pode-se encontrar grandes quantidades de amido no milho, trigo, batata, arroz, mandioca e cenoura.
  • Quitina: A quitina é um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de animais artrópodes e nas paredes das células de fungos. A quitina é composta por grande quantidade de moléculas de glicose e por grupos de amina (composto químico orgânico que possui nitrogênio em sua composição).
  • Glicogênio: Está presente principalmente nos animais e nos fungos, atuando como reserva de energia nas células animais e vegetais. Nos seres humanos, o armazenamento e a síntese do glicogênio ocorrem no fígado e nos músculos.

Tipos de Carboidratos

Carboidratos simples

São formados pelos monossacarídeos ou dissacarídeos. Os principais representantes são a glicose, a frutose e a sacarose. A digestão e a absorção são bem rápidas, por isso eles podem aumentar muito a glicose no sangue.

Os carboidratos simples podem ser utilizados na produção de energia na hora em que são ingeridos, ou podem ser armazenados pelo organismo para uso posterior. Esse armazenamento está localizado principalmente no fígado e nos músculos.

Carboidratos complexos

São formados pelos polissacarídeos. Possuem digestão e absorção mais lenta, e são formados por uma cadeia longa de monossacarídeos, gerando fibras que dão maior sensação de saciedade.

Estão presentes nos grãos integrais e por serem absorvidos de forma mais lenta, não causam grandes alterações no índice de glicemia do sangue. A energia fornecida por eles dura mais.

Importância do Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo humano. Eles são responsáveis pelas atividades do nosso cotidiano como andar, correr e trabalhar.

O consumo dos carboidratos é essencial para a nossa existência. Os carboidratos exercem diversas funções em nosso organismo, como a nutrição das células do sistema nervoso central.

Se a taxa de carboidratos diminuem, o organismo começa a utilizar as proteínas armazenadas para produzir energia, dando causa a uma possível perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidratos evita a utilização da proteína muscular.

Os carboidratos devem ser ingeridos de maneira eficaz, por meio de alimentos ricos em amido associados às fibras como, por exemplo, o pão integral. Para a prática de atividades físicas, o carboidrato é o nutriente mais importante na dieta.

O carboidrato é o responsável por elevar o armazenamento antes das atividades, fornecer energia durante os exercícios e também possui um papel essencial no período de recuperação após as atividades.

Alimentos ricos em Carboidratos

1. Aveia

aveia

Um dos alimentos mais ricos em carboidratos, a aveia mantém o intestino em ordem, faz bem para a pele, traz saciedade e age no controle da glicose e do colesterol.

2. Batata-doce

batata doce

A batata-doce é uma fonte de carboidrato muito saudável e benéfica para a alimentação. É rica em fibras e é considerada um alimento de índice glicêmico médio, isto é, aumenta o nível de glicemia gradualmente. Por esse motivo, os carboidratos são digeridos de forma mais devagar, e fornecem energia ao organismo aos poucos, impedindo picos na produção de insulina.

3. Banana

banana

A banana é uma fruta prática e acessível, e também bastante nutritiva. Ela melhora a absorção de nutrientes, estimula o sistema imunológico e, por conter muito potássio, ajuda no controle da pressão arterial e na prevenção do AVC.

4. Feijão

feijão

O feijão está entre os alimentos mais populares da alimentação do brasileiro e possui nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, principalmente o ferro.

5. Grão de bico

grão de bico

O grão-de-bico é rico em fibras, ajuda a regular o intestino e promove uma sensação de saciedade. Ele ainda auxilia no controle da fome e traz mais benefícios para a manutenção do peso.

Teste seus conhecimentos de Biologia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender tudo sobre carboidratos? Confira também o artigo que explica sobre o que são ácidos nucleicos e se prepare melhor para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador