Biologia

Aprenda o que são Ácidos Nucleicos

o que são ácidos nucleicosO Que são Ácidos Nucleicos?

Os ácidos nucleicos são macromoléculas presentes em todas as células vivas. Esses ácidos constituem os genes e são responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA e o RNA.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à Bioquímica sempre são frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que são Ácidos Nucleicos é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.

Confira nossos exercícios sobre Ácidos Nucleicos!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são Ácidos Nucleicos;
  • Estrutura dos Nucleotídeos;
  • RNA e DNA.

O que são Ácidos Nucleicos?

Os ácidos nucleicos são macromoléculas formadas por unidades menores, chamados de nucleotídeos. Eles são as substâncias responsáveis pela transmissão da herança biológica.

As moléculas comandam a atividade da matéria viva, coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas, e transmitindo as características biológicas de uma geração a outra, através do processo reprodutivo.

Os ácidos nucleicos estão presentes no núcleo dos eucariontes e dispersos no hialoplasma dos procariontes. Eles podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), e estes diferenciam-se por causa do açúcar e das bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos.

Veja outros assuntos que fazem parte da Bioquímica.

Estrutura dos Nucleotídeos

Os nucleotídeos são a base de todos os ácidos nucleicos. Eles são compostos por:um grupo fosfato, um açúcar (pentose) e uma base nitrogenada. Eles estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre o açúcar e o fosfato.

estrutura do nucleotideo dos acidos nucleicos
  • Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos;
  • Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila;
  • Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pela propriedade ácido dos ácidos nucleicos.

O que são Ácidos Nucleicos? – Ácido Ribonucleico (RNA)

A principal função do RNA é copiar e transportar todas as informações contidas no DNA até as estruturas responsáveis pela elaboração de proteínas.

Ele é formado por uma cadeia de nucleotídeos que possuem um grupo fosfato, uma pentose (açúcar) e uma base nitrogenada. A pentose do RNA é a ribose, por isso ele é chamado de Ácido Ribonucleico.

estrutura do rna

Tipos de RNA

  • RNA mensageiro (RNAm):  o RNAm codifica as proteínas, uma vez que possui as informações do DNA. Ele é traduzido no processo de formação das proteínas, chamado de tradução;
  • RNA transportador (RNAt): O RNAt, ou RNA de transferência, transporta os aminoácidos que constituirão a nova proteína. Ele identifica a sequência de três nucleotídeos que codificam um aminoácido (chamada de códon), e garante que o aminoácido correspondente àquela informação seja adicionado à cadeia em formação;
  • RNA ribossomal (RNAr): Esse RNA forma os ribossomos, que são os locais onde ocorrem a síntese de proteínas. É importante destacar que 80% do RNA presente na célula é desse tipo.

O que são Ácidos Nucleicos? – Ácido Desoxirribonucleico (DNA)

A molécula de DNA possui relação direta com as características físicas e fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Nos seres eucariontes, o DNA é encontrado no núcleo das células e nas mitocôndrias.

Nos seres procariontes, esse material está disperso no citoplasma da célula. O DNA apresenta dupla-hélice, diferentemente do RNA, que apresenta uma hélice simples.

estrutura do dna

O DNA também é formado por uma cadeia de nucleotídeos que possuem um grupo fosfato, uma pentose (açúcar) e uma base nitrogenada. A pentose do DNA é a desoxirribose, que possui um oxigênio a menos que a ribose. Por esse motivo, ele é chamado de Ácido Desoxirribonucleico.

Bases Nitrogenadas

As bases nitrogenadas são classificadas em dois grupos: purinas e pirimidinas.

  • Purinas: São as bases maiores que possuem mais de um anel. As purinas são: Adenina (A) e Guanina (G);
  • Pirimidinas: São bases menores e que são compostas por apenas uma anel. As pirimidinas são: Citosina (C), Uracila (U) e Timina (T).

As bases nitrogenadas se ligam por meio de pontes de hidrogênio. No DNA, a adenina se liga à timina e a citosina se liga à guanina. No RNA a ligação é a mesma, exceto pela uracila que substitui a timina.

bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos

Teste seus conhecimentos de Biologia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que são Ácidos Nucleicos? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador