Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Medicina no Rio de Janeiro

CONHEÇA AS MELHORES FACULDADES DE MEDICINA NO RIO DE JANEIROMelhores faculdades de Medicina no Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Medicina é um dos mais tradicionais e mais procurados do Brasil. Deseja se tornar médico, fazendo esse curso no Rio de Janeiro? Então confira quais as melhores faculdades desse estado.

O Rio de Janeiro é um estado que possui belezas extraordinárias e tem a Cidade Maravilhosa como maior atrativo turístico. Mora ou deseja se mudar para estudar medicina nesse estado? Então esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de medicina no Rio de Janeiro.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Fique calmo! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Além disso, temos um artigo que te ensina a estudar para passar em Medicina, já que, normalmente, esse curso possui notas de corte mais altas. Clique aqui e confira!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina no Rio de Janeiro?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de medicina no Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Veja também as melhores faculdades de Medicina em São Paulo.

Melhores faculdades de Medicina no Rio de Janeiro

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

3. Universidade Federal Fluminense (UFF)

4. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

5. Universidade de Vassouras

6. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

7. Faculdade Redentor (FACREDENTOR)

8. Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

9. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

10. Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo, de acordo com a avaliação da Quacquarelli Symonds.

O curso de medicina, que possui cerca de 1200 alunos matriculados, já foi considerado pelo Exame Nacional de Cursos do MEC como um dos melhores cursos médicos do Brasil. A Faculdade de Medicina tem dez departamentos próprios – Cirurgia; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Preventiva; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia e Oftalmologia; Patologia; Pediatria; Psiquiatria e Medicina Legal e Radiologia – que atuam em grande parte nas disciplinas do ciclo profissional do curso.

O ingresso na universidade é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

A missão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) é formar médicos com visão generalista, sensibilizados quanto à importância da busca permanente de conhecimentos e capazes de contribuir para a melhoria das condições de saúde da comunidade priorizando suas principais necessidades.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O objetivo do curso de Medicina da universidade é formar profissionais – médicos generalistas ou especialistas – capazes de atender às necessidades básicas da população através do desempenho de tarefas de promoção, prevenção, cura e reabilitação. O curso valoriza a interação entre o homem e o meio ambiente e a formação clínica geral do médico.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Fundada em 1970, é uma instituição privada com sede na cidade do Rio de Janeiro. Conta com mais de 220 mil alunos sendo 129,733 mil alunos presenciais e 77,717 mil alunos do Ensino a Distância, segundo pesquisa feita em 2016, e está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

O estudante de Medicina da UNESA adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e saúde coletiva, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade de Vassouras

Fundada em 1967, é uma universidade privada localizada na cidade de Vassouras. É uma instituição sem fins lucrativos, tendo como sua mantenedora a Fundação Educacional Severino Sombra. O curso de medicina da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC.

Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o curso de Medicina da universidade propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Fundada em 1979, é uma instituição pública sediada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. O curso de Medicina está pautado nos seguintes critérios: educação centrada no estudante, educação integrada, equilíbrio entre conhecimentos, habilidades e atitudes, promoção da avaliação formativa e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

O ingresso nos cursos de graduação da UNIRIO é realizado por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Redentor (FACREDENTOR)

A Faculdade Redentor foi criada na década de 1990, mas foi reconhecida pelo MEC como Instituição Superior de Ensino apenas em 2002. A faculdade tem sede em Itaperuna, possuindo campus em Campos dos Goytacazes e em Paraíba do Sul.

O curso de Medicina associa inovação e tecnologia para a formação de um profissional com perfil de atenção integral à saúde da população, por meio da atenção básica até o atendimento especializado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Fundada em 1967, é uma instituição privada localizada na cidade de Volta Redonda. O curso de Medicina do UniFOA possui uma tradição de 50 anos de mercado. Ele conta com múltiplos cenários de aprendizagem que estimulam a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Recentemente, o curso de Medicina recebeu o selo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

A faculdade utiliza a nota do ENEM como forma de ingresso. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Duque de Caxias, há cerca de 25 km do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. 

O curso de Medicina da UNIGRANRIO oferece Programas de Internato que funcionam como estágios práticos das principais áreas médicas. Clínica Neonatal, Pediátrica e Geriátrica, Cirúrgica, Médica, Ginecológica e Psiquiátrica.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. O curso de Medicina é oferecido no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias.

10ª – Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

Fundada em 1985, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Valença, a cerca de 175 km da cidade do Rio de Janeiro. É uma das 4 instituições de ensino da região sul fluminense a oferecer o curso de Medicina.

O curso de Medicina da faculdade tem como objetivo o desenvolvimento de competências, visando ao resgate humanista da medicina, ao mesmo tempo em que prioriza os elementos psicossociais do indivíduo, das famílias e da comunidade. A estrutura curricular do curso propicia a inserção dos estudantes, desde o primeiro período, na comunidade, permitindo a formação de médicos capacitados em atuar nos três níveis de atenção à saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Medicina no Rio de Janeiro? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários