Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Medicina no Ceará

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-NO-CEARÁMelhores faculdades de Medicina no Ceará
Sala do Saber - melhor cursinho online

Quer cursar o ensino superior em uma instituição renomada? Confira quais as melhores faculdades de Medicina do Ceará e faça a melhor escolha!

Deseja cursar o ensino superior na região Nordeste? Que tal no Ceará? Para te ajudar nessa escolha tão importante, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Medicina no Ceará.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Também publicamos um texto com as melhores faculdades de Medicina do Brasil. Não deixe de conferir! Aproveite e se prepare para o Enem e outros vestibulares com o nosso simulado. É grátis.

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina no Ceará?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina no Ceará, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina no Ceará

1. Universidade Federal do Ceará (UFC)

2. Universidade de Fortaleza (Unifor)

3. Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

4. Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO JN)

5. Universidade Federal do Cariri (UFCA)

6. Universidade Estadual do Ceará (UECE)

7. Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Ceará (UFC) 

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa. Em 2019, o Ranking Times Higher Education (THE) classificou a UFC como 19º melhor universidade da América Latina e Caribe e como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de Medicina é disponibilizado em Fortaleza – são oferecidas 160 vagas – e em Sobral – são oferecidas 60 vagas. As aulas são teóricas, práticas e de campo, com visitas a centros e postos de saúde.

O ingresso na Universidade acontece através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza a nota do Enem para classificar os estudantes.

2ª – Universidade de Fortaleza (Unifor)

Fundada em 1973,  é uma instituição de ensino superior privada, localizada no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A Unifor conta, atualmente, com 40 cursos na área de graduação. Na área de pós-graduação a Universidade oferece cinco cursos de mestrado e dois cursos de doutorado.

No curso de Medicina da instituição, o estudante é preparado para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão.

Além disso, a Unifor conta com o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), um espaço para estágio dos alunos de Medicina que é referência na região. A faculdade também mantém convênios com a rede hospitalar da Secretaria do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza e com o Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara para a prática dos alunos.

O ingresso é feito através do vestibular da própria Universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3ª – Centro Universitário Christus (Unichristus)

Fundada em 1995, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. Essa instituição foi pioneira na oferta de curso de Medicina entre as instituições particulares da capital do Ceará.

O curso visa à formação geral do aluno em Medicina, capacitando-o para ter conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que possa atuar como médico com formação geral, apto a promover a saúde, a prevenir e a tratar a doença e reabilitar a incapacidade.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui.

4ª – Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (Estácio JN)

Fundada em 1998, a instituição se destaca pela infraestrutura moderna, corpo docente qualificado e conforto ambiental nos locais de estudo e trabalho. A faculdade dispõe de 8 blocos distribuídos pelo campus, com mais de 10 laboratórios climatizados, salas de aula, biblioteca totalmente informatizada, auditório com capacidade para 300 pessoas e muito mais.

No curso de Medicina dessa instituição, o estudante adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e saúde coletiva, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes.

O ingresso na Estácio FMJ ocorre através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª –  Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Fundada em 2013, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Juazeiro do Norte. A faculdade possui campus nas cidades de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó.

O curso de Medicina da UFCA busca proporcionar aos estudantes uma formação geral e sólida para atuar na promoção da saúde e que o capacite a identificar, conhecer e vivenciar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade, participando da solução, agindo com criatividade, espírito crítico-científico e de acordo com os princípios éticos.

O ingresso na UFCA é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

6ª – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Fundada em 1975, é uma universidade pública, com atuação em ensino, pesquisa e extensão. A UECE possui atualmente cerca de 19 mil estudantes e 1.000 professores espalhados por 12 centros e faculdades, que oferecem 77 cursos de graduação presenciais e a distância, 27 mestrados e 9 doutorados.

O curso de Medicina da UECE tem como objetivo formar um médico generalista com sólida fundamentação científica e técnica, dotado de comportamento ético, sentimento de afeição ao seu semelhante, capacidade analítica e poder criativo na aplicação dos conhecimentos e práticas adquiridos.

O ingresso na UECE ocorre através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª –  Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

Fundado em 1999, a faculdade está localizada na cidade de Sobral, há aproximadamente 232 km de Fortaleza. A missão da instituição é promover educação superior de qualidade formando cidadãos capazes de transformar a realidade social, com base em inovações científicas e tecnológicas

O curso de Medicina do INTA é centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais.

O ingresso no INTA é feito através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina no Ceará? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.