Faculdades

Melhores faculdades de Medicina do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-DO-BRASILMelhores faculdades de Medicina do Brasil

Ainda não sabe quais as melhores faculdades de Medicina do Brasil? Confira nosso ranking e descubra em qual das faculdades você deseja ingressar!

Que medicina é um curso bem avaliado e muito procurado já não é novidade pra ninguém, mas você já sabe quais as universidades mais bem avaliadas? Nesse artigo iremos apresentar um ranking das melhores faculdades de Medicina do Brasil para que você consiga se decidir em qual instituição deseja ingressar.

É importante saber que se você deseja ingressar em uma das melhores faculdades do Brasil, a concorrência será bem alta. Por isso, utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Medicina do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Considerada a melhor faculdade de Medicina do Brasil, a USP foi criada em 1934 e é considerada uma das melhores faculdades de ensino superior do país. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo.

O curso de Medicina da USP se propõe a formar um profissional com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e deve estar apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência.

O seu ingresso pode ser feito através do Fuvest e também pelo Sisu. O curso de Medicina é oferecido em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

O curso de medicina é o curso mais antigo oferecido pela Unicamp. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, Hospital Estadual de Sumaré e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Medicina da UFMG propicia aos alunos aquisição de conhecimentos nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva, que os tornam aptos a prestar assistência médica para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. 

A partir do quarto período de curso, as aulas se baseiam na articulação ensino-serviço, no qual o aluno aprende por meio do atendimento ao paciente. As atividades são realizadas na Faculdade de Medicina em salas de aula, laboratórios de informática e de simulação, ambulatórios do Hospital das Clínicas e nos Centros de Saúde da rede municipal. Durante o curso, o aluno tem opções de participação em projetos de Iniciação Científica, de Iniciação à Docência e em projetos de extensão. 

O ingresso na faculdade é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública formada por 7 campi distribuídos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição.

O curso de Medicina da UNIFESP tem como objetivo formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social. Para atingir este objetivo, durante a graduação o universitário tem acesso a um vasto conhecimento que vai desde as bases morfológicas até a complexa interação de conhecimentos necessários para a assistência médica de qualidade aos pacientes.

Para ingressar no curso de Medicina da UNIFESP é utilizado o vestibular misto, que usa a nota do Enem e aplica-se uma prova complementar. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Medicina da UFRGS visa a formação geral do aluno, capacitando-o a promover e proteger a saúde da gestante, da criança, do adulto e do idoso, prestando assistência aos problemas de saúde de maior prevalência na população e encaminhar, adequadamente, os níveis mais complexos, além de tomar medidas necessárias à preservação da vida em situações de urgência médica.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Macaé, Duque de Caxias e Itaperuna

O curso de Medicina da UFRJ tem como objetivo formar profissionais que estejam habilitados a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças prevalentes da população e que sejam capazes de estabelecer e valorizar a boa relação com os pacientes e os demais integrantes da equipe de saúde.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

A missão do curso de Medicina da UERJ é formar profissionais com visão generalista, sensibilizados quanto à importância da busca permanente de conhecimentos e capazes de contribuir para a melhoria das condições de saúde da comunidade priorizando suas principais necessidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Medicina da UNESP possui sólida base científica, postura ética e forte visão humanística, comprometida com a cidadania. Tem como objetivo formar profissionais com senso crítico, conscientes de seu papel na sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

A responsabilidade da formação do médico na UFPE é do Centro de Ciências da Saúde com o apoio do Hospital das Clínicas, que atende a todas as especialidades da medicina. O Curso de Medicina é  composto por 13 Departamentos, sendo sete do CCS (Centro de Ciências da Saúde) e seis do CCB (Centro de Ciências Biológicas). 

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Medicina é oferecido em Recife e em Caruaru.

10ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de Medicina da UFF tem como objetivo formar profissionais generalistas capazes de atender às necessidades básicas da população, no desempenho de tarefas de promoção, prevenção, cura e reabilitação.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui .

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de medicina do Brasil?  Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador