Faculdades

Melhores faculdades de Direito do Brasil 2020

MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-DO-BRASILMelhores faculdades de Direito do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

A melhor faculdade de Direito do Brasil é a USP. Em segundo lugar a UFMG e em terceiro a FGV. Confira o Top 10 das melhores faculdades de Direito do Brasil e detalhes de cada uma delas.

Temos bastante conteúdo para você que quer descobrir quais são as melhores faculdades de Direito do país. Se a distância não for uma fronteira e você estiver disposto a se mudar para estudar, este artigo te ajudará muito.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site beduka.com. Lá nós te informamos isso!

Já elencamos as melhores faculdades em algumas regiões. Por exemplo, saiba quais são as melhores faculdades de Direito na Bahia ou quais são as 5 melhores em Belo Horizonte.

Bem, você quer descobrir onde estudar Direito e quer fazer isso ingressando nas melhores faculdades de Direito do Brasil, mas realmente sabe como é o curso?

Caso tenha dúvidas, já podemos esclarecer:

Por último, caso esteja buscando por faculdades particulares, aí estão:

Como saber quais as melhores faculdades de Direito do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha mais atualizado (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil 2020?

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  3. Escola de Direito de São Paulo (FGV-SP)
  4. Universidade de Brasília (UnB)
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Participe da nossa trilha de autoconhecimento, sobre personalidade e profissão.

Veja mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Direito do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Direito da USP propicia aos alunos, nos primeiros semestres, uma formação sólida e humanista em disciplinas que envolvem a teoria geral do Direito, para propiciar a oportunidade de escolhas mais específicas nos semestres finais, conforme os interesses e afinidades pessoais de cada estudante.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso de Direito é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Direito da UFMG proporciona ao aluno o contato com a profissão já nos primeiros períodos de curso. No decorrer do percurso acadêmico, o estudante realiza estágios supervisionados, oportunidade que lhe permite compreender melhor a profissão e definir a área de seu maior interesse.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Escola de Direito de São Paulo (FGV-SP)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada que foi pensada e planejada para oferecer um ensino jurídico inovador e de alta qualidade. A Escola de Direito de São Paulo busca romper com o perfil formalista da análise do direito assumindo uma postura mais realista, que trata de compreender não apenas o sentido das normas, mas a forma como são processadas pelas instituições e vivenciadas pela comunidade.

O curso de Direito da instituição oferece um curso jurídico que inova o modelo de ensino, incorporando métodos diversificados para capacitar os profissionais na solução de problemas complexos e na construção de novos institutos jurídicos, em favor da diversidade de demandas presentes na sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Direito da UnB tem como um de seus diferenciais o Núcleo de Prática Jurídica e Escritório de Direitos Humanos e Cidadania (NPJ), que possui uma proposta interdisciplinar de trabalho, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades e competências práticas necessárias à formação dos estudantes do curso.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Macaé, Duque de Caxias e Itaperuna

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Direito da UFRJ conta com um Escritório Modelo, onde são desenvolvidas a atividade de ensino, a prática forense e a prestação de serviço comunitário, pela realização de assistência judiciária. Além disso, a faculdade conta com o Juizado Especial Cível, onde são encontradas soluções pacíficas de conflito por meio de acordos. Nessas atividades, os alunos participam de práticas conciliadoras sob a supervisão de um Juiz.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

O curso de Direito da UFPR tem como objetivo formar um profissional que possua competência primordial, uma visão crítica dos espaços públicos e privados, mediante uma profunda formação humanista que, aliada ao saber técnico-jurídico e prático, abre-se para compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico como um fenômeno social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Direito da UFPE envolve, além do domínio dos conhecimentos técnicos, a capacidade de reflexão e crítica dos conteúdos com independência de pensamento, a efetiva participação na sociedade para a construção do mote fundamental da justiça, a diminuição das desigualdades e o respeito aos valores dos direitos humanos.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Direito da UFRGS visa compreender os conflitos da sociedade de classe em que vivemos, bem assim analisar o lugar do direito, seus limites e possibilidades. Sua função básica é formar profissionais que, desde a perspectiva do direito, reflitam e interajam com os conflitos nas mais variadas áreas da vida social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu.

9ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do estado de São Paulo e um em Sorocaba.

O curso de Direito da PUCSP foi fundado há mais de 60 anos, tendo sua matriz curricular em constante atualização, para possibilitar a formação de profissionais críticos, conscientes de seu papel na sociedade brasileira. O curso possui o Selo de Qualidade OAB Recomenda.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Direito da UERJ tem como objetivo formar profissionais com sólida formação humanista e vinculação à realidade nacional, preparando os alunos para a advocacia e o exercício de funções públicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Descubra o que você pode fazer sem a OAB neste artigo: O que faz um bacharel em Direito?

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.