Cursos

O que faz um bacharel em direito?

O que faz um bacharel em direitoO que faz um bacharel em Direito?

O bacharel em direito é o profissional que concluiu o curso de Direito, mas que porém não pode, legalmente, atuar na advocacia. Para isso, ele primeiro deverá prestar o exame de admissão na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Você está bacharelando em direito e quer saber o que pode fazer?

Os bacharéis em direito podem ministrar aulas em universidades e faculdades, ser correspondentes jurídicos ou trabalhar em cargos públicos. Continue lendo para entender melhor o que faz um bacharel em direito.

Se você está buscando aprovação no vestibular para cursar direito, não deixe de estudar fazendo o nosso Simulado Online e Gratuito. O Simulado Beduka é feito com as questões do Enem dos anos anteriores, por isso é ótimo para treinar para a prova oficial.

Mas, o que é bacharel?

É o indivíduo que obtém o primeiro grau de formatura em qualquer curso universitário. Simples assim.

Você já escolheu o curso que pretende fazer na faculdade, mas ainda tem dúvidas sobre em quais áreas poderá atuar? Bem, você quer saber o que faz um bacharel em direito? Nosso objetivo neste texto é apresentar as diversas possibilidades que você terá para construir uma sólida carreira após a formação acadêmica.

Sobre o curso de direito e a prova da OAB

O curso de direito é ministrado em instituições públicas e privadas em todos os estados do Brasil, esta é uma das graduações mais antigas do país. As duas primeiras faculdades de direito surgiram em 1827, uma em Olinda e outra em São Paulo.

No começo, apenas a formação em direito bastava para exercer a função de advogado. Contudo, em 1963 uma lei autorizou a instauração do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 1971, no estado de São Paulo, foi realizada a primeira edição do exame da OAB. Estudantes que realizavam estágio durante o curso não precisavam realizar a prova.

Com a ampliação das universidades particulares na década de 1990, a OAB determinou que, a partir de 1994, todos os alunos deveriam ser aprovados no exame da Ordem para conquistar o direito de advogar. Desde 2010 a prova foi unificada em todo o país.

A prova da OAB é realizada em duas fases: uma contemplando assuntos gerais de direito e a outra com conhecimentos mais específicos, quando o candidato escolhe entre direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal, tributário ou do trabalho.

Falamos aqui sobre o exame da OAB, pois a formação em direito permite ao bacharel atuar em algumas áreas sem obter a carteira de advogado, já outras carreiras obrigam o aluno a conseguir também a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil.

Você quer saber o que faz um bacharel em direito? Vamos lá!

O que um bacharel em direito pode fazer sem a carteira da OAB?

Professor acadêmico

Os bacharéis em direito podem atuar ministrando aulas em universidades e faculdades em áreas como: Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras. Para ser apto a ministrar aulas, o graduado na área deverá realizar um mestrado, doutorado ou, preferencialmente, pós-doutorado na área desejada.

Ele poderá ainda se especializar para ministrar aulas para profissionais em cursos preparatórios para concursos públicos ou mesmo para aqueles que desejam realizar o exame da OAB.

Correspondente jurídico

O profissional formado em direito, mas que não possui a carteira da OAB, pode atuar como correspondente jurídico, auxiliando outros advogados em questões administrativas, resolvendo assuntos em sua cidade ou estado para escritórios de outras localidades.

É uma função vantajosa para o bacharel que não quer montar um escritório ou se ele deseja estabelecer uma rotina profissional mais autônoma. Ele nunca atuará como advogado principal no processo, no máximo, poderá comparecer em audiências e em despachos pessoais com juízes e desembargadores.

Jurista

Distante da sala de aula, o bacharel em direito pode atuar na área acadêmica, em pesquisas e estudos no universo jurídico. Se você adora pesquisar, analisar decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países, essa pode ser a sua oportunidade de carreira.

É uma atividade para o profissional intelectual que adora debater sobre os assuntos jurídicos e tem senso crítico. Um jurista poderá ministrar palestras e escrever livros ou apostilas. Geralmente, ele se torna autoridade em uma das áreas do direito.

Além das áreas citadas acima, o que um bacharel em direito pode fazer? Ele pode atuar no setor público através de concursos. Estes ocorrem nas esferas municipais, estaduais ou federal e ampliam as oportunidades para o profissional.

Organize seu tempo com o nosso Plano de Estudos!

Cargos públicos para o bacharel em direito

cargos públicos para bacharel em direito

  • Análise Judiciária
  • Auditor da Receita Federal
  • Consultor legislativo
  • Defensoria Pública
  • Delegado de Polícia
  • Diplomata
  • Escrivão da Polícia Militar
  • Oficial de Justiça
  • Oficial da Polícia Militar
  • Procurador da República
  • Promotor de Justiça

Além das áreas públicas, o que faz um bacharel em direito? Após estudar cinco anos, o estudante que concluir os estudos na área jurídica precisa se inscrever e ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil para poder exercer a função de advogado.

Assim que ele for aprovado pela OAB, poderá atuar como advogado e representar pessoas físicas e jurídicas nos mais variados assuntos.

Em quais áreas um advogado pode atuar?

Se você já sabe que vai fazer o curso de direito na faculdade ou está bacharelando em direito, sabe da concorrência que é para obter a aprovação da OAB, mas ainda tem dúvidas sobre em quais áreas um advogado pode atuar, este tópico vai abrir seus horizontes. Mencionamos abaixo 11 possibilidades de carreira que você pode seguir:

  1. Direito administrativo
  2. Direito ambiental
  3. Direito civil
  4. Direito comercial
  5. Direito contratual
  6. Direito da propriedade intelectual
  7. Direito da tecnologia da informação
  8. Direito do consumidor
  9. Direito penal/ criminal
  10. Direito trabalhista/ previdenciário
  11. Direito tributário

Como visto em nosso artigo sobre as profissões mais bem pagas do Brasil, a área jurídica está na terceira posição dos cargos com melhor remuneração.

Agora que você já conhece o que faz um bacharel em direito e entende melhor a distinção entre as áreas jurídicas e a advocacia, o próximo passo é escolher uma boa universidade. Veja aqui a relação das melhores faculdades particulares de direito do Brasil.

Você encontra aqui no Beduka, seu comparador de faculdades particulares e públicas, uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Das possibilidades de carreira que um bacharel em direito pode exercer, qual que mais te desperta o interesse? Comente aqui com a gente o seu ramo preferido. Por que você escolheu essa área para fazer a sua formação? Queremos muito saber a sua opinião.

Depois de saber o que faz um bacharel em direito, que tal aproveitar e ver também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

12 Comentários

  • Li estes informes e fiquei muito interessado , já cursei três semetres , e no futuro próximo desejo atuar em direito civil , do consumidor , trabalhista e etc .e mesmo que não passe na OAB , penso em prestar serviço e consultoria

  • A maioria das carreiras públicas , como por exemplo a defensoria e o ministério público, exigem 3 anos de atividade jurídica , ou seja, para isso tem que ter a carteira da OAB , a fim de pelo menos garantir 2 anos de atividade jurídica exercendo a advocacia e uma possível pós graduação que talvez lhe dê mais um ano de atividade jurídica. Portanto, não é tao simples assim. Ademais, como fazer um mestrado ( caríssimo) se um bacharel não tem como atuar??? Como ingressar numa vida acadêmica onde há exigências de no mínimo um mestrado em andamento??? Senhores…..talvez alguém consiga……… alguém.

    • é possível conseguir os 3 anos anos de atividade jurídica, trabalhando no serviço público, seja como concursado seja como CC ( Cargo em comissão) , Selma! Não é preciso ter OAB! Forte Abraço!

  • Não sei pq as matérias de blogs não mencionam o direito imobiliário, só 1 site que fez a menção deste ramo do direito. Acho bem interessante, não sei como é a área, se é rentável ou não.

  • Gostaria que o Bacharel em direito, no mínimo tivesse os mesmos direitos que o Estagiário, no mínimo, assim ele teria mais oportunidade de emprego.

  • Gostei muito dessa reportagem a respeito do que pode fazer um bacharel em direito. Me motivou agora em fazer um mestrado.
    Obrigado me ajudou muito.

  • Excecelente artigo sobre o bacharel em Direito.
    Gostaria de um outro sobre o curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos, Notariais e Registrais, até porque, essa nova categoria profissional na área jurídica, seria, para alguns entendidos, equivalentes na atividade profissional e de carreira, sempre considerando a falta da inscrição na OAB.

  • Pelo que se observa, o Bacharel em Direito, a partir de 1994, nos Governos Populistas, passaram a ser considerados “Auxiliares de Escritório Premium”, e de opcional se registrar em um Sindicato, passou a ser obrigatório, “quando o profissional trabalha dentro da Ética, Legalidade, e Honestidade, o caráter do mesmo não precisa ser investigado por agências reguladoras”

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador