Faculdades

Melhores faculdades de Direito em Santa Catarina

MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-EM-SANTA-CATARINAMelhores faculdades de Direito em Santa Catarina
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Direito é a ciência responsável pela aplicação e cumprimento das normas jurídicas de um país. Se você quer seguir essa carreira, confira o ranking do Beduka com as melhores faculdades para esse curso em Santa Catarina.

Você sabia que a capital de Santa Catarina, a cidade de Florianópolis, possui o terceiro melhor IDH do Brasil? E que cerca de 87% das cidades desse estado possuem IDH considerado muito alto ou alto? Se isso fez com que você se interessasse pelo lugar, então esse artigo é para você! 

Nesse artigo selecionamos as melhores faculdades de Direito em Santa Catarina. Confira! Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito em Santa Catarina?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito em Santa Catarina, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito em Santa Catarina

1. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

2. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

3. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

4. Centro Universitário Sociesc

5. Faculdade Cesusc

6. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

7. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

8. Faculdade Cnec Joinville (CNEC Joiville)

9. Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (ESTÁCIO SC)

10. Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É a maior universidade do estado de Santa Catarina.

O curso de Direito da UFSC é a continuidade da Faculdade de Direito de Santa Catarina, primeiro curso de Direito do Estado, fundado em Florianópolis em 1932. Desde 1960, a faculdade faz parte dos cursos da UFSC.

Além de formar profissionais qualificados para exercerem as atividades de operador jurídico, o curso tem como finalidade proporcionar conhecimento técnico, visão crítica e consciência social e política.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas ao Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade da Região de Joinville (Univille)

Fundada em 1967, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Joinville, há cerca de 185 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

No curso de Direito da  Univille, o acadêmico tem uma formação humanista, comprometida com a sociedade e consciência crítica para atuar nas diversas áreas jurídicas. Articula teoria e prática nas atividades junto ao Escritório Modelo de Assistência Jurídica e no Juizado Especial Cível, na Clínica de Direitos Humanos, grupos de pesquisa e em outros projetos da Universidade. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Direito é oferecido é Joinville e em São Bento do Sul.

3ª – Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Itajaí, há cerca de 100 km de Florianópolis. A faculdade está presente também em outras cidades do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, como Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

O curso de Direito da UNIVALE tem como objetivo formar profissionais com perfil generalista, humanista e ético para o exercício das diferentes atividades da área jurídica, comprometidos com o ideal de justiça, com o processo de transformação da ordem sociopolítica e os métodos adequados para a solução dos conflitos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. O curso de Direito é oferecido em Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Tijucas e Biguaçu.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Sociesc

Fundada em 1959, é uma instituição de ensino superior particular presente em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Itajaí e Curitiba

No curso de Direito da faculdade, o profissional aprende a zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos.

O curso é oferecido em Joinville, Blumenau, Florianópolis e Balneário Camboriú. O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

5ª –  Faculdade Cesusc

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Florianópolis. A faculdade oferece cerca de 11 cursos de graduação e conta com cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia da Informação, Psicologia e Direito. 

O curso de Direito busca formar um profissional preparado para as novas demandas que surgem nos tempos atuais. O curso, ainda, incentiva uma consciência cidadã que permite ao aluno formado compreender a sociedade em que vive e as melhores formas de aplicar o Direito na conciliação e na solução de litígios.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Tubarão, a cerca de 140 km de Florianópolis. Oferece cursos de graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado.

O curso de Direito da UNISUL forma profissionais aptos à prestação e promoção da justiça e ao desenvolvimento da cidadania. Além de ter a oportunidade de aprender com os melhores professores, o aluno da faculdade alia a teoria à prática nos estágios supervisionados e Escritórios Modelo, atendendo diretamente à população.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Direito é oferecido em Florianópolis, Palhoça, Tubarão, Braço do Norte, Içara e Araranguá.

7ª – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fundada no final da década de 1960, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Joaçaba, há aproximadamente 395 km de Florianópolis. Além disso, está presente em cidades do Oeste de Santa Catarina.

O curso de Direito da Unoesc forma um profissional com consciência crítica e domínio jurídico para a resolução de conflitos.  Durante o curso o aluno domina as normas jurídicas vigentes, seguindo a constituição e as leis brasileiras, para atuar com base na ética e na responsabilidade social.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Direito é oferecido em Xanxerê, Chapecó, Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Videira.

8ª – Faculdade Cnec Joinville (CNEC Joinville)

Fundada em 2001, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Joinville, a cerca de 190 km de Florianópolis. A instituição é uma continuidade no ensino superior do Colégio Cenecista José Elias Moreira.

O curso de Direito da faculdade oferece metodologia de ensino focada na extensão, na pesquisa e na prática, habilitando o acadêmico para desenvolver atividades de cunho jurídico bem como para atender as necessidades de atuação do profissional no mercado de trabalho, no desenvolvimento e na promoção da justiça.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (ESTÁCIO SC)

Fundada em 1999, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São José, a cerca de 30 km de Florianópolis. Hoje a instituição conta com 12 cursos de Bacharelado.

O curso de Direito na Estácio tem como eixo principal o estudo e sistematização de processos para alcance das normas constitucionais. Desde os primeiros períodos, os alunos participam de atividades práticas, que compreendem tratativas de situações reais e simuladas voltadas à atuação profissional jurídica.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Blumenau, há cerca de 150 km de Florianópolis. Constitui-se em uma das universidades da região do Vale do Itajaí.

O curso de Direito da FURB capacita o estudante a entender o chamado fenômeno jurídico, analisando a evolução dos conceitos de liberdade, justiça e igualdade na sociedade. O mercado recebe todos os anos um grande número de profissionais. Com muita oferta, sobressai o graduado de qualidade e que tenha cursado uma universidade com tradição no ensino.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito em Santa Catarina? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Boa noite. Sou professor e gostaria de informações para ingressar como docente desta instituição.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente

    • Oi, Fernando! O ingresso nas faculdades pode variar, por isso não há uma resposta única. Você precisa ler o edital do vestibular das que te interessarem. De qualquer forma, recomendamos que faça o Enem, pois ele é um critério de seleção na maioria dos casos.