Faculdades

Melhores faculdades de Engenharia Química

Melhores faculdades de Engenharia QuímicaMelhores faculdades de Engenharia Química

Conheça as melhores faculdades para o curso de Engenharia Química e os detalhes sobre cada uma delas. Dessa forma, você conseguirá decidir qual a melhor instituição de ensino para você.

Engenharia Química é o ramo da engenharia responsável por transformar matérias-primas, através de processos químicos, em bens de consumo para a sociedade. Se você está interessado nessa carreira, então esse artigo é pra você. Confira o ranking com as melhores faculdades de Engenharia Química do Brasil

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia Química do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Engenharia Química do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2018). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Engenharia Química do Brasil

Melhores faculdades de Engenharia Química

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

7. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

9. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

10. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Engenharia Química da USP tem duração de cinco anos. Os dois primeiros anos compreendem um conteúdo básico em disciplinas como Matemática, Física e Química. A partir do terceiro ano, o enfoque é dado à formação profissionalizante, com disciplinas específicas da Engenharia Química.

No Departamento de Engenharia Química, os alunos têm acesso a laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, como os laboratórios de Engenharia de Alimentos, de Eletroquímica e Corrosão, de Separações Térmicas e Mecânicas, e dos laboratórios dos grupos de Engenharia de Sistemas em Processos, de Engenharia de Bioprocessos, e de Gestão e Tecnologia Ambientais.

O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST ou pelo Sisu. O curso de Engenharia Química é oferecido em São Paulo e em Lorena.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

O curso de Engenharia Química da Unicamp é um dos melhores e mais concorridos do Brasil e já por vários anos consecutivos tem sido premiado com a mais alta classificação de qualidade concedida por instituições que avaliam os cursos superiores no país.

 É importante ressaltar, também, o grande número de atividades extracurriculares que o curso oferece e que complementam a formação pessoal e profissional dos alunos, tais como: estágios, intercâmbios acadêmicos no exterior, cursos, empresa júnior, etc.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Macaé, Duque de Caxias e Itaperuna

O curso de Engenharia Química da UFRJ foi criado em 1952 e é considerado um dos pioneiros no Brasil. Atualmente, a faculdade propõe uma grade curricular diversificada, satisfazendo as necessidades de formação básica, formando um profissional pronto para a dinâmica atual do mercado de trabalho, sendo assim considerado um dos melhores cursos brasileiros na área.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Engenharia Química da UFMG visa a formação de um engenheiro com perfil generalista. Isso significa que o profissional formado pela UFMG podem atuar em diversas áreas da indústria química, tais como alimentos e bebidas, papel e celulose, cimento, petroquímica, fertilizantes, refratários, e outras.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Carlos, no estado de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Araras, Sorocaba e Buri. Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

O curso de Engenharia Química da UFSCar tem como objetivo formar profissionais com sólida formação técnica, científica e profissional que propicie o desenvolvimento, aprimoramento e difusão de conhecimentos da área.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Engenharia Química da UFRGS tem como objetivo formar profissionais capacitados para pesquisar, analisar, projetar e operar processos onde a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo

O curso de Engenharia Química da UFPR foi criado em 1954 sendo um dos mais antigos do Brasil. Assim como muitos dos cursos de Engenharia Química do país, este teve como precursor um curso de Química Industrial, posteriormente adaptado para Engenharia. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Engenharia Química da Unesp contribui para a formação de recursos humanos competentes para esse mercado de trabalho global competitivo, sem deixar de dar uma sólida formação acadêmica para pesquisa, para o desenvolvimento, para a inovação e para atender as necessidades da comunidade em geral, através de projetos de extensão.

O ingresso corre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Engenharia Química da UFSC possui um currículo abrangente que focaliza os princípios da profissão. Na primeira fase, são ministradas disciplinas básicas, como Física, Química, Cálculo, Matemática e Introdução à Engenharia Química. Em seguida, o aluno estuda matérias específicas do curso.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, possui campus nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeiras da Missões.

O curso de Engenharia Química da UFSM tem como objetivo formar profissionais capazes de identificar problemas relevantes inerentes ao seu campo de atuação, avaliar diferentes posições e soluções frente a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Engenharia Química do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Beatriz Gonçalves
Beatriz Gonçalves
Bia é a estudante de jornalismo que não se imagina em nenhuma outra profissão. Adora ler diversos tipos de livros, principalmente trilogias, e ver filmes e séries. Faz parte do time de Marketing do Beduka como redatora.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador