Faculdades

Saiba quais as melhores faculdades de Moda em São Paulo

SAIBA-QUAIS-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-MODA-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Moda em São Paulo
Cronograma do que estudar

O curso de Moda vai muito além da produção de peças para vestuário. O profissional dessa área também pode trabalhar como personal stylist, na produção de desfiles, na parte de modelagem e muito mais.

Você se considera uma pessoa criativa, original e que possui bom gosto? Já pensou na faculdade de Moda? Se essa é uma opção que te interessa, esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Moda em São Paulo. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Moda em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Moda em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Moda em São Paulo

1. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Faculdade Santa Marcelina (FASM)

4. Centro Universitário Senac (SENACSP)

5. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

6. Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

7. Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

8. Centro Universitário Moura Lacerda (CUML)

9. Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP)

10. Faculdade Paulista de Artes (FPA)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. É uma das três melhores universidades privadas de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campinas e São Bernardo do Campo.

O curso de Design de Moda da UAM possui ênfase na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção. Além disso, estimula a evolução do repertório cultural do aluno, entendendo a Moda como uma expressão rica e particular do Design. 

Para garantir seu pleno desenvolvimento, o estudante passará por vários projetos de pesquisa: estudará do público-alvo ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, sendo orientado tanto ao desenvolvimento de produtos mais autorais quanto aos destinados à larga distribuição.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Têxtil e Moda da USP está organizado para que o aluno tenha compreensão das três grandes áreas do setor: tecnologia (de material e de produção), gestão, design e moda.

Assim, o profissional terá uma visão completa do setor Têxtil e de Moda, tanto em termos práticos quanto teóricos, conhecendo desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções.

O ingresso na faculdade pode ser feito através do vestibular da FUVEST ou do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Faculdade Santa Marcelina (FASM)

Fundada em 1981, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. Além disso, possui um campus na cidade de Muriaé. A faculdade oferece 12 cursos de graduação. 

O curso de Moda da faculdade, com mais de 25 anos de tradição, é reconhecido pelo pioneirismo, tradição e formação de profissionais criativos e empreendedores. Os alunos formados pela faculdade levam para o mercado ideias com linguagem inovadora, conquistando resultados significativos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Cronograma de estudos

4ª – Centro Universitário Senac (SENACSP)

Fundada em 1989, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campos do Jordão e em Águas de São Pedro. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão universitária, cursos técnicos, cursos livres e educação a distância.

O curso Design de Moda do Senac está entre os melhores do país e o aluno conta com uma infraestrutura que surpreende profissionais da área, sob a orientação de professores renomados. Também tem acesso constante a personalidades do mercado, além de visitas técnicas, eventos e desenvolve projetos pessoais e sociais, ingressando no mercado já com um portfólio sólido.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

Fundado em 1925, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. A faculdade oferece cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação Social, Design e Relações Internacionais.

O curso de Moda da Belas Artes entende que nem todo aluno quer ser estilista. Por esse motivo, além de prepará-lo para atuar nessa área, o curso ainda permitirá que o estudante desenvolva diversas outras habilidades relacionadas à essa área.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Moda é oferecido nas cidades de São Paulo e Votorantim.

6ª – Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus em Ribeirão Preto e em São José dos Campos. É uma das faculdades mais prestigiadas do país. 

O curso de Moda da FAAP oferece sólida formação acadêmica que alia teoria e prática a professores atuantes no mercado e excelente infraestrutura para prática em ateliês e oficinas. O curso proporciona conhecimentos em diversas áreas da moda como confecção de roupa, calçados e joias, fotografia, comunicação, marketing, visual merchandising e estamparia.

O ingress é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Fundado em 1968, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus na cidade de São Bernardo do Campo. A FMU oferece vários cursos de graduação e formação tecnológica de curta duração.

O curso de Moda do FMU prepara o aluno para os atuais desafios do mercado de trabalho, por meio de uma metodologia de ensino completa e inovadora. Durante os estudos, você conhecerá os conceitos de estética, ilustração de moda, cultura, estilo, tecnologia têxtil, modelagem, costura, administração da moda e muito mais

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Centro Universitário Moura Lacerda (CUML)

Fundada em 1923, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Ribeirão Preto, há aproximadamente 315 km de São Paulo. Além disso, possui campus na cidade de Jaboticabal. A faculdade pertence a Instituição Moura Lacerda.

O curso de Moda da faculdade é ao mesmo tempo generalista, para que ele possa entender as diversas atividades que a criação e a produção de Moda envolvem, e especialista, para facilitar sua colocação no mercado de trabalho. 

A primeira é baseada, sobretudo, nas disciplinas de formação cultural, humanista e tecnológica; a segunda deve desenvolver as potencialidades individuais dentro do contexto do mercado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP)

Fundada em 2007, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Marília, há aproximadamente 430 km de São Paulo. A faculdade oferece cerca de 14 cursos de graduação. 

O curso de Moda da FAIP forma um profissional da Moda completo, com competências e habilidades aliadas à formação cultural, artística e histórica, consciente da importância e do impacto do seu trabalho na sociedade, com conhecimento da tecnologia e dos métodos utilizados na produção de moda e com habilidades de gestão para dirigir equipes de trabalho em empresas ou em negócio próprio.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade Paulista de Artes (FPA)

Fundada em 1998, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. A faculdade foi criada com o intuito de desenvolver as Artes no estado de São Paulo.

O curso de Moda da FPA tem como objetivo capacitar os alunos em uma perspectiva plural de conhecimentos. O futuro profissional de Design de Moda é sensibilizado para o desenvolvimento de sua capacidade criativa por meio de metodologias de pesquisa, domínio de linguagens e aplicação de técnicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Moda em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.