CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de moda do Brasil?

melhores faculdades de moda do BrasilMelhores faculdades de Moda do Brasil

Design de moda, ou simplesmente moda, é a arte da aplicação do design e da estética ou a beleza natural de roupas e acessórios. Quer seguir essa carreira? Veja as melhores faculdades do Brasil.

Você consegue ver conceito onde a maioria das pessoas vê apenas roupas? Está antenado nas tendências do mundo fashion da atualidade? Descobrir quais são as melhores faculdades de moda do Brasil para fazer a sua graduação é algo muito importante para você que deseja seguir essa carreira.

Para ajudar a realizar o seu sonho, vamos te apresentar uma lista com as 10 melhores faculdades de moda do Brasil, de acordo com o levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo.

Veja também informações sobre o curso e as áreas em que o profissional de moda atua. Continue conosco!

Aqui no Beduka já revelamos a lista de melhores instituições em diversos cursos. Por exemplo:

Qual é a melhor faculdade de moda do Brasil?

Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, a melhor faculdade de moda do Brasil é a Universidade Anhembi Morumbi (UAM). A avaliação do jornal leva em conta a avaliação do Ministério da Educação (MEC), pesquisas do Datafolha, ENADE e o corpo docente das instituições.

Essa conceituada universidade privada está localizada em São Paulo, conta com mais de 130 cursos e está perto de completar 50 anos de existência. São quase 60 mil alunos matriculados atualmente na Anhembi Morumbi.

E quais são as melhores faculdades de moda do Brasil?

A Universidade Anhembi Morumbi (UAM) você já sabe que é a primeira colocada no ranking das melhores faculdades de moda do Brasil. Agora confira as outras 9, de acordo com o RUF 2018:

  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Centro Universitário SENAC (SENACSP)
  • Universidade Feevale (FEEVALE)
  • Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Faculdade SENAI (SENAI-CETIQT)

E aí? Já escolheu seu destino? Para qual das top 10 você irá? Conte para nós nos comentários ao final deste texto.

Sempre destacamos que o conceito de melhores faculdades de moda do Brasil pode ser subjetivo. Aquilo que é melhor para mim pode não ser para você. Tem que levar em consideração as possibilidades de formação, a distância entre seu trabalho ou a residência, valor da mensalidade, laboratórios e outras condições que podem ser mais relevantes para sua formação.

Curiosidades sobre o curso de moda

A graduação em moda possibilita ao acadêmico conhecer os fundamentos da área, levando-o a compreender o que ela é e como se desenvolveu através da história.

Ele também instrui o estudante sobre personalidades históricas e atuais que deram visibilidade e transformaram a moda em um relevante segmento da economia e em uma importante expressão cultural.

O que estuda na graduação em moda?

Para estudar moda, não precisa saber costurar e desenhar, pois essas habilidades você adquire nas aulas. Mas não é apenas isso que você estuda nas melhores faculdades de moda do Brasil, sabia!?

Trata-se de um curso bem abrangente: os profissionais podem se especializar em diversos segmentos, como desenho, costura e outros. Veja a seguir alguns exemplos do conteúdo da grade curricular apresentada nas melhores faculdades de moda do Brasil:

  • História da moda
  • Desenho
  • Modelagem digital (CAD)
  • Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
  • Fotografia
  • Modelagem e costura
  • Filosofia e ética

Responda aqui algumas questões sobre ética e moral que caíram nos vestibulares.

O que faz um profissional da moda?

Moda é um segmento bem complexo e a presença do profissional é requisitada em cada etapa do processo, desde a concepção até o destino final de cada criação.

Isso significa que ele está em cada estágio, quer seja criando, elaborando, calculando, promovendo, selecionando ou o que for necessário para transformar o material em estilo.

Isso abre um leque de opções para o profissional graduado em moda, pois ele pode atuar em várias áreas. Veja alguns exemplos:

  • Estilista
  • Produtor de moda
  • Modelista
  • Caçador de tendências
  • Personal stylist
  • Figurinista

Esses são apenas alguns exemplos, as possibilidades no mundo da moda não param por aqui.

Mercado de trabalho para o profissional da moda

Não é apenas de grandes desfiles que vive este setor, pois a moda em si já é o maior evento. Afinal de contas, as pessoas precisam se vestir e elas querem conforto, qualidade, beleza e inovação, desafios constantes para o profissional da área.

Vale destacar também que essa indústria é um importante segmento da economia brasileira, principalmente no que se refere aos produtos têxteis. O setor da moda emprega milhares de profissionais em todo o país.

Se você está procurando saber quais são as melhores faculdades de moda do Brasil, saiba que é um mercado em franca expansão e que vem absorvendo os profissionais da área todos os anos.

Como a maioria das profissões, quase todas as habilidades necessárias pelo profissional para atuar no setor podem ser aprendidas. O acadêmico precisa apenas de uma boa dose de criatividade e de sensibilidade, além de muita vontade de brilhar.

Será que você combina com a área de moda? Veja aqui o nosso texto que ajuda a descobrir a sua vocação e também uma lista das profissões mais perigosas.

Sobre o Beduka

Já apresentamos aqui no Beduka várias listas relatando as atividades praticadas por diversos profissionais. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ajudar a entender quais são as melhores faculdades de moda do Brasil e apresentar várias opções de faculdades, nós também temos dois produtos bem úteis para os estudantes:

Simulador de nota de corte do Sisu – Aqui o estudante tem a possibilidade de avaliar se a sua nota permite ou não ingressar em determinada universidade pública e no curso desejado, de acordo com a nota de corte da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.

Após descobrir quais são as melhores faculdades de moda do Brasil, aproveite para ver também:

O que achou da nossa lista com as melhores faculdades de moda do Brasil. Deixe o seu comentário. Você já conhece nosso canal no Youtube? Temos vários vídeos com profissionais explicando a rotina em suas profissões. Acesse agora!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador