Faculdades

Quais são as melhores faculdades de Manaus?

QUAIS SÃO AS MELHORES FACULDADES DE MANAUS_Melhores faculdades de Manaus
Sala do Saber - melhor cursinho online

A capital do estado do Amazonas é o lugar onde você deseja estudar? Preparamos um ranking das melhores faculdades dessa cidade que fica no coração da floresta amazônica.

Para você que mora ou quer morar e estudar no coração da floresta amazônica, saiba que Manaus, essa proeminente cidade, tem boas universidades. Conheça agora quais são as melhores faculdades de Manaus, a capital do Amazonas.

Aqui no Beduka estamos preocupados com os seus estudos e apresentamos uma série de listas com as melhores universidades de diversos locais do Brasil. Por exemplo:

Desta vez, chegou o momento de revelar a lista das melhores faculdades de Manaus, essa que é uma das principais cidades da região Norte do Brasil.

Qual é a melhor faculdade de Manaus?

O Ranking das Universidades Folha 2019 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo, aponta a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como a melhor de Manaus. Ela também é tida como a melhor do estado do Amazonas e está entre as 50 melhores do país.

A UFAM é a universidade mais antiga do Brasil, ela foi fundada em 1909 e atualmente conta com dezoito institutos espalhados em seis unidades:

  • Manaus
  • Benjamin Constant
  • Coari
  • Humaitá
  • Itacoatiara
  • Parintins

A Universidade Federal do Amazonas é uma instituição pública que abrange 98 cursos de graduação e 39 de pós-graduação, possuindo mais de 20 mil alunos.

Como ingressar na UFAM?

O ingresso na universidade acontece por meio do PSC e do Sisu, sendo reservadas 50% das vagas para cada método.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do ENEM como base e o PSC (Processo Seletivo Contínuo) é feito nas três séries, durante o ensino médio. Isso mesmo, enquanto está cursando o ensino médio o estudante já pode fazer as provas para ingressar na universidade e garantir a sua vaga.

Mas as peculiaridades não param por aí. Veja como é a unidade principal da UFAM, a melhor universidade de Manaus, logo a seguir.

Campus de Manaus da UFAM

O campus Universitário de Manaus possui uma área total de 6,7 milhões de metros quadrados, por isso é considerado o maior fragmento de área verde do país e o terceiro do mundo em espaço urbano.

Parte da vegetação é de mata virgem onde são encontrados muitos espécimes da flora e da fauna da região. Imagine que até preguiças se encontram por ali.

Mas não tenha preguiça de estudar, pois a universidade ganhou muitas estrelas do Guia do Estudante, assegurando a qualidade do ensino. Veja a avaliação dos cursos abaixo.

Qualidade de ensino da UFAM

69 cursos da Universidade Federal do Amazonas receberam selo de qualidade na avaliação anual do Guia do Estudante, sendo dois contemplados com cinco estrelas, 31 com quatro e os outros 36 com três estrelas.

Destaque para os cursos de ciência da computação e design, que receberam nota máxima, ou seja, cinco estrelas.

A avaliação é desenvolvida pela Editora Abril e divulgada no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Melhores faculdades de Manaus

Além da UFAM, a primeira colocada, há outras 3 instituições classificadas pelo RUF como as melhores faculdades de Manaus. São elas:

  1. Universidade Paulista  (UNIP)
  2. Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  3. Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS)

Agora você já conhece as 5 melhores faculdades de Manaus. E aí? Já escolheu a sua? E o curso, já sabe qual graduação que vai fazer?

Você sabia que Manaus já foi apelidada carinhosamente de Paris dos trópicos? Não? Conheça essa história no próximo tópico.

Como é a ‘Paris dos Trópicos’?

Manaus é a 7ª cidade mais populosa do Brasil e conta com 2.145.000 habitantes, segundo o IBGE. Em um levantamento da consultoria Mercer, Manaus é a 4ª melhor cidade para viver no Brasil. Esse índice leva em conta saúde, educação, moradia e meio ambiente.

Quem espera encontrar tribos indígenas em cada esquina e onças pintadas nos quintais terá um choque de realidade, pois Manaus é uma capital como outra qualquer.

Inclusive, já teve o apelido de ‘Paris dos Trópicos’. Isso porque, no século 19, com o ciclo da borracha, houve um grande desenvolvimento econômico e populacional dessa região, atraindo pessoas de quase todo o mundo.

Tendo conhecido os principais detalhes e cidade e as melhores faculdades de Manaus, é hora de ficar atento aos processos seletivos para garantir a sua vaga.

Se você ainda não decidiu qual o curso que vai fazer, aproveite para ler:

Sobre o Beduka

Beduka é um buscador que apresenta as melhores faculdades do Brasil, com filtros de cursos e cidades, todas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, temos um simulador com questões que caíram nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para você praticar.

Você acabou de descobrir aqui quais são as melhores faculdades de Manaus. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.