Faculdades

Quais são as melhores faculdades da Bahia?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DA-BAHIA-Melhores faculdades da Bahia
Cronograma do que estudar

A Bahia é o maior estado do Nordeste e possui diversas faculdades, tanto públicas quanto privadas. Muitos de seus cursos estão entre os melhores do país e por isso seria uma grande vantagem ingressar em algum deles.

Não sei se você sabe, mas estudar em uma faculdade de excelência é um dos critérios para contratação no mercado de trabalho. Além disso, elas garantem uma formação mais ampla, que tornam a experiência universitária muito rica.

Continue lendo e desvende quais são as melhores faculdades da Bahia. Em seguida, acesse textos que podem te ajudar a entrar nelas.

Como saber quais as melhores faculdades da Bahia?

Para saber quais as melhores faculdades da Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Ranking das melhores faculdades da Bahia

Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades

  1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  2. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  3. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  4. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  5. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  6. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  7. Universidade Salvador (UNIFACS)
  8. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  9. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  10. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Esta é a lista das melhores faculdades da Bahia, mas sempre gostamos de destacar aqui que o conceito de melhor pode ser relativo em alguns casos. Aquilo que é melhor para mim, não necessariamente será para você em todas as situações.

Confira mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades da Bahia:

1ª – Universidade Federal da Bahia

Você sabia que a UFBA, a melhor faculdade da Bahia, foi a primeira universidade criada no Brasil? Ela iniciou suas atividades em fevereiro de 1808, quando Dom João VI instaurou a Escola de Cirurgia da Bahia, com o primeiro curso universitário brasileiro.

No mesmo século XIX, a universidade passou a ter outros cursos, como farmácia (criado em 1832) e odontologia (1864). Além disso, no século XX, o educador Isaías Alves deu início à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1941.

A UFBA tem um hospital universitário e um centro de estudos afro-orientais, assim como possui duas unidades em Salvador e uma terceira em Vitória da Conquista, no interior. Também possui os primeiros cursos artísticos (Teatro, Música e Dança) do país.

2ª – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Feira de Santana, a cerca de 120 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Santo Amaro e Lençóis. 

Até a década de 2010, quando inaugurou-se um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, era a única universidade pública presente na cidade. A UEFS é a terceira universidade mais antiga da Bahia e também a primeira das quatro universidades estaduais a ser implementada pelo governo baiano no intuito de expandir e interiorizar a educação superior no estado.

A UEFS destaca-se no cenário nacional por possuir cursos tradicionais, como Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Direito, Enfermagem, Educação Física, Física, Medicina, Odontologia e Pedagogia, reconhecidos entre os melhores do país. 

Cronograma de estudos

3ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

A UESC existe desde a década de 60, originada no eixo Ilhéus e Itabuna. Por estar localizada em uma área rica na agropecuária, a universidade vem cada vez mais se destacando em áreas do agroecológico, especialmente no curso de agronomia.

Ela possui diversos programas de pesquisa voltados para a preservação da fauna e flora brasileiras, em particular da Mata Atlântica. A UESC ainda é dona de três fazendas que funcionam como centros de pesquisa, ampliando ainda mais a sua atuação nessa área.

4ª – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Vitória da Conquista, há cerca de 510 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Jequié e Itapetinga

A Instituição oferece cursos que visam atender às demandas sociais com relação ao ensino de graduação. Anualmente, mais de três mil vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, são ofertadas pela Uesb. Metade das vagas é oferecida por meio do Vestibular anual da Instituição. A outra metade é disponibilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5ª – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fundada em 1983, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Salvador. A faculdade possui 29 departamentos, sendo 4 sediados em Salvador e outros 25 em centros regionais. Através de um programa especial em convênio com prefeituras municipais baianas, faz-se presente em aproximadamente 137 municípios e também gradua professores em exercício na rede pública.

Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação. O corpo discente da instituição é estimulado a participar das pesquisas por meio de programas de iniciação científica e de concessão de bolsas de monitoria.

6ª – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Petrolina. A faculdade está situada nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, sendo uma das únicas universidades federais do país a estar presente em três estados.

7ª – Universidade Salvador (UNIFACS)

Fundada em 1997, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Salvador. Além disso, possui campus na cidade de Feira de Santana. A instituição foi fundada como Escola de Administração de Empresas da Bahia em 1972 e em 1997 se transformou em universidade.

Atualmente, oferece cerca de 22 cursos de graduação, além de oferecer cursos de pós-graduação, como especializações, Mestrado, Doutorado e MBA. A instituição também oferece graduações na modalidade EaD.

8ª – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Fundada em 2006, é uma instituição pública sediada na cidade de Cruz das Almas, a cerca de 115 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

A faculdade oferece cerca de 65 cursos de graduação, nas modalidades Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Além disso, oferece cursos de Mestrado e Doutorado em diversas áreas de conhecimento.

9ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Além disso, possui campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação.

10ª – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Fundada em 2013, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Itabuna, a cerca de 315 km de Salvador. Além disso, possui campus em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas.

Neste texto você teve a oportunidade de saber mais sobre as melhores faculdades da Bahia e já deve saber que a forma principal de ingresso nelas é pelo Enem. Aproveite e veja também:

Beduka também está no Instagram. Curta nossa página e receba as atualizações.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.