Faculdades

Melhores faculdades de Direito no Ceará

MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-NO-CEARÁMelhores faculdades de Direito no Ceará
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional graduado em Direito tem como principal objetivo disciplinar, organizar e tornar a sociedade mais justa, baseando-se na Constituição Federal.

Deseja cursar o ensino superior na região Nordeste? Que tal no Ceará? Para te ajudar a escolher em qual instituição ingressar, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Direito no Ceará.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito no Ceará?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito no Ceará, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito no Ceará

1. Universidade Federal do Ceará (UFC)

2. Faculdade Sete de Setembro (FA7)

3. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

4. Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

5. Faculdade Farias Brito (FFB)

6. Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

7. Universidade Regional do Cariri (URCA)

8. Faculdade Luciano Feijão (FLF)

9. Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão)

10. Centro Universitário Estácio do Ceará (ESTÁCIO CE)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

O curso de Direito da UFC é oferecido nos turnos diurno e noturno. São disponibilizadas 100 vagas para cada período, distribuídas em duas turmas de 50 alunos. O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Faculdade Sete de Setembro (FA7)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Fortaleza. A instituição pertencente à Educadora 7 de Setembro que possui mais de 80 anos de experiência educacional.

O curso de Direito da faculdade tem por objetivo formar profissionais com habilidades e competências para enfrentar, com capacidade, entusiasmo e ética, todos os desafios oriundos da sociedade e do mercado de trabalho.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Fundada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza, no bairro Edson Queiroz – fundador da faculdade. A UNIFOR conta, atualmente, com 40 cursos na área de Graduação.

O curso de Direito da UNIFOR é reconhecido pela sua excelência, com a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade do Ensino Superior. Oferece uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando você para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Christus (Unichristus)

Fundada em 1995, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. Esta instituição foi pioneira na oferta de curso de Medicina entre as instituições particulares de Fortaleza. Como, também, recebeu o selo de recomendação OAB, pelo curso de Direito.

O objetivo do curso de Direito da Unichristus é o de propiciar uma formação duplamente diferenciada (política e jurídica), tanto para os postos na sociedade civil como para aqueles pertencentes ao Estado.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade Farias Brito (FFB)

Fundada em 1996, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Fortaleza. A instituição faz parte da Organização Educacional Farias Brito. A faculdade abrange um raio de ação envolvendo não só a cidade de Fortaleza, como também os municípios vizinhos.

O curso de Direito da faculdade tem como objetivo capacitar profissionais que possam atuar nas mais variadas carreiras jurídicas, buscando através do exercício consciente da profissão trilhar no rumo da consolidação dos ideais de Justiça e da Democracia.

O ingresso na faculdade acontece através do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Sobral, há aproximadamente 230 km de Fortaleza. Atende alunos de todo o norte cearense, sendo que mais de 40 municípios fornecem ônibus para os universitários diariamente.

O curso de Direito da UVA tem como objetivo formar um profissional competente e com conhecimento humanístico, habilitado a desenvolver uma visão crítica do ordenamento jurídico posto na nossa sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Regional do Cariri (URCA)

Fundada em 1986, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Crato, há cerca de 500 km de Fortaleza. Além disso, possui campus nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, além do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

O curso de Direito é oferecido na cidade de Crato e de Iguatu. O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade.

8ª – Faculdade Luciano Feijão (FLF)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Sobral, há aproximadamente 230 km de Fortaleza. A faculdade oferece os cursos de Direito, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia.

O curso de Direito da faculdade tem a missão de propiciar uma formação humana embasada no preparo intelectual, humanístico e ético dos seus alunos, tornando-os aptos ao exercício técnico, profissional e cidadão das habilidades e capacidades jurídicas necessárias ao Direito.

O ingresso é feito através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão)

Fundada em 2001, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Juazeiro do Norte. Tornou-se o primeiro Centro Universitário da Região Metropolitana do Cariri em 2016, sendo o único do interior cearense.

O curso de Direito da UniLeão tem como objetivo formar profissionais éticos e competentes capazes de contribuírem para o desenvolvimento da região, com o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Centro Universitário Estácio do Ceará (ESTÁCIO CE)

Fundado em 2012, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. A instituição possui 4 unidades na cidade. Os campi dispõem de espaços físicos adequados para o número de usuários e desenvolvimento das atividades de ensino, sejam teóricas ou práticas.

O curso de Direito na Estácio tem como eixo principal o estudo e sistematização de processos para alcance das normas constitucionais.  Desde os primeiros períodos, os graduandos participam de atividades práticas, que compreendem tratativas de situações reais e simuladas voltadas à atuação profissional jurídica.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito no Ceará? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.