CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de Direito da Bahia?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-DA-BAHIA-Melhores faculdades de Direito da Bahia
Cronograma do que estudar

Confira o ranking do Beduka com as melhores faculdades de Direito da Bahia e não erre na hora de escolher em qual instituição de ensino ingressar!

Com tantas opções de faculdades, é normal que surjam dúvidas na cabeça do vestibulando. Pensando nisso, preparamos este artigo especialmente para você, que está se perguntando quais são as melhores faculdades de Direito da Bahia.

Os baianos têm excelentes opções quando falamos em curso de Direito! Atualmente, são 1.406 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), 53 deles localizados na Bahia.

Como saber quais as melhores faculdades de Direito da Bahia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito da Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito da Bahia

1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
2. Universidade Salvador (UNIFACS)
3. Faculdade Baiana de Direito e Gestão (FBDG)
4. Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)
5. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
6. Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN)
7. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
8. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
9. Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
10. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Confira mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Direito da Bahia:

1ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

A Faculdade de Direito da UFBA, considerando seu caráter público, seu projeto político-pedagógico, sua relevância social e diversidade interna, tem a missão de fomentar, construir e difundir cultura e conhecimentos jurídicos, inseridos no contexto das ciências sociais e humanas, através do ensino, pesquisa e extensão, formando cidadãos, profissionais, pesquisadores e docentes.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Salvador (UNIFACS)

Fundada em 1997, é uma instituição de ensino superior privada. Atualmente oferece cursos de graduação, extensão, curta duração, a distância e pós-graduação. No interior do estado possuem campi na cidade de Feira de Santana, um para a área da saúde e Direito, e o outro denominado escola de negócios, além de polos EAD por todo Brasil.

O curso de Direito da UNIFACS tem como concepção fundante a formação do bacharel em Direito com sólida compreensão da estrutura do pensamento jurídico, destacando-se, uma perspectiva hermenêutica, a relevância da ordem constitucional, do Estado Democrático de Direito e dos princípios constitucionais diante das demandas exigentes da sociedade contemporânea, reconhecendo a complexidade das relações sociais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso é oferecido em Salvador e Feira de Santana.

3ª – Faculdade Baiana de Direito e Gestão (FBDG)

Fundada em 2007, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Salvador. É considerada a melhor instituição privada de ensino superior da Bahia e está entre as melhores do Brasil no campo do Direito.

O projeto pedagógico e a estrutura de cada disciplina foram discutidos com professores e elaborados de acordo com o que há de mais atual na educação jurídica, sendo observadas diversas experiências na construção da matriz curricular, inclusive com atividades de iniciação científica e grupos de estudo, que compõem o processo de formação do estudante.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Fundado em 1999, é uma instituição de ensino superior privada que possui mais de 30 cursos de graduação, nas modalidades presencial e EAD. A faculdade possui 3 campus na cidade de Salvador. 

O profissional do Direito formado pela Unijorge é ético, engajado e tecnicamente preparado. Apto a atuar nos mais diversos ramos do Direito Público e Privado, ele está familiarizado com a apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito, aliadas ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade de permanente atualização, não só técnica, mas como um processo de construção ao longo da vida.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Vitória da Conquista, há cerca de 510 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Jequié e Itapetinga

O curso de Direito da UESB tem como objetivo formar profissionais qualificados para obterem a aprovação no Exame de Ordem da OAB e exercerem a advocacia liberal, com visão crítica e consciência sócio-política, bem como preparados para prestarem e obterem aprovação nos diversos concursos públicos para os quais o curso de Direito é pré-requisito.

Cronograma de estudos

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN)

Fundada em 2001, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Feira de Santana, a cerca de 120 km de Salvador, capital do estado. A instituição oferece 9 cursos de Graduação.

O curso de Direito da FAN foi avaliado pelo MEC como o melhor do Brasil, tem conceito 05 (nota máxima) e é a única Faculdade do Interior com o selo OAB Recomenda. A faculdade tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área jurídica e, por essa razão, molda no estudante um perfil humanista.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Fundada em 1991, é uma instituição de ensino superior pública, situada em Ilhéus. A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.

O curso de Direito da UESC tem pouco mais de cinquenta anos de história na oferta de ensino jurídico. A faculdade tem como objetivo oferecer ao graduando uma sólida formação geral e humanística, com a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fundada em 1983, é a maior instituição pública de ensino superior multicampi do estado da Bahia. Possui 29 campus, sendo que os principais estão sediados nos bairros do Cabula e do Imbuí na cidade de Salvador.

O curso de Direito da UNEB alia teoria e prática em todos os Componentes Curriculares, desde o primeiro semestre, porque compreende a prática docente como práxis o que se materializa mediante uma prática de ensino que trate pedagogicamente a análise de documentos e situações problema, estudos de caso, jurisprudência, visitas planejadas, júri simulado, peças processuais, tomando por base os estudos teóricos realizados.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Direito é oferecido em Jacobina, Valença, Salvador, Paulo Afonso, Juazeiro, Itaberaba, Camaçari e Brumado.

9ª – Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Fundada em 1961, é uma unidade de ensino superior privada. Apesar de sua importância histórica, ela ainda não recebeu o selo pontifício de Roma, por isso ela é uma das poucas universidades do gênero que não é Pontifícia.

O curso de Direito da UCSAL objetiva formar profissionais direcionados para atender à sociedade de um modo geral, combinando capacidade técnica e responsabilidade ética. Para isto, o Curso oferece uma proposta pedagógica que possibilite ao aluno desenvolver, ao longo de sua graduação, consciência crítica de como contribuir para a transformação do panorama jurídico nacional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Feira de Santana. Além disso, possui campus nas cidades de Santo Amaro e Lençóis. A UEFS é a terceira universidade mais antiga da Bahia.

O curso de Direito da UEFS é por um Projeto Político Pedagógico voltado para as transformações sociais e anteparado pela busca impetuosa da melhoria da qualidade da vida, respeito e integridade, e dos direitos das garantias individuais e coletivas dos homens.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito da Bahia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.