Cursos

Descubra aqui quais são as áreas da psicologia

quais são as áreas da psicologiaQuais são as áreas da Psicologia?

A psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos.

Você já ouviu falar que o campo de atuação do psicólogo vai muito além do atendimento clínico, realizado nos consultórios? Pois é verdade! Vamos revelar aqui quais são as áreas da psicologia, essa profissão que tem contribuído de forma significativa para a sociedade.

Quem estuda psicologia aprende sobre o comportamento humano e como ajudar as pessoas a expor suas ideias, com o objetivo de melhorar suas vidas. O psicólogo também ajuda a tratar de doenças mentais e distúrbios. Mas é importante saber que este não é o seu único papel.

O psicólogo pode atuar nos hospitais e consultórios, mas também em empresas, escolas e até clubes de futebol! Ficou interessado? Então conheça abaixo quais são as áreas da psicologia. Aproveite também para ler o nosso texto que explica um pouco as diversas formas para descobrir a sua vocação.

Quais são as áreas da psicologia? 9 opções de carreira

O curso de psicologia tem duração média de 5 anos e conta com disciplinas como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento. Diversas faculdades possibilitam aos alunos realizar atendimentos à população em áreas como clínica e orientação profissional.

Se essa for a área escolhida para fazer a sua formação, já saiba que terá que fazer um estágio obrigatório e entregar o famoso trabalho de conclusão de curso (TCC) ao final dos estudos. Mas, e depois de formado, quais são as áreas da psicologia?

Psicologia clínica

É o campo mais conhecido e tradicional de todos os ramos da psicologia. O psicólogo aqui, auxilia na compreensão, prevenção e alívio do sofrimento e de transtornos psicológicos sofridos por pacientes.

Os atendimentos podem ser realizados em consultórios ou hospitais, por meio de consultas individuais, em grupo, familiar e de casais.

Com o avanço da tecnologia já é possível também realizar a consulta online, o que facilita a vida de muitos pacientes.

O trabalho nos hospitais pode ser feito com pacientes e familiares durante o tempo de permanência do doente ou em situações traumáticas e de luto.

Psicologia escolar

O profissional que resolve se especializar nesta área da psicologia realiza suas atividades no ambiente da escola, na busca de um melhor desempenho dos alunos. O psicólogo atua para solucionar problemas de aprendizagem, direcionamento vocacional e no auxílio à professores e corpo acadêmico em possíveis problemas de comportamento.

O psicólogo que trabalha em escolas pode também realizar trabalhos em grupo e auxiliar em situações de depressão infanto-juvenil e bullying.

Psicologia organizacional

Nessa área da psicologia, o profissional atua no ambiente do trabalho e dentro das organizações. Ele pode colaborar tanto em processos de recrutamento, como em projetos de integração e produtividade, análise e tratamento de estresse de colaboradores, organização de tempo e trabalho, entre outros fatores.

Muitas empresas contratam o psicólogo para detectar problemas de comportamento de seus funcionários e ajudá-los no tratamento. Esse profissional também é muito requisitado para o desenvolvimento de projetos de liderança e direcionamento de carreira.

Psicologia do esporte

Os atletas profissionais não necessitam somente de músculos para vencer, também é necessário que a mente esteja em equilíbrio com o corpo. Para isso, a psicologia do esporte vem crescendo dentro de clubes e agremiações.

O foco deste profissional é auxiliar os atletas em processos de concentração, situações de vitória ou derrota, ansiedade e até orientar em problemas com substâncias proibidas.

Essa é uma das áreas da psicologia que vem crescendo bastante nos últimos anos. O profissional aplica atividades individuais ou em grupo e presta um atendimento a toda a equipe.

Nas categorias infantis, o graduado em psicologia desenvolve um trabalho com crianças e famílias, visando unir o esporte ao equilíbrio mental.

O profissional também pode ser um aliado em casos de organização pós-carreira, ou seja, preparar para a tão temida aposentadoria. Muitos atletas profissionais sentem-se perdidos e despreparados para esse momento e acabam se envolvendo com bebidas e drogas ou entrando em estado de depressão. O psicólogo é um forte aliado para ajudar nesta transição da carreira.

Psicologia jurídica

O profissional da psicologia que atua no âmbito da justiça pode acompanhar processos que envolvam conflitos familiares e, em especial, crianças e adolescentes, com o intuito de reduzir os impactos sobre eles. Também é muito participativo em casos de adoção.

O psicólogo jurídico atua também em áreas que envolvam os direitos humanos e a cidadania, além de casos de combate à violência e a ressocialização do preso, que deve ser considerado apto a voltar ao convívio social.

Muitos juristas e advogados também utilizam o serviço da psicologia para ajudar na análise de determinados processos e clientes, em busca da melhor solução e direcionamento para a situação enfrentada.

Psicopedagogia

A psicologia atua nessa área em conjunto com a pedagogia. Esse trabalho visa investigar e intervir em processos de aprendizagem e a própria criação de conteúdo acadêmico de qualidade, colaborando para uma melhor disseminação do conhecimento.

Esse profissional também atua na elaboração de livros em editoras especializadas em materiais didáticos.

Psicomotricidade

Pessoas que tiveram algum acidente grave ou mesmo doença que afeta a locomoção podem contar o trabalho do psicólogo especializado em psicomotricidade. Ele atua com a educação, reeducação e processos de terapia psicomotora. Ele pode colaborar em clínicas de reabilitação ou ainda em escolas, favorecendo o desenvolvimento infantil psicomotor.

O profissional pode utilizar essa área para atendimento à pessoas portadoras de deficiência física ou restrições de mobilidade, planejando atividades de estímulo e no auxílio familiar.

Neuropsicologia

Como o próprio nome já diz, este é o profissional que estuda o cérebro e suas relações com o comportamento humano. Ele pode avaliar habilidades de raciocínio, memória, atenção, entre outros comportamentos. Pessoas que sofreram situações de trauma ou lesões ainda podem ser acompanhadas pelo psicólogo em busca de recuperação.

Você que está ainda pesquisando quais são as áreas da psicologia teve a oportunidade de conhecer algumas das possibilidades de atuação deste profissional.

O profissional formado em psicologia pode estudar o comportamento social do indivíduo na comunidade ou no meio em que ele vive, entre outros ramos de trabalho.

A função do psicólogo e sua importância na sociedade contemporânea é o que leva muitos estudantes a optarem por essa profissão. Se você gostou e quer saber mais sobre psicologia, acompanhe as novidades!

Aqui no Beduka você tem a oportunidade de conhecer quais são as melhores faculdades de psicologia em diversas cidades do Brasil, por exemplo:

Estude com as dicas do Beduka

Ao longo do ano, preparamos diversos textos para ajudar jovens e adultos que desejam expandir os conhecimentos e também seguir a tão sonhada formação acadêmica. Já destacamos aqui quais são as leis de Newton, a origem da teoria de Taylor e algumas profissões ligadas ao meio ambiente.

Assim como mostramos aqui quais são as áreas da psicologia, também detalhamos como é o curso de pedagogia e os segredos da redação perfeita do ENEM.

Veja todos os detalhes sobre a prova do Encceja, saiba o que é o Enade e também quem pode participar do ProUni.

Separamos aqui uma série de resumos de livros importantes que são exigidos nos mais diversos vestibulares do país. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades que surgiu em 2017 e que apresenta uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de explicar quais são as áreas da psicologia, temos um simulador com questões do ENEM para você testar os seus conhecimentos. É gratuito. Experimente!

E aí, conseguiu entender quais são as áreas da psicologia? Tem alguma delas que você deseja se especializar? Por que você resolveu escolher este curso? Explique para nós nos comentários que produziremos novos conteúdos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador