Faculdades

Melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina

MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-EM-SANTA-CATARINAPsicologia em Santa Catarina
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você tem interesse em seguir carreira na área da Psicologia, confira esse artigo com as melhores faculdades para esse curso no estado de Santa Catarina.

A psicologia é a ciência que estuda a mente e os comportamentos humanos. Se você deseja seguir carreira nessa área, esse artigo é para você! Nele, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina

Ranking das melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina

1. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

2. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

3. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

4. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

5. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

6. Universidade Regional de Blumenau (FURB)

7. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC SC)

8. Faculdade Guilherme Guimbala (FGG)

9. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

10. Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

O curso de Psicologia da UFSC oferece uma formação abrangente e generalista, de modo que o estudante tem a possibilidade de conhecer diferentes contribuições teóricas que embasam a prática profissional nas várias áreas e campos de atuação da Psicologia. O curso é integral e oferece duas habilitações: Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Fundada em 1967, é uma instituição de ensino privada localizada na cidade de Joinville, há cerca de 185 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de São Bento do Sul e São Francisco do Sul

O curso de Psicologia da UNIVILLE proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar o atendimento e o contato com a comunidade por meio dos programas institucionais e das parcerias com diversas organizações, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Itajaí, a cerca de 100 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

O curso de Psicologia da UNIVALI tem como objetivo formar profissionais voltado para a pesquisa e atuação profissional generalista. Dessa forma, o profissional formado estará apto a avaliar, analisar e intervir com percepção crítica sobre demandas individuais, grupais, institucionais e comunitárias.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Tubarão, a cerca de 140 km de Florianópolis. Oferece cursos de graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado.

O curso de Psicologia da UNISUL oferece formação generalista, onde a integração da formação teórica com a prática se dá por meio de diversas atividades e estágios, inclusive com a Clínica Escola de Psicologia.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Psicologia é oferecido em Tubarão, Palhoça e Florianópolis.

5ª – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fundada no final da década de 1960, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Joaçaba, a aproximadamente 395 km de Florianópolis. Além disso, está presente em cidades do Oeste de Santa Catarina.

O curso de Psicologia da UNOESC envolve uma rotina de trabalhos, projetos, aulas e estágios que coloca o aluno em contato com a prática profissional desde o primeiro semestre. O aluno é preparado para intervir na realidade social, em especial no tratamento e na prevenção de problemas relativos à saúde mental e à humanização das práticas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Psicologia é oferecido nas cidades de Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira, Chapecó e Xanxerê.

6ª – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Blumenau, a cerca de 150 km de Florianópolis. Constitui-se em uma das universidades da região do Vale do Itajaí.

O curso de Psicologia da FURB possui professores altamente qualificados, na sua maioria mestres e doutores com extensa experiência prática e em pesquisa e extensão. Além disso, possui laboratórios especializados, onde os alunos podem aliar a teoria à prática.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

7ª – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC SC)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Criciúma, a cerca de 205 km de Florianópolis. Foi a primeira instituição de nível superior a ser implantada no sul do estado de Santa Catarina.

O curso de Psicologia da UNESC tem como objetivo geral habilitar profissionais atuantes, humanos, críticos e pesquisadores, com conhecimento amplo e integrado das várias áreas psicológicas, tendo sensibilidade humana com as questões ambientais e que instrumentalize a solução dos problemas da sociedade onde está inserido.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade Guilherme Guimbala (FGG)

Fundada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada localizada a cidade de Joinville, a aproximadamente 185 km de Florianópolis. Atualmente, a instituição atende ao ensino superior, com os cursos de graduação em Pedagogia, Direito, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O curso de Psicologia da faculdade foi implantado em 1985, sendo o segundo curso de Psicologia de Santa Catarina e o primeiro da rede privada de ensino no estado. O curso conta com professores qualificados e laboratórios específicos que ampliam as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Chapecó, a aproximadamente 555 km de Florianópolis. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação. 

O curso de Psicologia da Unochapecó se propõe a formar psicólogos comprometidos com a realidade social. Além disso, conta com um vasto campo de atuação, por inserir atividades teóricas e práticas por meio de estágios básicos e profissionalizantes em várias instituições e organizações.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Psicologia é oferecido em Chapecó e em São Lourenço do Oeste.

10ª – Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE)

Fundado em 1998, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Orleans, a cerca de 185 km de Florianópolis. Atualmente, a faculdade oferece dezessete cursos de graduação.

O curso de Psicologia do Unibave responde ao dinamismo da atualidade, formando profissionais que trabalhem com a ciência psicológica nos mais diversos espaços, considerando os aspectos que compõem o desenvolvimento de homens e mulheres deste tempo.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia em Santa Catarina? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.