CursosFaculdades

Conheça as melhores faculdades de Psicologia do Brasil!

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-DO-BRASIL!Melhores faculdades de Psicologia do Brasil

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Tem interesse nessa área? Então, confira quais as melhores faculdades de Psicologia do Brasil!

É possível imaginar que você já esteja interessado em tornar-se um psicólogo se procurou pelas melhores faculdades de Psicologia do Brasil. Este curso dura entre 4 e 5 anos e é ofertado em instituições públicas e privadas, de Norte a Sul do país.

Uma maneira de decidir qual instituição será melhor para você é colocar em perspectiva qual é o seu objetivo com o curso de Psicologia. Nesse contexto, pesquisar quais os aspectos em que cada instituição se destaca te ajudará a encontrar o local mais adequado para fazer a sua graduação. Por isso, confira o ranking do Beduka sobre cada uma das melhores instituições para esse curso. 

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia do Brasil

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3. Universidade de Brasília (UnB)

4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

6. Universidade de São Paulo (USP)

7. Universidade Federal Fluminense (UFF)

8. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

9. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Confira mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades de Psicologia do Brasil:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na capital mineira, Belo Horizonte. É a maior universidade do estado e possui campus em Tiradentes e em Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a quarta melhor universidade do país.

O curso de Psicologia da UFMG foi concebido de forma a atender às necessidades da sociedade. Sua atual malha curricular permite que os alunos cumpram uma carga determinada de disciplinas obrigatórias e, à medida em que o curso avança, eles  escolhem as disciplinas que vão cursar, de acordo com sua área de interesse.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Psicologia da UFRJ tem como objetivo fornecer conhecimento abrangente dessa área e de sua articulação com outros saberes, através de formação pluralista, científica e interdisciplinar, além de promover a produção e difusão do saber psicológico, construindo uma visão integrada do ser humano.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Psicologia da UnB oferece três habilitações, sendo que o estudante pode escolher até duas delas: Psicólogo, Bacharelado em Psicologia – para os interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior – e Licenciatura em Psicologia – para os interessados no ensino de Psicologia no segundo grau.

A formação da instituição oferece grande variedade de abordagens teórico-metodológicas e possibilidade de atuação em diversas áreas no mercado de trabalho.  É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Psicologia da UFRGS possui uma grade curricular que atende a conhecimentos básicos necessários ao exercício profissional em Psicologia, guardando as características teórico-metodológicas dos seus três departamentos: Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Psicologia Social e Institucional e Psicanálise e Psicopatologia. Esta diversidade possibilita ao aluno a vivência concreta em vários campos de atuação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, a PUC- SP é uma instituição de ensino privada. Possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição, destacando-se em rankings brasileiros e mundiais de universidades, figurando na conceituada classificação QS World University Rankings de 2018 como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de Psicologia da PUC-SP alia fundamentação teórica, competência técnica e compromisso ético em um currículo que apresenta, de forma equilibrada, teorias, técnicas, incentivo à pesquisa, prática profissional e debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

6ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião

O curso de graduação é oferecido nas modalidades Bacharelado e Formação em Psicologia. Em termos da formação básica, o curso enfatiza o estudo do comportamento e de suas bases biológicas, ao mesmo tempo em que é dada atenção às áreas das ciências humanas. Além disso, procura proporcionar uma formação que passe por diversos campos de conhecimento.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso de Psicologia é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto

7ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de Psicologia da UFF tem como objetivo a formação de profissionais críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento mediante a pesquisa científica e as atividades extensionistas.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Niterói, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Volta Redonda.

8ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Fundada em 1931, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Porto Alegre. É uma das maiores e mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior. A PUCRS foi considerada a melhor universidade privada do sul do país, em 2019 pela avaliação do Times Higher Education.

No curso de Psicologia da PUCRS, o aluno estudará assuntos referentes à estrutura psíquica e aos mecanismos de comportamento dos seres humanos; a teorias e técnicas da Psicologia para identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Psicologia da UNESP oferece formação generalista, ou seja, sem o predomínio de uma abordagem teórica ou de uma área de atuação específica. Durante o curso, os alunos estudam diversas teorias sobre o comportamento humano nos mais diferentes contextos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Psicologia é oferecido em Bauru e em Assis.

10ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Psicologia da UFPE tem como objetivo oferecer uma formação básica consistente no que se refere a conhecimentos e práticas imprescindíveis tanto ao exercício da profissão, bem como à construção do conhecimento psicológico.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador