Faculdades

Melhores faculdades de Psicologia em São Paulo

MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Psicologia em São Paulo

O curso de Psicologia é muito procurando entre os estudantes. Se ele é uma das suas opções de curso na faculdade, confira quais as melhores instituições em São Paulo.

Se você tem interesse em estudar e entender melhor a mente humana, esse artigo é para você. Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Psicologia em São Paulo. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia em São Paulo

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

4. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

5. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

6. Universidade Paulista (UNIP)

7. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

8. Universidade São Judas Tadeu (USJT)

9. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

10. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Confira mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo e com um campus em Sorocaba. Em 2018, foi considerada pelo QS World University Rankings como a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de Psicologia da PUC-SP possui um currículo que apresenta teorias, técnicas, incentivo à pesquisa, prática profissional e debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão, integrando fundamentação teórica, competência técnica e compromisso ético.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país.  Em 2015. a THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento.

O curso de Psicologia possui uma estrutura curricular que procura proporcionar ao aluno uma formação que passe por diversos campos de conhecimento. São oferecidas disciplinas obrigatórias e optativas para dar uma formação generalista com possibilidade de o aluno escolher as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos.

O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST e do Sisu. O curso de Psicologia é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Psicologia da UNESP oferece formação generalista, ou seja, sem o predomínio de uma abordagem teórica ou de uma área de atuação específica. Durante o curso, os alunos estudam diversas teorias sobre o comportamento humano nos mais diferentes contextos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Psicologia é oferecido em Bauru e em Assis.

4ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos, há cerca de 240 km de São Paulo. É a única universidade federal sediada no interior do estado de São Paulo. 

O curso de Psicologia da UFSCar busca impulsionar a autonomia individual e a capacidade de criar, produzir e compartilhar, condições essenciais para o exercício da cidadania e para inserção responsável e comprometida no mundo do trabalho.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

É uma instituição privada que iniciou suas atividades em 1870 como Escola Americana. Em 1952, a instituição foi reconhecida como universidade. Sua sede fica em São Paulo e possui campus nas cidades de Barueri e Campinas

O curso de Psicologia da Mackenzie propõe ao aluno uma formação generalista consolidando conhecimentos que possibilitem o estudo do fenômeno psicológico a partir de diferentes referenciais teóricos e entrelaçando pesquisa, ensino e extensão. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Possui campus espalhados por todo o estado de São Paulo e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

O curso de Psicologia da UNIP tem como objetivo a formação do psicólogo capacitado a desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, enquanto bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso é oferecido em Jundiaí, Limeira, Araraquara, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Santos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Assis e Campinas.

7ª – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Fundada em 1938, é uma instituição de ensino superior privada localizada em São Bernardo do Campo, há cerca de 35 km de São Paulo. A faculdade oferece cerca de 70 espaços de aprendizagem entre laboratórios, agências experimentais e clínicas modernas.

O curso de Psicologia da UMESP apresenta duas ênfases: Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde e Comunitária, que garantem um profissional sempre em busca de desenvolver indivíduos aptos a trabalhar nas diversas possibilidades de atuação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada com campus em Cubatão, Butantã, Guarulhos, Jabaquara, Limeira, Mooca, Paulista, Santana, Santo Amaro, Santos, São Bernardo do Campo e Vila Leopoldina.

O profissional será habilitado a atuar como psicólogo/psicóloga. A concepção pedagógica do curso propõe um modelo de formação generalista, que enfatiza a articulação das teorias e das práticas psicológicas dentro de uma concepção biopsicossocial e enfoque interdisciplinar, abrangendo várias áreas do conhecimento psicológico.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível utilizar a nota obtida no ENEM. Confira!

9ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Possui 7 campus espalhados pelo estado e é uma das universidades mantidas pelo Ministério da Educação com maior orçamento público.

O curso de Psicologia da UNIFESP articula saúde, clínica, intervenção e pesquisa como termos indissociáveis. Nele, enfatiza-se a interação entre fenômenos biológicos, culturais e históricos, objetivando uma visão integral de saúde e incorporando aspectos ético-políticos e técnicos.

O curso de Psicologia é oferecido em Santos e ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Fundada em 1941, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas, há cerca de 90 km da cidade de São Paulo. É a mais antiga universidade do interior paulista, e a segunda maior da cidade de Campinas.

O curso de Psicologia da PUC-Campinas tem como objetivo formar o psicólogo, segundo o modelo profissional-pesquisador, desenvolvendo para isso, um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades, através de experiências curriculares diversificadas envolvendo disciplinas teóricas e práticas, atividades de laboratórios, estágios supervisionados em pesquisa, e muito mais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador