Faculdades

Melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação

MELHORES-FACULDADES-DE-ENGENHARIA-DE-CONTROLE-E-AUTOMAÇÃOMelhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação

Se você deseja se tornar um engenheiro de controle e automação, confira o ranking do Beduka com as melhores instituições de ensino do país para esse curso.

O engenheiro de controle e automação projeta e opera máquinas automáticas usadas nos processos produtivos das indústrias. Deseja seguir essa carreira? Então esse artigo é para você. Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação do Brasil

1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

8. Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT)

9. Universidade Federal do ABC (UFABC)

10. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Confira mais detalhes sobre cada uma dessas instituições abaixo:

1ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp integra a engenharia mecânica, a engenharia eletrônica e a computação. Os alunos do curso podem participar de diferentes atividades extracurriculares, como a Phoenix, que cria robôs radiocontrolados e alguns autônomos para competições.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja a mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. É a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros.

A estrutura curricular na da graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFMG é caracterizada pelo aprofundamento nos processos industriais, com formação orientada para as inovações tecnológicas e necessidades do setor.

Durante o curso o estudante tem a oportunidade de estudar e aplicar os seus conhecimentos em vários processos, tais como: químico e petroquímico, metalúrgico, mineral, biológico, automotivo, de engenharia de transportes, térmico, elétrico, de manufatura, entre outros.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC foi criado em 1990 e é considerado um dos pioneiros no Brasil. Ao longo de cinco anos de estudo o futuro engenheiro adquire habilitações para atuar em: Controle de Processos, Automação da Manufatura, Informática Industrial e Robótica.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. O curso é oferecido em Florianópolis e em Blumenau.

4ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Engenharia de Controle e Automação objetiva a formação de um engenheiro com habilidades e competências para concepção e manutenção de sistemas de automação e controle de processos industriais, aplicação crítica de métodos e ferramentas de engenharia no projeto, integração e dimensionamento de dispositivos de controle automático e células automatizadas de produção, etc.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFRJ tem como objetivo atender à necessidade de maior competitividade das indústrias devido à recente tendência de globalização da economia mundial.

O ingresso ocorre por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UNESP é oferecido em Sorocaba. Os profissionais formados atendem a uma demanda reprimida na região, que conta com cerca de 1.600 indústrias. Devido à localização geográfica do curso, a interação da Universidade com essas empresas é grande, com visitas e estágios acadêmicos supervisionados.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

São oferecidas cerca de 40 vagas anuais para o curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE. O curso deverá capacitar profissionais com amplos conhecimentos na área das técnicas de controle automático, acionamentos elétricos, eletrônica digital, otimização e computação aplicada.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT)

O Instituto Mauá de Tecnologia, fundado em 1961, é uma entidade de direito privado de utilidade pública, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. O IMT mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. 

O curso de Engenharia de Controle e Automação da faculdade prepara o aluno para o uso de máquinas e conhecimento sobre os processos de fabricação, da Engenharia Eletrônica e da Ciência da Computação, além das suas aplicações em controle de processos e automação industrial.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do ABC (UFABC)

Fundada em 2005, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Santo André. Foi avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC como a melhor universidade do Estado de São Paulo, sendo avaliada como a 1ª no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades do Brasil.

O curso da UFABC tem como objetivo oferecer  formação interdisciplinar, com base conceitual e habilidades para aplicar e integrar técnicas e ferramentas modernas de engenharia de controle.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Fundada em 2005, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Curitiba. A instituição abrange cursos técnicos integrados e ensino superior, oferecendo diversos cursos nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Além disso, muitos acadêmicos podem estender sua formação e fazer Mestrados e Doutorados em diversas áreas de conhecimento

O aluno formado no curso de Engenharia de Controle e Automação da UTFPR poderá atuar em 3 áreas principais: na área Industrial com sistemas mecânicos industriais, controle e acionamentos eletrônicos; em concessionárias de energia com automatização dos setores de geração, transmissão ou distribuição de energia; e no setor de serviços com sistemas de automação predial e comercial.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador