Geografia

Quais foram as origens da teoria de Taylor?

Quais foram as origens da teoria de Taylor?Quais foram as origens da teoria de Taylor?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O taylorismo, ou teoria de Taylor, é um sistema de organização do trabalho criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Nesse artigo apresentamos as origens, os princípios, entre outros aspectos dessa teoria.

Você já parou para pensar de onde vêm as frases feitas que estamos sempre usando por aí, como; “Deus ajuda quem cedo madruga” ou “Quem trabalha mais, ganha mais”? Hoje revelaremos quais foram as origens da teoria de Taylor. Vamos lá!?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Se nunca ouviu falar sobre a teoria de Taylor ou Taylorismo, vale destacar que ela é muito importante porque tem a ver com a dinâmica de trabalho que se pratica hoje em dia.

Teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Fordismo, Taylorismo e Toyotismo com Gabarito.

Quem criou o Taylorismo?

O nome teoria de Taylor foi dado em homenagem ao seu criador, o americano Frederick Taylor, que faleceu em 1915. Ele é bastante conhecido como sendo o pai da administração científica.

A teoria de Taylor é uma das formas conhecidas para administrar negócios, como grandes empresas, por exemplo. A sua origem está relacionada à observação dos trabalhadores da indústria.

O que é exatamente a teoria de Taylor?

Taylor estava à procura de métodos de trabalho que fossem comprovados cientificamente e pudessem ser aplicados a qualquer tipo de negócio. Ele também defendia que as pessoas deveriam ser admitidas e colocadas em cargos de acordo com suas aptidões e habilidades.

O americano percebeu que o trabalho quase sempre não era concluído, porque o sistema administrativo das empresas era falho, uma vez que, elas empregavam qualquer pessoa e não possuíam um padrão de serviço.

Dessa forma, era difícil identificar de quem eram os erros quando eles eram cometidos, quem finalizou a produção ou deixou de fazê-lo. Também era difícil contabilizar o tempo que cada um levava para produzir.

Para conseguir mudar esse tipo de visão e de comportamento, Taylor direcionou o foco para aquilo que geralmente causa ou não a satisfação no emprego: o salário.

A partir disso, o empregado passou a receber de acordo com o que produzia. Portanto, quanto mais produção ele tinha em um determinado período, maior seria o seu salário como forma de estimulá-lo a produzir mais e mais.

Considere que, ainda que o trabalhador produza cada vez mais e seja remunerado por isso, o empresário também terá um acréscimo em seu lucro.

Ao analisar as origens da teoria de Taylor, percebemos que essas técnicas são aplicadas até hoje, não é? Claro que com pequenas mudanças, devido às leis trabalhistas.

Percebemos ainda uma evolução nos incentivos aos funcionários seguindo a teoria de Taylor. Quanto mais o trabalhador é produtivo, mais ele ganha estímulos, como título de funcionário do mês, bonificações, etc.

Além disso, quanto mais títulos o funcionário tiver, maior ou melhor será o seu cargo. Essa divisão de trabalho permitiu que houvesse diferentes hierarquias dentro das empresas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Veja aqui uma relação das profissões mais perigosas do Brasil e a lista dos melhores salários do ano.

Princípios do Taylorismo – Teoria de Taylor

Para entender quais foram as origens da teoria de Taylor, um dos caminhos é a leitura do livro Principles of Scientific Management, publicado pela primeira vez em 1911. Nela, Frederick Taylor revela acreditar que existem 4 princípios fundamentais para o trabalho:

princípios do taylorismo, planejamento e preparo dos trabalhadores

  • Princípio do planejamento – a partir deste, os trabalhadores precisam parar de improvisar o serviço. É preciso ter um planejamento que, muitas vezes, já vem pré-determinado pela empresa. Assim ela aproveita mais tempo trabalhado, produzindo mais
  • Princípio do preparo dos trabalhadores – quanto maior o número de trabalhadores com habilidades para o trabalho e menor o de “despreparados”, melhor. Além disso, os trabalhadores precisavam de treinamento para garantir um trabalho produtivo e lucrativo (sem desperdícios)

princípios do taylorismo, controle e execução

  • Princípio do controle – hierarquias foram criadas como forma de supervisionar os funcionários e garantir o sucesso da produção
  • Princípio da execução – organizar, distribuir e padronizar os serviços entre os trabalhadores, além de se ter controle sobre os funcionários e sua produção para distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada

À primeira vista, parece algo bem difícil entender o Taylorismo. Mas quando você começa a leitura, percebe que não. Sem contar que a metodologia é mais atual do que se imagina.

Ao entender quais foram as origens da teoria de Taylor, você também consegue perceber como são organizadas as empresas e as atividades profissionais. Este é um assunto que é muito tratado ao longo de cursos como administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas.

Estamos aqui preocupados com o seu aprendizado. Com esse objetivo, apresentamos aqui as principais ideias de Émile Durkheim, as questões de vestibular sobre Platão e também um resumo da biografia de José de Alencar.

Nós aqui no Beduka, o buscador de faculdades e cursos, temos uma relação completa de todas as instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ensinamos algumas técnicas de como fazer uma redação perfeita, palavras para usar em uma redação e como estimular a sua criatividade.

Além de saber quais foram as origens da teoria de Taylor, veja também:

Gostou do nosso conteúdo que revela quais foram as origens da teoria de Taylor (Taylorismo)? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.